Aeronave de fábrica chega ao Brasil e, após liberação alfandegária, reforçará malha e frota da empresa sub-regional da Azul
São Paulo, 26 de novembro de 2021 – Pousou ontem à tarde em Belém o terceiro Cessna Gran Caravan EX da Azul Conecta. A aeronave partiu dos Estados Unidos no último sábado, 20, e cumpriu escalas até a chegada ao Brasil. O avião de fábrica, com matrícula PS-CNB, se junta aos dois primeiros modelos recebidos no mês passado para reforçar a frota da empresa sub-regional da Azul. Nesta sexta, a aeronave decola da capital paraense e faz escalas em Carajás e Brasília antes de chegar a Belo Horizonte, onde será submetida a trâmites alfandegários.
Com capacidade para transportar até nove Clientes, o Cessna Gran Caravan EX é o mais novo modelo lançado pela fabricante norte-americana. Equipada com motores Pratt e Whitney com 867 cavalos de potência, a aeronave é mais eficiente no consumo de combustível, além de emitir menos ruídos se comparada a versões anteriores.
Primeiros Caravans EX já estão operando no Brasil
Em outubro, a Azul Conecta recebeu seus dois primeiros Cessna Gran Caravan EX, que já estão operando pelo país. Uma das aeronaves está baseada no estado do Rio Grande do Sul, voando pelas cidades de Alegrete, Bagé, Canela, Santa Cruz do Sul, Erechim, São Borja, Porto Alegre, Santa Rosa e Vacaria.
Já o outro avião está baseado em Cuiabá. Juntas, as duas aeronaves já realizaram 150 voos, percorrendo mais de 60 mil km e transportando 753 Clientes desde o dia 4 de novembro, data em que tiveram o início efetivo de seus voos.
Até março de 2022, a Azul Conecta espera receber mais duas aeronaves do Cessna Gran Caravan para continuar incrementando a sua frota e servindo novos destinos no interior do Brasil .
Sobre a Azul Conecta
Focada no desenvolvimento da aviação sub-regional, a Azul Conecta é subsidiária da Azul e tem como sede Jundiaí, no interior de São Paulo. Com 14 aeronaves modelo Cessna Gran Caravan, com capacidade para nove Clientes, além de três cargueiros da mesma fabricante, a Azul Conecta voa para mais de 25 destinos no país e atua no fortalecimento à conectividade da malha aérea da Azul.