Teve início nesta quarta-feira, 6, em Fortaleza/CE, e segue até a próxima sexta-feira, 8, a 48ª ABAV Expo & Collab, a maior feira de turismo da América Latina, organizada pela Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV). A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria da Indústria, Comércio e Turismo (Semict), enviou delegação municipal para divulgar a capital sergipana.
Um dos destaques no estande de Aracaju nesta feira foi a qualidade da folheteria promocional. “O material de vocês está muito lindo, chamou muito minha atenção, um material rico em informações, em colorido, e o estande de vocês é muito agradável, muito espaço, a gente fica super à vontade”, elogiou a agente de viagens Margot Moreira, do Rio de Janeiro.
Nos balcões da Prefeitura de Aracaju, o QrCode do perfil @descubraaracaju afixado no vidro da estrutura permite o acesso do usuário ao folder #VenhaSentirAracaju – nas versões em português e espanhol -, ao perfil no Instagram, e também ao canal no YouTube, uma facilidade que chamou a atenção da agente de viagens Rafaela Caldas de Moraes. “Não conheço Aracaju e vim ver o que vocês trouxeram, facilitou bastante com o QrCode, gostei, estão de parabéns”, enalteceu.
Com uma excursão para Aracaju prevista para o mês de dezembro, o proprietário da agência de turismo Silvas Tur, de Fortaleza, visitou o estande para colher material de exposição para sua loja e também obter informações sobre roteiros na cidade.
“Nossa agência vai levar um grupo de 40 pessoas pra Aracaju em dezembro, com toda hospedagem na Orla, e estou aproveitando a ABAV para me municiar de informações para atender aos clientes dessa excursão e também oferecer para futuros clientes pacotes com roteiros cada vez mais interessantes”, planeja o empreendedor.
A consultora de viagens Lúcia Oliveira disse já ter viajado “parte do mundo”, mas que “nenhum outro destino se iguala a Aracaju”. Para ela, a ABAV é um momento para “matar saudades” e acompanhar as mudanças da cidade para poder oferecer pacotes de viagens aos seus clientes.
“Desde a recepção no aeroporto até o dia do meu retorno fui muito feliz em Aracaju, amo a cidade, as pessoas, e agora vejo pelo material de vocês que a cidade está mais bonita e isso é muito bom para nós que vendemos destinos turísticos de qualidade”, frisou Lúcia.
Voos fretados
Nas primeiras horas da feira, o estande de Aracaju recebeu a visita do diretor de Produtos Terrestres Nacionais da CVC Corp, Cristiano Placeres, que fez um importante anúncio: o retorno de voos charters em solo sergipano.
“Muito feliz e orgulhoso em anunciar que a partir de 11 de dezembro vamos iniciar um voo fretado, um avião inteiro partindo de Brasília com destino a Aracaju, serão oito voos charters até 2022 e nós estamos muito felizes com isso”, destacou.
Estrutura de divulgação
Responsável por liderar a estratégia de um estande mais amplo, de 80 metros quadrados, compartilhado entre o Governo do Estado e as prefeituras de Aracaju e Itaporanga D’Ájuda, o secretário de Estado do Turismo, Sales Neto, comemorou a participação da delegação sergipana e destacou o novo formato da feira.
“Não é uma ABAV como aquelas que aconteciam no passado, a feira deste ano é um evento teste, com limitação de público presencial, para avaliar como as pessoas vão se comportar diante dos protocolos de biossegurança. Uma feira bem diferente das edições anteriores, quando podíamos trazer nossa beijuzeira, nossos artesãos para produzir artesanato aqui no estande, nosso trio pé-de-serra e outros produtos da nossa variada gastronomia, mas é um recomeço que vai gerar muitos dividendos para o nosso turismo”, avaliou o gestor estadual.
Para o secretário da Indústria, Comércio e Turismo, Jorge Fraga, que acompanha a feira de forma virtual, devido a reuniões agendadas com o trade turístico, “a parceria da delegação sergipana é vitoriosa” e o volume de visitação no estande e os elogios manifestados por visitantes e expositores quanto à qualidade do destino Aracaju, comprovam a importância da participação da Prefeitura na feira.
“Estar na ABAV é estar no mapa do turismo, a feira reúne companhias aéreas, meios de hospedagens, operadores de turismo, locadoras de veículos e centenas de marcas conceituadas passando pelos estandes para conhecer os destinos e por isso Aracaju está na ABAV, para dizer que está no mercado e que tem muito para oferecer nesta retomada das atividades. Estou bastante animado com o que está acontecendo na feira”, comemorou.