Antonov An-124 traz maquinário de 83 toneladas para indústria baiana
Nesta sexta-feira (11), às 06h15, pousou no Aeroporto de Salvador o Antonov An-124, segundo maior avião de carga do mundo. A aeronave está vindo de Santiago (Chile) e trará consigo um maquinário importado que tem mais de quatro metros de largura e pesa 83 toneladas, o equivalente ao peso de quatro caminhões do modelo Truck. A responsável pela vinda do avião é a empresa de logística Over Projects, especializada em transporte de cargas pesadas. O maquinário tem como destino uma indústria baiana.
De acordo com dados divulgados em maio pela IBA, empresa de consultoria em aviação, a aeronave de carga mais utilizada é o Boeing 757-200F. Ela possui 47m de comprimento, 13,5m de altura e uma envergadura de 38,5m. O cargueiro ucraniano Antonov 124 tem 69 metros de comprimento, cerca de 21 metros de altura, envergadura de aproximadamente 73 metros e capacidade para transportar até 150 toneladas.
Particularidades
Uma curiosidade desse modelo de avião é a maneira como é feita a descarga. Enquanto em aeronaves convencionais a descarga é feita pela parte inferior do avião, “na barriga”, no Antonov a descarga é realizada pela parte frontal, elevando o nariz da aeronave. Tal característica permite maior praticidade e facilidade para o transporte de cargas grandes e pesadas, como é o caso do maquinário que está sendo trazido para a Bahia.
Não é todo aeroporto que tem condições de receber um avião desse porte. Para realizar o pouso, essa aeronave necessita de padrões operacionais, infraestrutura e segurança, como os encontrados no Salvador Bahia Airport. O Antonov é uma aeronave de Código F, ou seja, requer uma pista com 60m de largura e comprimento superior a 1800m. Também necessita de posição de estacionamento que permita a circulação em torno de seus 73m de envergadura de asa, somados a 7,5m de distância de segurança. Outro requisito é pavimento adequado para o peso da aeronave, tanto na pista como nas áreas de taxiamento e pátio.
Devido ao peso concentrado e dimensões das peças, a Over Projects conduziu um estudo de viabilidade, desenhou e fabricou suportes metálicos para agilizar o carregamento na rampa da aeronave, além de contratar guindastes e carretas especiais para movimentação interna em ambos os aeroportos, já que os equipamentos comuns não comportavam uma operação desta magnitude.
Conveniência
A peça importada vai chegar no Terminal de Cargas do Aeroporto de Salvador (TECA) e lá mesmo passará pelo desembaraço aduaneiro, que é a liberação de uma mercadoria pela alfândega para que esta possa entrar no país. Todo o processo é realizado por um órgão federal e só então as mercadorias podem ser liberadas para o seu destino. Essa é uma conveniência do Salvador Bahia Airport: o cliente tem a facilidade, segurança e agilidade de fazer tudo no mesmo local retirada da carga, de forma prática e sem burocracia.
Sobre a Over Projects
A Over Projects é referência em logística internacional para cargas especiais. A empresa dedica-se exclusivamente ao planejamento e execução de transportes complexos, movimentando equipamentos com pesos ou dimensões fora de padrão (denominadas cargas de projeto) em mais de 80 países. Presente no Brasil desde 2009, o grupo oferece serviços de afretamento marítimo, vôos charter, transporte rodoviário, remoções técnicas e içamentos.
Sobre o Salvador Bahia Airport
Localizado em Salvador, capital baiana e primeira capital brasileira, o Salvador Bahia Airport faz parte da rede VINCI Airports desde 2 de janeiro de 2018 através de um Contrato de Concessão com duração de 30 anos. Desde então, o aeroporto tem incorporado padrões globais de operação, buscando entregar mais eficiência, segurança e uma melhor experiência de viagem para os seus passageiros. Com este objetivo, foram realizadas obras de modernização e ampliação do terminal de passageiros, um investimento de R$ 700 milhões que ampliou sua capacidade em 50%, de 10 milhões para 15 milhões de passageiros ao ano.
Apontado como o “Aeródromo Mais Sustentável do Brasil”, o Salvador Bahia Airport se destaca pelo seu pioneirismo em ações de preservação ambiental. Norteado pela Air Pact, estratégia global da VINCI Airports, o aeroporto foi o primeiro do Brasil a reutilizar 100% da água consumida, a não dispensar resíduos sólidos para aterros sanitários e a ter uma usina solar – com 4,2 MW de potência. As ações do aeroporto para redução de emissão de carbono o levaram ainda a receber a Certificação de Acreditação em Carbono (ACA Certification) pelo Conselho Internacional de Aeroporto (ACI). Mais informações podem ser encontradas no site www.salvador-airport.com.
Sobre a VINCI Airports
A VINCI Airports, como a maior operadora privada de aeroportos no mundo, administra o desenvolvimento e operação de 45 aeroportos localizados no Brasil, Camboja, Chile, Costa Rica, República Dominicana, França, Japão, Portugal, Sérvia Suécia, Reino Unido e Estados Unidos. Atendida por mais de 250 linhas aéreas, a rede VINCI Airports transportou mais de 255 milhões de passageiros em 2019.
Por meio de sua expertise como um integrador abrangente, a VINCI Airports desenvolve, financia, constrói e opera aeroportos, aproveitando sua capacidade de investimento e know-how para otimizar a gestão e o desempenho dos aeroportos e fazer ampliações e outras melhorias. Em 2019, sua receita anual para atividades geridas foi de 4,9 bilhões de euros e de 2,6 bilhões de euros para receita consolidada. Mais informações estão disponíveis em www.vinci-airports.com ou w