A BRAZTOA (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) anuncia a ENIT (Agência Nacional Italiana de Turismo) como sua nova associada, e aproxima ainda mais os atrativos do país europeu das operadoras e do trade turístico brasileiro.
Com a missão de promover turisticamente a Itália no exterior, a ENIT adota iniciativas para divulgar os recursos turísticos nacionais e regionais italianos e, em particular, os valores naturais, ambientais, histórico-culturais e artísticos que toda a Itália oferece.
O número de brasileiros viajando para a Itália seguiu em uma linha crescente, ano a ano, no período pré-pandemia. Segundo dados do Setor de Estudos ENIT e ISTAT, em 2019, a Itália recebeu 1 milhão de turistas brasileiros com um total de mais de 2.8 milhões de pernoites. Esses números representam +9% em termos de chegadas e + 10,9% em termos de presenças ou pernoites, em relação a 2018. Referente a 2010, o crescimento de ambos os indicadores supera 90%.
A sede nacional da agência italiana segue à frente de treinamentos, ações de divulgação, eventos e atividades que potencializem a comercialização do país no Brasil e contribuam para que os números positivos dos últimos anos sejam superados.
“A ENIT e a BRAZTOA compartilham do mesmo objetivo, que é fomentar e desenvolver o setor turístico e, por isso, é de fundamental importância trabalharmos juntos para este propósito, criando produtos cada vez mais desenvolvidos e de maior qualidade. Por este motivo, estamos felizes por termos nos associado à BRAZTOA, que muito nos ajudará a promover o destino Itália junto às operadoras e demais empresas turísticas associadas”, disse Fernanda Longobardo, Coordenadora da Sede Brasil da ENIT.
“A BRAZTOA está focada em criar ferramentas para uma ampliação contínua da cartela de produtos nas prateleiras das operadoras, sempre visando elevar o nível das experiências oferecidas aos turistas, nosso maior diferencial. Acreditamos no valor de uma relação mais próxima para uma troca aprofundada de conhecimento e, consequentemente, a geração mais assertiva de soluções, relacionamento e negócios para nossas associadas.”, disse Roberto Haro Nedelciu, presidente da BRAZTOA.
Sobre a BRAZTOA
A BRAZTOA (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) reúne operadoras de turismo, colaboradoras e empresas de representação de produtos e destinos, além de convidados, responsáveis por estimados 90% das viagens organizadas de lazer, comercializados pela cadeia produtiva no Brasil.
Em 2020, ano atípico e altamente impactado pandemia da COVID-19, as operadoras associadas à Braztoa faturaram R$ 4 bilhões e embarcaram 3,3 milhões de passageiros durante todo o ano.
Entidade de vanguarda e sem fins lucrativos, a BRAZTOA promove ações e parcerias que valorizam as atividades empresariais dos associados, apoiando o desenvolvimento do mercado turístico de forma sustentável.
A associação também tem realizado, desde o início da pandemia em 2020, um trabalho consistente de gestão de crise, levado informações e orientações ao setor e ao consumidor final e realizado levantamentos mensais de dados sobre a comercialização e gestão de seus operadores de turismo, disponíveis no endereço www.braztoa.com.br.