Novidade foi anunciada no Dia Mundial do Turismo e será fundamental para melhorar a qualificação no setor, principalmente na retomada das atividades turísticas
Na semana em que se comemorou o Dia Mundial do Turismo, 27 de setembro, o Brasil ganhou a primeira Escola de Turismo do país, a ser estabelecida em Curitiba, capital do Paraná. O projeto será implementado pelo Instituto Municipal de Turismo (IMT) e vai oferecer cursos criados a partir de parcerias colaborativas, com aulas a serem ministradas em diferentes espaços da cidade, uma vez que não haverá sede fixa.
Para o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, a Escola será um diferencial importante neste momento de retomada das atividades turísticas. “Um dos eixos de ação da Pasta para esse momento de retomada é a qualificação profissional, tudo para oferecer a melhor experiência para os turistas brasileiros e estrangeiros, aumentando a fidelização aos nossos destinos. Portanto, todos têm a ganhar com essa experiência”, avaliou o ministro.
Entre os espaços curitibanos que poderão receber as atividades da Escola de Turismo estão: Fazenda Urbana, Mercado Municipal, Casa Culpi, Memorial Paranista, entre outros. O público-alvo da capacitação inclui trade, empresários, terceiro setor, servidores públicos, intercambistas e cidadãos interessados em inovação no setor turístico.
O secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, William França, elogiou a iniciativa. “A cidade de Curitiba é uma usina de ideias, um exemplo para todo o Brasil e mais uma vez sai na frente ao estabelecer a primeira Escola de Turismo do nosso país, que desponta como grande destino-tendência para o período do pós-pandemia”, comentou.
Os primeiros cursos da Escola serão ofertados gratuitamente em parceria com o Senac/PR na modalidade de Ensino a Distância (EAD). Ao todo, serão sete formações incluindo Gastronomia, Design e Informática. As inscrições já estão abertas e poderão ser feitas até 17 de outubro neste SITE.
Já na parceria com o Instituto Municipal de Administração Pública (IMAP), as formações inicialmente oferecidas são: Tendência em Turismo e Hospitalidade e Destino Turístico Inteligente (DTI). Mais informações poderão ser obtidas AQUI.
DESTINOS INTELIGENTES – Curitiba é umas das 10 cidades que receberão o projeto-piloto a ser transformada em DTI. Um Destino Turístico Inteligente vai além da implementação de meios digitais. É um destino inovador, caracterizado por ofertar a seus visitantes produtos e experiências inovadoras e de qualidade, tendo como base a estruturação e a convergência de cinco pilares: governança, inovação, tecnologia, sustentabilidade e acessibilidade.
As vantagens são muitas. Vão desde a ampliação da competitividade dos destinos turísticos à melhoria da eficiência dos processos de comercialização e de desenvolvimento sustentável local. Ganham os empreendedores de serviços turísticos – com a ampliação da visitação, gerando economia e renda para a cidade – e o turista, que tem a sua experiência melhorada desde o momento de comprar a viagem.
Por Lívia Nascimento
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo