DESTINOS TURÍSTICOS NACIONAIS

Ecoturismo: brasileiro tem oportunidades de diversão além das praias

O ecoturismo é uma das grandes apostas do Brasil para a retomada do setor no pós-pandemia e para a valorização das paisagens naturais do país

Ecoturismo, turismo ecológico ou turismo de natureza é um segmento do turismo que permite ao viajante conhecer não apenas um novo destino, mas o meio ambiente, e, ainda, atuar para a conservação e a exploração sustentável de patrimônios naturais ao redor do mundo.

Com a reestruturação e a volta gradual do turismo, o ecoturismo promete ganhar ainda mais espaço durante e no pós-pandemia. A indústria global do ecoturismo planeja acumular US$ 333,3 bilhões até 2027, representando um aumento de 14,3% no setor entre 2021 e 2027.

De certa forma, a pandemia está contribuindo para esta previsão.

O turismo ecológico tem sido uma das opções mais buscadas para quem planeja se conectar com a natureza, fugir das cidades e das aglomerações, sem descuidar da saúde.

Além disso, um grande número de viajantes passou a buscar por experiências sustentáveis e que impactem positivamente o meio ambiente, e ainda, que sua visita promova o auxílio a comunidades locais e em situação de vulnerabilidade.

A Organização Mundial do Turismo (OMT), inclusive, propôs a lideranças de diversos países incluírem o turismo doméstico e o ecoturismo como prioridades para a recuperação econômica das nações no pós-pandemia.

Ecoturismo e Covid-19 no Brasil

O Brasil é reconhecido internacionalmente por suas paisagens naturais e pela vasta flora e fauna, fazendo com que ele tenha a maior potencialidade de desenvolvimento do ecoturismo.

Visando esse potencial, o governo brasileiro criou o Programa Pólos de Desenvolvimento de Ecoturismo no Brasil que fomenta investimentos para o desenvolvimento do turismo ecológico e sustentável em todo o país. Os polos garantem o envolvimento das comunidades locais, conservação da natureza, bem como o investimento em infraestrutura e serviços turísticos.

Para promover a segurança dos viajantes, muitos destinos ecológicos brasileiros têm adotado medidas sanitárias propostas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio, vinculado ao Ministério do Meio Ambiente) a fim de diminuir o risco de contágio e propagação da Covid-19.

Muito além do contato com a natureza

O ecoturismo não consiste somente em viajar para destinos na natureza.

O turismo ecológico consiste em viajar com uma consciência de preservação e sustentabilidade diante da natureza. Isto porque, mesmo que inconscientemente, muitos turistas podem acabar prejudicando a natureza e impactando negativamente o meio ambiente durante suas viagens

Os destinos ecológicos permitem adquirir conhecimento ambiental por meio do contato com a natureza, a visitação de locais e atividades naturais, como trilhas ecológicas, cicloturismo, tirolesa, arvorismo, observação da flora e fauna, mergulho, e muitas outras.

Além disso, a prática do ecoturismo leva em conta não somente a escolha do destino, mas toda a cadeia: a empresa com a qual o turista irá viajar, a locomoção até o destino final, a hospedagem, o respeito com a cultura e a comunidade local, consciência com o próprio lixo e o baixo impacto ambiental ocasionado pela presença de humanos na natureza.

Veja a seguir os melhores locais para o ecoturismo, que não é restrito só às praias.

Destinos para ecoturismo no Brasil

Chapada Diamantina, Bahia

A Chapada Diamantina possui o segundo maior parque de ecoturismo do Brasil, o Parque Nacional da Chapada Diamantina, sendo um dos destinos mais procurados para o turismo ecológico.

No local, o turista pode aproveitar as cachoeiras, grutas com formações raras, poços de águas transparentes, trilhas, etc. A parada principal é o cartão-postal da região: o Morro do Pai Inácio, de onde se pode ver um lindo pôr do sol. Entre os passeios mais famosos estão a Cachoeira da Fumaça, no Vale do Capão e a Cachoeira do Buracão.

O Parque Nacional foi criado em 1985 e abrange quatro municípios integrados ao ecoturismo: Lençóis, Mucugê, Rio de Contas e Igatu, tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Nos municípios ficam as principais opções de hospedagem aos turistas que vão aproveitar o parque. Além disso, possuem um passado de riquezas históricas e culturais, geradas pela exploração mineral na região no período colonial e imperial.

