São Paulo, 30 de agosto de 2021 – A LATAM acaba de dar mais um passo para fortalecer no Brasil o compromisso social da sua agenda de sustentabilidade. Para seguir compartilhando o valor do transporte aéreo – de encurtar distâncias –, a companhia definiu que doará para projetos de instituições sociais parceiras no País 1.500 passagens aéreas até o final de 2022. O montante é equivalente a um investimento de R$ 1,1 milhão. Atualmente, a LATAM apoia com passagens aéreas os projetos sociais de longo prazo de 15 ONGs parceiras no Brasil (como Amigos do Bem, Gerando Falcões e Make a Wish, por exemplo).
Além das doações de passagens, a LATAM acaba de reforçar o seu compromisso com o Ibama e com a Defesa Civil Nacional, órgão do Ministério do Desenvolvimento Regional, por meio do programa Avião Solidário, que é acionado para transportar emergencialmente pessoas ou cargas em casos de desastres naturais, preservação ambiental ou saúde. A relação com as duas instituições já é de longa data, sendo que, com o Ibama, por exemplo, a LATAM já transportou mais de 4.500 animais no País em prol da preservação ambiental nos últimos 10 anos. Já com a Defesa Civil, foram inúmeros transportes de pessoas, insumos e mantimentos em coordenação com instituição referência no Brasil em respostas a catástrofes naturais. Brumadinho é uma das mais recentes atuações conjuntas.
Ainda, o Avião Solidário da LATAM firmou, recentemente, mais duas parcerias no País: Asbrad (Associação Brasileira de Defesa da Mulher, da Infância e da Juventude), na qual irá ajudar no resgate de pessoas traficadas trazendo-as de volta para o Brasil, e IAQ (Instituto de Apoio ao Queimado), em que fará o transporte de peles de tilápia para serem preparadas para uso no tratamento de pessoas e animais queimados. Nos últimos 10 anos, a LATAM já beneficiou mais de 25 milhões de pessoas no Brasil com as suas contribuições sociais.