- AeroMACS facilita a operação e gestão dos centros aeroportuários ao gerar dados e imagens em tempo real por meio de ativos móveis (aeronaves, veículos, escadas de embarque, etc) e fixos (como radares e sensores na pista)
- Aprovação pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) ocorre após período de testes iniciado em 2019 no aeroporto RIOgaleão
- Sistema utiliza frequência específica para não ter interferências na comunicação dos aeroportos
A Siemens obteve junto à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) a homologação para implementar um novo sistema de comunicação operacional e digitalização em aeroportos de todo o país. Denominado AeroMACS (Aeronautical Mobile Airport Communication System), a ferramenta facilita a operação e gestão dos centros aeroportuários ao gerar dados e imagens em tempo real por meio de ativos móveis (aeronaves, veículos, escadas de embarque, etc) e fixos (como radares e sensores nas pistas).
A companhia é a primeira empresa no Brasil a obter a aprovação para implementar o novo sistema nos aeroportos. A regulamentação para o uso do AeroMACS pela Anatel ocorre após cerca de dois anos de testes realizados no Aeroporto Internacional Tom Jobim (RIOgaleão), no Rio de Janeiro.
O novo sistema de comunicação móvel por banda larga facilita a gestão do centro aeroportuário ao transmitir dados e imagens em tempo real para os operadores do aeroporto de todos os ativos que abrangem o local. Essas informações são obtidas por meio de sensores e câmeras instaladas em equipamentos utilizados na operação, gerando dados importantes para auxiliar na complexa gestão dos aeroportos, como: monitoramento de veículos, fluxo de passageiros em áreas específicas, maior controle das aeronaves na pista, entre outros.
“Esse é um sistema que já existe em alguns aeroportos no exterior e a Siemens passa a ser o primeiro fabricante no Brasil a obter essa homologação para usar essa faixa de frequência específica. A partir de agora, qualquer aeroporto do país poderá ter um sistema de comunicação banda larga que opera de maneira integrada envolvendo companhias, aeronaves e o próprio centro aeroportuário”, afirma Vitor Maganha, engenheiro de aplicação da Siemens. “O AeroMACS gera ainda diversos dados que vão agilizar as decisões nessa complexa operação, e também gerar insights para planos de inteligência futura”, completa.
Um exemplo da aplicação dessa solução é a verificação da lâmina d’água na pista, que normalmente é realizada manualmente e informada por rádio à torre de controle – sendo essa uma comunicação suscetível a falhas dependendo das condições no local. Com o AeroMACS, o veículo utilizado para a análise é equipado por câmeras e sensores que passam informações detalhadas e em tempo real aos operadores da pista, elevando o grau de confiabilidade e segurança por meio dos dados gerados.
O sistema da Siemens foi desenvolvido em conjunto pelas áreas de Digital Industries e Smart Infrastructure, e atende um padrão mundial desenvolvido com a tecnologia de comunicação WiMAX.