Fundada por Marcos Amaro, filho do comandante Rolim, empresa tem parceria com a C_FLY Aviation; o comandante David Barioni, ex-presidente da TAM, é sócio e CEO São Paulo, 13.04.2021 – A Amaro Aviation, empresa privada de aviação executiva, inicia suas operações no Brasil com o conceito de fractional ownership, um modelo de propriedade compartilhada de aeronaves destinado a ampliar o acesso de empresários e executivos às vantagens da aviação privada. A companhia atua também em gerenciamento de aeronaves e dentro de alguns meses, como táxi aéreo, e tem parceria com a C_FLY Aviation. Dessa forma, a Amaro Aviation já tem sob sua gestão a maior frota de jatos Gulfstream do país.
O fundador e chairman da Amaro Aviation é Marcos Amaro, filho do comandante Rolim Amaro, um pioneiro da aviação brasileira e criador da TAM – hoje LATAM Airlines. Marcos é empresário e artista plástico, ex-proprietário
da rede Óticas Carol e fundador do FAMA Museu.
Para dirigir a empresa ele buscou o comandante David Barioni, um veterano da aviação e referência em segurança de voo no Brasil e no exterior. CEO e sócio da Amaro Aviation, Barioni já foi vice-presidente e fundador da GOL e
presidente da própria TAM nos anos 2000, tendo depois presidido a ApexBrasil e a SP Turis.
A área de infraestrutura da Amaro Aviation está a cargo de outro sócio, o comandante Francisco Lyra. Com mais de 40 anos de aviação, Lyra é CEO e sócio da C_FLY Aviation e CEO do GATGRU, terminal de aviação geral do
Aeroporto Internacional de Guarulhos. É um dos fundadores do São Paulo Catarina Aeroporto Executivo Internacional, em São Roque – o mais moderno aeroporto de aviação geral do país, inaugurado em 2019.
No marketing e comercial da empresa está o sócio João C. Mellão, que atuou na organização da Copa do Mundo da FIFA no Brasil e foi responsável pela venda corporativa dos pacotes do Programa de Hospitalidade dos Jogos
Olímpicos Rio 2016, da Copa do Mundo da FIFA na Rússia e dos Jogos Olímpicos de Tóquio.
Decio Yoshimoto, sócio responsável pela área financeira da Amaro Aviation e sócio da C_FLY Aviation, já trabalhou na General Motors Corp. no Brasil e nos EUA e foi diretor financeiro da Brookfield Asset Management. Doutorando no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), é engenheiro eletrônico com MBA em Finanças na The Ohio State University e especialização em Finanças na Kellogg School of Management (EUA).
O comandante Carlos Eduardo Ribeiro do Valle, outro sócio da Amaro Aviation, é piloto com 25 anos de experiência e mais de 10 mil horas de voo, pilotando jatos executivos e helicópteros. Já atuou como Diretor de Operações de
diversas organizações e hoje é sócio e Diretor Comercial da C_FLY Aviation, tendo coordenado transações de mais de 50 aeronaves executivas.
Fractional Ownership
Já bem desenvolvida nos EUA e na Europa, a fractional ownership permite a propriedade compartilhada de uma aeronave pela aquisição de cotas. Assim, quem adquire as cotas pode voar em sua própria aeronave na medida de suas necessidades. O modelo assegura aos clientes todos os serviços da Amaro Aviation, como agendamento, plano de voo, tripulação, catering, manutenção, comunicações, concierge e serviços de seguro. A modalidade de fractional
ownership trazida ao Brasil pela Amaro Aviation chega com a reputação de excelência de qualidade, segurança e experiência do time à frente da companhia. Outro grande diferencial é que a responsabilidade civil, trabalhista
e criminal pela operação das aeronaves compartilhadas é da Amaro Aviation, conforme regulamentação recentemente aprovada pela Anac – Agência Nacional de Aviação Civil.
Gerenciamento de aeronaves
Gestão de frota é outro eixo de atuação da Amaro Aviation. A companhia se encarrega de tudo relacionado às aeronaves dos clientes: seleciona e gerencia o treinamento dos tripulantes, coordena os serviços de manutenção, planos de voos, compras, pagamentos etc., assegurando a maior disponibilidade possível das aeronaves para voar, com preços competitivos. A Amaro Aviation inclusive customiza os relatórios para os clientes nos mesmos formatos dos utilizados em suas empresas.
Táxi aéreo
A Amaro Aviation também vai oferecer serviços de táxi aéreo. A documentação está em tramitação junto aos órgãos reguladores e a expectativa é que a empresa possa operar nessa modalidade em meados deste ano.
Para todas as pistas
As duas primeiras aeronaves que a Amaro Aviation colocou à venda nesse modelo de fractional ownership chegam em breve ao Brasil. São da fabricante suíça Pilatus Aircraft, um sucesso no mercado global de aviação executiva e
conhecida pela versatilidade de suas aeronaves – operam em pistas sem pavimentação (terra, grama etc.), o que a tornam uma excelente escolha para o agronegócio.
O Pilatus PC-24 é um jato executivo leve projetado para operar em pistas curtas e até sem pavimentação (terra, grama, cascalho, areia e neve). Ele chega na configuração 6+2 (passageiros + pilotos).
O Pilatus PC-12 é um turboélice também projetado para operar mesmo em pistas curtas e sem pavimentação. Ele chega na mesma configuração 6+2 (passageiros + pilotos).
Sobre a Amaro Aviation
Fundada em 2020, a Amaro Aviation é uma empresa privada de aviação executiva que opera com fractional ownership (propriedade compartilhada) de aeronaves, gestão de frota e (dentro de alguns meses) táxi aéreo. Criada por Marcos Amaro, filho do comandante Rolim – um pioneiro da aviação e fundador da TAM –, a empresa tem entre seus sócios e diretores alguns dos mais destacados profissionais da aviação brasileira, como o comandante David
Barioni (CEO) – ex-presidente da TAM – e o comandante Francisco Lyra, também sócio da C-FLY Aviation. Expertise que garante qualidade, conforto e segurança aos clientes. Operando em parceria com a C-FLY Aviation, a Amaro Aviation já gerencia a maior frota de jatos Gulfstream do país. Mais informações: www.amaroaviation.com.