São Paulo, 21 de setembro de 2021 – A Airbus anunciou planos para um novo CityAirbus no primeiro #AirbusSummit da empresa sobre “Pioneirismo aeroespacial sustentável” à medida que o mercado emergente de Mobilidade Aérea Urbana (UAM) começa a se firmar. Iniciando a próxima geração do CityAirbus, o veículo totalmente elétrico é equipado com asas fixas, cauda em forma de V e oito hélices elétricas como parte de seu sistema de propulsão distribuída com design exclusivo. Ele é projetado para transportar até quatro passageiros em um voo com emissões zero em várias aplicações.
“Nosso objetivo é cocriar um mercado inteiramente novo que integre de forma sustentável a mobilidade aérea urbana nas cidades, ao mesmo tempo em que aborda as questões ambientais e sociais. A Airbus está convencida de que os verdadeiros desafios são tanto sobre integração urbana, aceitação pública e gerenciamento automatizado de tráfego aéreo, quanto sobre tecnologia de veículos e modelos de negócios. Nós construímos todos os recursos para oferecer um serviço seguro, sustentável e totalmente integrado à sociedade”, disse Bruno Even, CEO da Airbus Helicopters.
O CityAirbus está sendo desenvolvido para voar em um alcance de 80km e atingir uma velocidade de cruzeiro de 120km/h, tornando-o ideal para operações em grandes cidades para uma variedade de missões.
Os níveis de som são um fator chave para uma missão urbana. A ampla experiência da Airbus em projetos que reduzem o ruído está conduzindo os níveis de som do CityAirbus abaixo de 65 dB(A) durante o sobrevoo e abaixo de 70 dB(A) durante o pouso. Ele é otimizado para pairar e ter eficiência de cruzeiro, embora não exija superfícies móveis ou peças inclinadas durante a transição. O CityAirbus NextGen atende aos mais altos padrões de certificação (EASA SC-VTOL Enhanced Category) e oferecerá o melhor desempenho econômico em operações e suporte.
A Airbus está se beneficiando de anos de pesquisa, inovação, dois demonstradores elétricos de decolagem e pouso vertical (eVTOL) e desenvolvimento de tecnologia de som em seu portfólio de produtos, bem como décadas de experiência na certificação de aeronaves. Os demonstradores Vahana e CityAirbus conduziram conjuntamente 242 testes de voo e de solo e voaram cerca de 1.000 km no total. Além disso, a Airbus tem usado extensas experiências em subescala e campanhas em túnel de vento, e tem aproveitado seu poder de computação e modelagem. Agora, o CityAirbus NextGen está em fase de projeto detalhado e o primeiro voo do protótipo está planejado para 2023.
“Aprendemos muito com as campanhas de teste dos nossos dois demonstradores, CityAirbus e Vahana”, disse Even. “O CityAirbus NextGen combina o melhor dos dois mundos com a nova arquitetura, atingindo o equilíbrio certo entre pairar e voar para a frente. O protótipo está abrindo caminho para a esperada certificação por volta de 2025.”