São Francisco de Paula, Rio Grande do Sul

Localizado entre Gramados e Aparados da Serra, na Serra Gaúcha, o município de São Francisco de Paula, também conhecido como São Chico, é um dos destinos certos para o ecoturismo.

Possui reservas naturais cheias de cachoeiras, como a Cascata da Ronda, com mais de 100m de queda, localizada no Parque das Oito Cachoeiras. O Parque é uma propriedade privada, que possui pousada, espaço para camping, restaurante, trilha guiada pelas cachoeiras, bem como tirolesa, arvorismo, dentre outras atividades.

Na Floresta Nacional de Francisco de Paula, conservada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), é possível observar a riqueza da fauna e da flora brasileira.

A maioria dos passeios ecológicos de São Francisco de Paula oferece também hospedagem aos viajantes. A cidade é reconhecida pela produção de roupas e calçados, em sua maioria vendidos para os turistas que passam pela região.

Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, Maranhão

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é um dos cartões-postais do ecoturismo no Brasil.

O Parque foi criado em 1981, como unidade de conservação, e possui cerca de 90 mil hectares em dunas livres e lagoas interdunares. As dunas de areias brancas podem chegar a 40m de altura e são permeadas por lagoas de água doce e cristalinas.

O destino abriga três biomas brasileiros: da Amazônia, do Cerrado e da Caatinga, que reúnem praias, rios, manguezais, restingas e uma vasta flora e fauna.

Os passeios podem ser adquiridos nas cidades base de Barreirinhas, Santo Amaro e Primeira Cruz, que conectam a capital São Luís ao Parque, onde são oferecidos roteiros que percorrem as melhores lagoas do local.

O circuito Lagoa Azul é o mais buscado pelos turistas e vai da própria Lagoa Azul às lagoas da Preguiça, Esmeralda e do Peixe, esta última sendo uma das únicas a permanecer com água o ano todo.

Amazônia, Amazonas

A Amazônia abriga a maior diversidade natural do planeta Terra e é um dos locais mais indicados para a prática do ecoturismo.

Em Manaus, é possível apreciar a natureza por meio de importantes parques e reservas ecológicas, como o Parque Estadual Sumaúma e o Jardim Botânico Adolpho Ducke, considerado o maior jardim botânico do mundo.

O Parque Nacional de Anavilhanas e o Parque Nacional do Jaú, bem como o fenômeno do encontro das águas dos rios Solimões e Negro, são outros patrimônios naturais da região.

Na Amazônia, os turistas podem nadar próximo aos botos, realizar focagem de jacarés, fazer trilhas guiadas, e outras atividades.

Ainda é possível visitar comunidades indígenas – que permitem visitação -, para conhecer as tradições e costumes dos povos originários. Além disso, o turista pode entender como é a relação entre os índios e a natureza e aprender com as comunidades como viver de maneira mais sustentável.

Experimente esta maneira sustentável e responsável de viajar. Busque por passagens aéreas promocionais, prepare a câmera e lembre-se: respeite sempre o meio ambiente.

Maria Gabriela Ortiz

br.hedgehogdigital.co.uk

Bedford: 01234 219119

Cornwall: 01736 754747

Brazil: +55 15 99837-3236

Mais Lidas

Todos os direitos reservados a MP&F CONSULTORIA E ASSESSORIA NEGÓCIOS, MARKETING E TURISMO

SEDE BRASÍLIA – DF

MP&F CONSULTORIA E ASS EM NEG TURISMO EMARKETING – VOENEWS – Notícias do Turismo
QNN 7 Conjunto “L” – Lote 47 – Loja 01- CEP: 72225-080 Telefone: – Celulares: (61) 99837-2213 – E-mail: contato@voenews.com.br

CNPJ: 24.060.077/0001-15

SUCURSAL RIO DE JANEIRO

EVENTOS.HOTEL LTDA

Rua XV de Novembro, 49 – Sala 04 – Parte – Centro

Rio de Janeiro – RJ – CEP: 28.800-000

(21) 96713-1150

Copyright © 2011 - VOENEWS - Notícias do Turismo

para o Topo