Do litoral em direção ao sertão. Este é o roteiro da Expedição Advice Paraíba, que busca registrar, mapear e catalogar, através de fotografias, vídeos e depoimentos de moradores, as praias e rios do litoral da Paraíba, os engenhos e antigos casarões da região do Brejo, e os sítios arqueológicos, trilhas e atrativos turísticos existentes no Curimataú, Seridó, Agreste e Sertão. A expedição tem apoio logístico da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) e da Secretaria de Estado da Comunicação Institucional, que ao final do projeto terá acesso às fotografias produzidas que serão incorporadas ao seu banco de Imagens do Destino Paraíba.
A equipe integrada pelo jornalista da PBTur, Agenilson Santana, o fotógrafo profissional e operador de drone Marco Pimentel, e o diretor comercial da Advice, Beto Rabelo, inicia nesta quinta-feira (26) nova etapa do projeto idealizado em 2018. O roteiro prevê uma visita a sete cidades do Curimataú e Seridó paraibanos. Serão visitadas as cidades de Picuí, Pedra Lavrada, Frei Martinho, Nova Palmeira, Baraúna, Barra de Santa Rosa e Sossego. O guia de Turismo de Picuí e integrante da Associação Trilha da Caatinga, Edson Calado, vai acompanhar a equipe durante todo o período, entre 26 a 31 de agosto.
A presidente da PBTur, Ruth Avelino, uma entusiasta da divulgação dos roteiros turísticos do interior do Estado, disse que é uma oportunidade única para a autarquia captar novas imagens das cidades das regiões do Curimataú e Seridó e de seus novos produtos turísticos. “Esse projeto é muito importante porque estamos atualizando nosso Banco de Imagens, inclusive com imagens aéreas feitas por um drone de última geração, que é disponibilizado para todos os meios de comunicação do Brasil e do exterior, agências de viagens e operadoras de Turismo. Sem falar que iremos conhecer novos roteiros como trilhas, inscrições rupestres e locais inexplorados que existem nessas cidades”, explicou
Expedição Advice Paraíba
No final de 2018 e no primeiro semestre de 2019, a equipe da Advice Paraíba esteve por alguns dias no litoral Norte, mais precisamente na Barra de Camaratuba, localizada no município de Mataraca, distante 110 km da capital João Pessoa; lembrando que a praia é a última do litoral norte da Paraíba, fazendo divisa com o Rio Grande do Norte. Privilegiada pela sua exuberância natural e selvagem, a praia proporciona aos visitantes diversos passeios para conhecer os encantos e magias da região.
O diretor comercial da Advice e responsável pelas mídias sociais do projeto, Beto Rabelo, informa que o trabalho de registro de imagens e mapeamento se estendeu por Cabedelo e João Pessoa durante todo o verão de 2019. Segundo ele, foram feitas imagens das praias urbanas, dos principais bancos de areia (Ilha de Areia Vermelha) e de corais (Picãozinho, Caribessa e Seixas). “Aproveitamos os dias claros, sem chuva. Isso foi determinante para as belas imagens e ter acesso aos moradores e turistas e registrar seus depoimentos”, disse.
Beto Rabelo é um entusiasta da Expedição Advice Paraíba. Ele explica que o projeto nasceu em torno de um ideal, a partir de uma conversa com João Paulo Jurema, que é diretor executivo da Advice: Registrar, mapear, e divulgar todos os destinos com potencial turístico da Paraíba. “Queremos que todos possam desfrutar das verdadeiras riquezas da nossa terra. Existe algo especial nesse lugar. A nossa cultura, a nossa história, as belezas naturais que nos rodeiam, além de toda a hospitalidade do nosso povo que faz dessa expedição uma grande oportunidade para que todos estejam profundamente conectados com a Paraíba”, afirma.
2ª e 3ª etapas do projeto
Ainda na fase de mapeamento, captação e registro dos principais atrativos turísticos da Paraíba, Beto Rabelo antecipa que a segunda etapa do projeto foi a criação de site. Segundo ele, essa plataforma digital vai disponibilizar todas as informações, fotos e dados sobre os atrativos e roteiros turísticos da Paraíba. “O Advice Paraíba é uma startup que nasceu com a missão de desenvolver o turismo paraibano, servindo como um facilitador. Ainda estamos em fase de desenvolvimento dessa ferramenta digital, que vai oferecer um ambiente perfeito para uma verdadeira conexão entre os turistas que querem desfrutar o melhor da Paraíba e os nativos que vivem do turismo local”, afirmou.
Apoio da PBTur
Em junho de 2019, a Expedição Advice Paraíba visitou as cidades de Araruna, Areia, Bananeiras, Alagoa Grande, Campina Grande e Cabaceiras com apoio da PBTur. A presidente da entidade, Ruth Avelino, explica que o projeto é ambicioso e muito importante: é uma iniciativa que parte de um grupo de pessoas e empresas patrocinadoras. Diante da dimensão do projeto e dos resultados que deverão beneficiar o Destino Paraíba, a PBTur abraçou a ideia.
“Não há, de nossa parte, desembolso de qualquer valor monetário, apenas logístico. Tivemos uma primeira experiência dessa parceria em junho e gostamos dos resultados imediatos e a longo prazo. A equipe visitou seis cidades do Brejo, Agreste e Cariri. Nos foram disponibilizadas fotografias aéreas atualizadas de Bananeiras, Areia e Cabaceiras. São imagens que não tínhamos e que já estamos disponibilizando para todo o Brasil”, declarou.
Em 2020, tomando todas as precauções sanitárias em decorrência do Covid-19, a equipe realizou a 3ª etapa do projeto visitando as cidades de Patos, Teixeira, São João do Rio do Peixe e Sousa (Vale dos Dinossauros) e Maturéia (Pico do Jabre e trilhas ecológicas).
Assessoria de Imprensa PBTur – Fotos: Marcos Pimentel