O Aeroporto Internacional Alberto Alcolumbre, em Macapá (AP), segue operando normalmente desde o dia 3/11, quando começou o desabastecimento de energia no Estado. A Infraero participa do rodízio de fornecimento de energia para garantir as operações, que não sofreram qualquer impacto, possibilitando chegadas e partidas de Macapá.
Diversas medidas foram tomadas para que o aeroporto mantivesse as operações, como uso de geradores próprios e redução de energia em áreas não utilizadas do terminal. Além disso, o sistema de ar condicionado está operando na função ventilação para garantir a renovação do ar, preservando a saúde de passageiros e usuários, e o abastecimento em todas as áreas essenciais do aeroporto.
Vale lembrar que, desde o início da calamidade, a Infraero disponibilizou os pontos de tomada do saguão de passageiros para que a população macapaense pudesse recarregar seus celulares e aparelhos eletrônicos. São 83 pontos de tomada, mas com o uso de extensores e réguas foram multiplicados para o uso da população.
Outra medida adotada pela Infraero foi a disponibilização e a ampliação dos serviços de caixas eletrônicos no aeroporto. Antes do apagão, o terminal contava com um caixa 24 horas, e desde o dia 7/11, o terminal dispõe de cinco unidades, sendo um preferencial.
“Estamos fazendo todos os esforços para que o aeroporto cumpra seu papel de permitir o deslocamento de pessoas e cargas, além de abrir as portas para a população ter acesso a utilidades como recarrega de celulares e caixas eletrônicos”, afirmou o superintendente do Aeroporto de Macapá, Roberto Campos.
A Empresa criou um gabinete de crise e apoia as ações dos governos Federal e Estadual no sentido de dar apoio à população do Amapá (AP) enquanto a concessionária de energia elétrica trabalha para restabelecer o fornecimento de energia no Estado.