A Singapore Airlines (SIA) lançou hoje o Projeto Upcycling, por meio do qual a companhia aérea fornecerá peças e materiais de aeronaves comerciais aposentadas para várias organizações sediadas em Cingapura e marcas de varejo globais selecionadas. Essas peças podem ser recicladas e reaproveitadas para criar produtos de varejo e peças de arte exclusivas, e também serão usadas para apoiar instituições educacionais, artistas e pessoas com deficiência.
A primeira iniciativa do The Upcycling Project será uma competição organizada pela SIA e pela Universidade de Tecnologia e Design de Cingapura (SUTD), que visa promover a conscientização sobre design e upcycling entre alunos do ensino superior e pré-terciário em Cingapura. Peças e materiais de aeronaves também serão doados a diversas instituições de ensino, que podem ser usados como material didático para cursos de arte ou design. Mais informações podem ser encontradas no Anexo A. A
SIA também nomeou dois consultores de marcas e produtos com sede em Cingapura, Edwin Low 1 , fundador da Supermama, e Adriana Lim Escaño 2, Diretor Presidente da Abry. Eles trabalharão com a SIA para buscar marcas de varejo locais e globais que desejam reaproveitar peças e materiais de aeronaves em produtos como bolsas, móveis, aparelhos e acessórios de moda e utensílios de serviço. Mais informações sobre a venda dos produtos acabados serão divulgadas próximo à data de lançamento.
O consultor de arte local Jazz Chong 3 , que comanda a galeria Ode To Art, trabalhará com a SIA para selecionar artistas e escultores baseados em Cingapura que criarão peças de arte únicas usando os materiais reciclados. Até o momento, quatro artistas e escultores proeminentes foram selecionados. Suas obras concluídas serão vendidas exclusivamente na Ode To Art. Mais informações sobre os artistas e escultores selecionados podem ser encontradas no Anexo B.
A SIA também trabalhará com a SG Enable, uma agência dedicada ao apoio a pessoas com deficiência, em sua iniciativa Coletivo I’mável. As peças e materiais da aeronave serão fornecidos aos fabricantes do I’mable Collective, como Singapore Fashion Runway e SPD. Pessoas com deficiência podem transformá-los em presentes e produtos para venda por meio das plataformas dos fabricantes, com os lucros indo diretamente para os fabricantes.
O Sr. Yeoh Phee Teik, vice-presidente sênior de experiência do cliente, Singapore Airlines, disse: “O projeto de upcycling é uma oportunidade única para reaproveitar peças e materiais de aeronaves aposentadas mais antigas e encontrar um novo uso para eles. Houve muito interesse quando abordamos o conceito pela primeira vez, e estamos felizes em poder apoiar uma ampla gama de comunidades por meio dessa iniciativa. Nossos clientes e fãs também terão uma rara oportunidade de possuir peças de arte excepcionais, bem como os itens exclusivos que nossos parceiros de varejo criarão. ”
O Professor Chong Tow Chong, Presidente da SUTD, disse: “A SUTD tem o prazer de ser parceira da SIA neste projeto e competição de upcycling significativo. Por meio da competição de design de upcycling, esperamos inspirar a próxima geração de designers e inovadores a criar novos produtos com materiais exclusivos e espalhar a ideia de upcycling entre a comunidade. Além da competição, o SUTD dedicou um estúdio completo liderado pelo corpo docente de Arquitetura e Design Sustentável para a criação de novos produtos a partir de peças recicladas de aeronaves. Isso está de acordo com a visão do SUTD de criar um mundo melhor por design. ”
O Sr. Edwin Low, fundador da Supermama, disse: “Como designer e varejista local, estou muito animado por ser indicado como consultor do The Upcycling Project. Acredito que temos algumas das mentes e talentos mais criativos em Cingapura, e eu mal posso esperar para trabalhar com a Singapore Airlines e as marcas locais para ver que mágica pode ser feita a partir de diferentes peças e materiais de aeronaves. ”
Adriana Lim Escaño, CEO da Abry, disse: “O setor de varejo é muito competitivo, principalmente com todos tentando sobreviver em meio à pandemia de Covid-19. Esta colaboração transforma essa mentalidade de ‘você contra mim’ em ‘nós’, reunindo marcas globais e designers locais para trabalharem juntos e darem nova vida às peças das aeronaves. Com mais participação, há mais possibilidades para designs interessantes, maior sustentabilidade e um senso de esperança no que podemos criar juntos. ”
A Sra. Jazz Chong, proprietária da Ode To Art, disse: “A Ode To Art está feliz por fazer parte deste emocionante projeto de upcycling, pois fazemos parceria com a Singapore Airlines e artistas locais para criar um ambiente de arte novo e dinâmico para a forte base de colecionadores de Cingapura. ”
Sra. Ku Geok Boon, CEO da SG Enable disse: “Gostaríamos de agradecer à SIA por seu apoio e parceria, que remonta a 2018. Isso inclui a apresentação de obras de arte de pessoas com deficiência nos kits de amenidades da companhia aérea e a promoção de seus artesanato e produtos em KrisShop.com. Estamos entusiasmados com este esforço significativo que enfatiza os valores que estão em nossos corações – inclusão com deficiência e sustentabilidade. Nossos fabricantes estão maravilhados com a oportunidade de criar presentes exclusivos com os materiais fornecidos pela SIA e de fazer parte deste projeto marcante. ”