Juntamente com a Air France-KLM e a Air France, a KLM Royal Dutch Airlines anunciou hoje que irá alinhar suas metas de redução das emissões de CO 2 com o Acordo Climático da ONU de Paris. Este acordo visa limitar o aquecimento global bem abaixo de 2 ° C acima dos níveis pré-industriais, a fim de combater o impacto das mudanças climáticas. “Muito recentemente, várias companhias aéreas – incluindo a KLM – se comprometeram a alcançar o Net Zero até 2050 sob o guarda-chuva da IATA. Isso constitui outro aspecto importante do Acordo de Paris.
Estamos agora dando o próximo passo crucial para todo o Grupo Air France-KLM. Estamos nos comprometendo com o CO 2caminho de redução desenvolvido pelo SBTi especificamente para o setor de aviação civil. Isso alinhará ainda mais nossas metas com o Acordo Climático de Paris ”, disse Pieter Elbers, CEO da KLM.
A Air France-KLM, a Air France e a KLM assinaram, cada uma, uma carta de intenções na qual o grupo declara seu compromisso de cooperar com a iniciativa Science Based Targets (SBTi). Com base em metas cientificamente comprovadas para reduzir as emissões de CO 2 e trabalhando em consulta, um caminho correspondente será estabelecido e validado. Pieter Elbers, CEO da KLM Royal Dutch Airlines: “A Terra tem limites claros sobre como usamos nossos recursos e o volume de emissões que geramos. Nos últimos anos, temos trabalhado arduamente a nível nacional, europeu e global para cooperar, inovar e definir acordos. Ao estabelecer o SBTi, podemos reduzir ainda mais nosso CO 2 passo a passo das emissões de forma transparente. Iniciativas incluindo renovação de frota, combustível de aviação sustentável (SAF) e mais inovação operacional e eficiência nos permitirão atingir as metas. ” ( veja em anexo “O caminho da KLM em direção aos objetivos climáticos de Paris” )
Voe com responsabilidade
Em 2019, a KLM lançou sua iniciativa de sustentabilidade Fly Responsibly , voltada para transformar a KLM em uma companhia aérea mais sustentável. Além da renovação da frota, o aumento da produção e o uso de SAF constituem a base da abordagem da KLM. A cooperação e as políticas de apoio são necessárias para criar um campo de jogo equitativo no qual o SAF se tornará o padrão. Elbers: “Uma política climática ambiciosa e bem-sucedida depende de uma boa cooperação com as partes da indústria, instituições de conhecimento e governos. Juntos, devemos chegar a acordos sólidos que realmente apóiem a transição energética. ”
Apesar do enorme impacto da Covid-19, a sustentabilidade continua sendo uma das principais prioridades da KLM. Em 2021, a KLM adicionou a primeira de 25 novas aeronaves Embraer 195-E2 à sua frota. Esta aeronave emite 31% menos CO2 por passageiro do que sua antecessora. A KLM também participou de testes envolvendo taxiamento sustentável e operou o primeiro voo comercial do mundo movido a uma mistura de combustível contendo querosene sintético.
Como funciona o SBTi?
O SBTi é uma parceria entre quatro ONGs e instituições de conhecimento: Carbon Disclosure Project (CDP), World Resources Institute (WRI), UN Global Compact e World Wide Fund for Nature (WWF). O SBTi ajuda organizações do setor privado a definir metas climáticas em linha com o Acordo do Clima de Paris, com base no que a ciência diz que é necessário para honrar o acordo e para dar forma concreta às metas de curto e médio prazo. Trabalhar com o SBTi permitirá que a KLM reduza gradualmente suas emissões de CO 2 por passageiro-quilômetro. Até que as metas para a Air France-KLM sejam definidas e validadas, a KLM continuará trabalhando em suas ambições atuais para 2030.