Levantamento da Empetur foi feito a partir de dados da Aena Brasil. Destinos como Porto de Galinhas já sentem o retorno dos visitantes do Sudeste e Sul ao Estado
A retomada gradual e com segurança do Turismo em Pernambuco segue firme e se fortalece com o crescimento da movimentação de passageiros no Aeroporto Internacional dos Guararapes – Gilberto Freyre, principal porta de entrada do Estado. A análise mais recente do Governo do Estado, feita pela Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) a partir de dados da Aena Brasil, aponta o crescimento expressivo de 443,30% na movimentação de passageiros no Aeroporto do Recife de abril a agosto.
Apenas durante o mês de agosto, o terminal da capital pernambucana contabilizou 240 mil pessoas chegando e partindo do aeroporto, bem acima dos números do início da pandemia, em abril, quando os registros beiravam os 44 mil (abril).
Pernambuco desponta no Brasil como um dos destinos que mais se preocupa com o bem-estar dos visitantes. Para a retomada do turismo, dentro do Plano de Convivência do Turismo, foram criados 12 protocolos de segurança para o setor. As medidas contemplam segmentos como hotéis, atrativos turísticos, restaurantes e guias de turismo.
“A retomada gradual das atividades do turismo em Pernambuco foi discutida pelo Governo do Estado com o trade turístico, para que pudéssemos oferecer a maior segurança para os visitantes e pernambucanos. Esse cuidado se reflete nos bons números que temos registrado na movimentação de passageiros a cada mês. Em agosto, tivemos a grata satisfação de alcançar 240 mil pessoas passando pelo Aeroporto do Recife. Somado a isso, nossa malha aérea também se expande e já permite observar a volta de turistas de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e do Sul do Brasil a Porto de Galinhas”, afirma o secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes.
O crescimento da malha aérea do Estado em setembro, previsto para ser 33% maior que em agosto, aponta que os números seguirão num crescente. Estão previstos 81 pousos e decolagens diários neste mês, de acordo com a Anac.
E para além dos números da malha aérea, outros dados permitem observar o ritmo de retomada do turismo em Pernambuco. Levantamento feito pelo IBGE revela o crescimento de 18,9% do índice de atividades turísticas em julho. O resultado colocou o Estado em primeiro lugar do País, ultrapassando a média nacional de 4,8%.