21.5 C
Brasil
segunda-feira, novembro 25, 2024
spot_img

MTur prestigia abertura do II Fórum Luso-Brasileiro de Turismo e Negócios

Ministro Gilson Machado Neto destacou ações de apoio ao setor na pandemia e defendeu empenho pela retomada do fluxo de viagens entre Brasil e Portugal

“Contem conosco para restabelecer e aumentar o fluxo bilateral de visitantes brasileiros e portugueses”. A afirmação foi feita pelo ministro do Turismo, Gilson Machado, ao participar nesta terça-feira (23.11), por meio de videoconferência, da abertura do II Fórum Luso-Brasileiro de Turismo e Negócios. O evento online reúne acadêmicos, profissionais e lideranças do turismo para trocar experiências com vistas à retomada sustentável do setor.

Trata-se de uma realização do Juiz de Fora Convention & Visitors Bureau (JFCVB), de Minas Gerais, e da Federação dos Conventions & Visitors Bureaux do Estado do Rio de Janeiro (FCVB-RJ), apoiada pelo Ministério do Turismo e Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo). Durante a transmissão, o ministro Gilson Machado Neto defendeu esforços no sentido de restabelecer o movimento de viajantes entre Brasil e Portugal.

“Como Portugal é um dos países historicamente mais parceiros do Brasil, as viagens internacionais ao Brasil devem começar pela retomada com voos de Portugal. Portugal sempre teve a maior conectividade do Brasil com a Europa. Então, o potencial para alavancar esse fluxo é imenso. Recebíamos cerca de 176 mil portugueses por ano no país e quase 94% tinham interesse em voltar, principalmente para destinos de sol e praia”, justificou Machado Neto.

O ministro do Turismo também apontou a recuperação do turismo no Brasil a partir de ações adotadas pelo governo federal em meio à pandemia. Machado Neto citou iniciativas como a regulamentação das relações de consumo, a disponibilidade de crédito por meio do Fundo Geral do Turismo (Fungetur), a criação do Selo Turismo Responsável – que indica o cumprimento de medidas de prevenção à Covid no setor – e autorização à volta de cruzeiros marítimos.

O ministro ressaltou o grande poder do setor em contribuir com a geração de empregos e reforçou o potencial do Brasil no pós-pandemia. “Em agosto, o Brasil gerou 372 mil novos empregos de carteira assinada, dos quais 180 mil foram do setor de serviços, ligados ao turismo. O turismo de natureza é o que o mundo vai querer no pós-pandemia e nada se compara ao Brasil”, argumentou, citando, ainda, esforços federais para vacinar a população contra a Covid-19.

Gilson Machado Neto também enalteceu a parceria com Portugal para o desenvolvimento do Revive Brasil. O programa, fruto de um acordo firmado em 2020 entre o Ministério do Turismo e o governo português, busca promover a requalificação e o aproveitamento turístico de espaços públicos de valor histórico e cultural deteriorados ou subutilizados, permitindo a instalação de novos serviços a partir de concessões à iniciativa privada.

A videoconferência também teve a participação do presidente da Embratur, Carlos Brito; da vice-presidente do Juiz de Fora Convention & Visitors Bureau, Thaís Lima; do presidente da Federação dos Conventions & Visitors Bureaux do Estado do Rio de Janeiro, Marco Navega; do presidente da Entidade Regional de Turismo Centro de Portugal, Pedro Machado, e do presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, Alexandre Machado, entre outros.

 

Por André Martins

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Related Articles

Stay Connected

0FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever
- Advertisement -spot_img

Latest Articles