São Paulo, 04 de maio de 2021 – A Airbus concluiu com sucesso uma campanha de teste de voo com uma nova função para o sistema de missão do C295 FITS (COMMOMISS), que permite que ele seja operado remotamente por tripulações em terra.
A campanha, realizada em abril sobre o sul da Espanha, cobriu quatro voos e envolveu o uso de um banco de testes Airbus C295 Intelligence Surveillance Recognition (ISR), equipado com um pacote de aviônicos Collins.
A aeronave executou missões de patrulha marítima padrão com todos os sensores controlados, quase em tempo real, por um operador de missão baseado em uma estação terrestre da Airbus em Getafe, Espanha. O controle do sensor foi entregue com sucesso à estação de controle de solo, com diferentes tarefas de vigilância, incluindo controle de apontamento eletro-óptico/infravermelho (EO/IR) e gerenciamento de radar, realizado pela equipe de solo usando o SATCOM de banda Ka instalado.
Durante os testes, ao reconhecimento situacional do operador terrestre foi concluído, compartilhando o mesmo conjunto de ferramentas e aplicativos disponíveis nas estações de trabalho Fully Integrated Tactical System (FITS) a bordo, transformando a estação terrestre COMMOMISS em um nódulo adicional efetivo do operador.
Entre seus recursos, o COMMOMISS fornecerá aos usuários:
• Nódulos adicionais do operador no Centro de Apoio à Missão no solo, proporcionando flexibilidade operacional em missões longas e complexas, compartilhando tarefas entre os membros da tripulação tática aérea e terrestre;
• Integração com a rede C2 da operadora, contribuindo para a geração do Quadro Operacional Comum;
• Acesso imediato a todos os dados coletados por sensores de bordo para análise em tempo real com recursos quase ilimitados disponíveis no solo;
• A possibilidade de reduzir o número de operadores (e, portanto, estações de trabalho) a bordo em missões de vigilância persistentes.
O COMMOMISS pavimentará o futuro dos sistemas de missão tática aerotransportados, permitindo uma arquitetura de sistema de missão harmonizada, interface homem-máquina (HMI) e conceito de operações (CONOPS) para veículos aéreos tripulados e não tripulados, bem como aeronaves de asas fixas e asas rotativas. Ele suporta uma integração perfeita com os sistemas em geral, fornecendo reconhecimento situacional global aos operadores e contribuindo para a geração do Quadro Operacional Comum (COP) no contexto das missões ISR.
O hardware necessário para implementar esta nova função está disponível para novos clientes interessados no C295 ISR, o que significa que as funções do COMMOMISS podem estar disponíveis para qualquer cliente a partir de agora, seja como uma opção de catálogo ou como um potencial de crescimento.