Secretaria do Turismo de Fortaleza participa da 48ª ABAV Expo & Collab, no
Centro de Eventos
A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal do Turismo (Setfor), participa nesta semana, entre os dias 06 e 08 de outubro de 2021, da 48ª ABAV Expo & Collab, a maior feira de turismo da América Latina. Com estande próprio, a Setfor divulgará as ações e projetos lançados neste ano pela pasta, com a retomada gradual das atividades. A feira será sediada no Centro de
Eventos, mas terá também a versão virtual. Em ambos os casos, o acesso é restrito a participantes previamente credenciados.
O secretário do Turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira, destaca a relevância da realização da feira na cidade. “A vinda da ABAV Expo & Collab para Fortaleza é uma mostra da força do turismo local, fruto de um trabalho de articulação do Governo do Estado, da Prefeitura, do trade e, sobretudo, de um grande esforço do presidente da ABAV Ce, Murilo Santacruz”, afirma. Alexandre ressalta o
significado do evento para a economia da cidade. “Esse é o primeiro grande evento de turismo corporativo na cidade após a pandemia, movimentando a economia com os cinquenta setores que fazem parte da cadeia do turismo”, conclui.
Desde antes da pandemia, Fortaleza vinha sempre em destaque nos rankings de busca de viagem. Importante hub aéreo e destino de férias e de negócios, a cidade ficou em primeiro lugar entre os destinos mais procurados no Brasil em agosto deste ano, de acordo com pesquisa recente divulgada pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa).
Projetos e ações da Setfor 2021
Com o avanço da vacinação na capital cearense, Fortaleza vem retomando suas atividades e recebendo cada vez mais visitantes. Foi a responsabilidade na reabertura das atividades que possibilitou o lançamento de novos projetos e o reinício de outros, como no caso do Programa Praia Acessível. O projeto possibilita o banho de mar assistido a pessoas com deficiência e/ou mobilidade
reduzida. Realizado desde março de 2016, numa parceria da Prefeitura de Fortaleza com o Governo do Estado, o programa já atendeu a mais de 7 mil pessoas. Durante a pandemia, no entanto, teve que ser suspenso, sendo retomado no mês de agosto, após liberação desse tipo de atividade pelos
decretos estadual e municipal.
Com foco na capacitação, a Setfor lançou em junho deste ano a Escola do Turismo de Fortaleza. A ideia é fornecer capacitações regulares aos integrantes da cadeia turística da capital cearense de forma gratuita, garantindo assim um atendimento mais qualificado ao visitante. A princípio com aulas online, a primeira turma contou com cerca de 240 guardas municipais que atuam nas torres de monitoramento da orla da cidade. Até o fim do ano, já tem um novo calendário de cursos e webinários em parceria com o Sebrae/CE, abordando temas como Mídias Digitais, Atendimento ao Cliente e Como Aumentar suas Vendas.
No mês de julho, foi lançado o Rota do Sol Nordeste, um projeto de integração entre várias cidades que visa fortalecer o turismo nas capitais. O primeiro trecho lançado, Fortaleza – Natal, envolve também as praias de Canoa Quebrada (CE) e Pipa (RN). O segundo trecho liga Fortaleza a São Luís, passando por Paracuru (CE), Jericoacoara (CE) e Tutóioa (MA).
Mais recentemente foi lançado o Projeto Fortaleza Pet Friendly, que visa estimular os estabelecimentos comerciais a receberem os animais de estimação de seus clientes e posicionar Fortaleza como a primeira cidade do Brasil com uma política pública estruturada para o segmento pet.
Outro projeto cujas atividades estiveram suspensas durante a pandemia e que retorna neste mês de outubro é o Observatório do Turismo de Fortaleza. Lançado pela Setfor em setembro de 2019, o Observatório realizou diversas pesquisas em Fortaleza entre o final de 2019 e o início de 2020, como a movimentação de turistas nos meses de dezembro/ 19 e de janeiro/ 20, o Réveillon 19/20 e o Ciclo Carnavalesco/ 20. Os levantamentos serão retomados durante a realização da ABAV Expo & Collab.
Ainda neste ano, a Setfor contará com recursos da CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina) para investimento na promoção da cidade como destino de viagem, seja de férias ou a trabalho. “Além de promover a cidade em feiras nacionais e internacionais, com o sentido de trazer turistas para Fortaleza, esse recurso pode ser utilizado na promoção de eventos, como fampress e famtour, que também fortalecem o destino e o setor”, explica Alexandre Pereira.
O investimento em rotas temáticas, com foco no turismo de experiências, também está no rol de lançamentos futuros da Setfor. São roteiros como o da Cachaça, de experiências gastronômicas e náuticas, estimulando o turista a viver Fortaleza para além do turismo tradicional.