Diante do impacto na economia causado pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a Infraero tem investido em medidas para mitigar tais efeitos e contribuir com a recuperação do setor de aviação civil. Em consonância com o Governo Federal e visando à operacionalidade de seus aeroportos, a empresa deu continuidade ou mesmo tem acelerado o ritmo de obras consideradas essenciais para a segurança das operações em todas as regiões do País.
Vários desses investimentos acontecem no Aeroporto Santa Genoveva, em Goiânia. No momento, com R$ 1,2 milhão investidos, o terminal está recebendo as obras de recapeamento do pátio 01 – em fase final de concretagem –, e a implantação da sinalização vertical nas taxiways que operam aviação geral. “Aproveitamos a baixa movimentação para realizar essas melhorias tão importantes para nosso aeroporto, sempre atentos em garantir os níveis de segurança operacional e conforto para nossos passageiros”, afirmou o superintendente do Aeroporto Santa Genoveva, Antonio Erivaldo Sales.
Além disso, no fim de maio foram investidos R$ 2,65 milhões nas obras de reforma do pavimento flexível do pátio 03 de aeronaves e das taxiways C e D. Em abril, foi finalizada a revitalização de acesso viário e da sinalização horizontal da pista de pousos e decolagens, bem como a sinalização no pátio 02, cujos investimentos somaram R$ 60 mil e R$ 33,4 mil, respectivamente.
O superintendente do aeroporto lembrou ainda que o terminal goiano passou a contar recentemente com o sistema “Tapete Azul”, da Azul Linhas Aéreas, que possibilita mais rapidez e conforto no embarque a partir de projeções coloridas no chão, que informam o momento de o viajante adentrar na aeronave de acordo com o assento. “O sistema promove o embarque mais ágil e o distanciamento necessário entre os passageiros em tempos de Covid-19”, afirmou.
Cuide ainda + de você e dos outros
A Infraero ressalta que desde o início da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o Aeroporto de Goiânia segue operando, sem interrupção na prestação de serviço aeroportuário, conforme as normas do setor. O terminal goiano conta com uma campanha de orientação aos passageiros e funcionários no combate à Covid-19. As ações incluem a instalação de adesivos de sinalização e orientação por todo o fluxo que o viajante percorre para o embarque e desembarque de um voo; além de avisos em áudio e vídeo nos sistemas de som e painéis de voos, e cartazes pelos terminais. O foco das sinalizações e alertas sonoros, são voltados para o uso de máscaras durante a permanência no aeroporto e na viagem, distanciamento entre os frequentadores dos terminais e higienização das mãos.
Intitulada “Cuide ainda + de você e dos outros”, o objetivo da campanha é preparar os terminais para o aumento da circulação de pessoas garantindo a segurança de todos. No Aeroporto de Goiânia (GO), além das telas informativas e dos avisos sonoros, os passageiros encontram adesivos instrutivos no momento do check-in, embarque, desembarque, nas áreas de raio-x, nas esteiras de retirada de bagagens; ao usar escadas, elevadores e longarinas; ou mesmo na entrada em estabelecimentos comerciais e praça de alimentação
Dessa forma, a Infraero recomenda que se dirijam aos aeroportos apenas aquelas pessoas que precisam viajar. Nos terminais, os viajantes encontrarão uma estrutura ajustada às medidas sanitárias determinadas pela Agência Nacional de Vigilancia Sanitária (Anvisa) para que todas as atividades ocorram com os cuidados que o combate ao coronavírus exige. Entre as medidas estão:
– Estímulo ao uso de canais digitais para realização de check-in (aplicativos das empresas aéreas ou web-check-in);
– Orientação de se evitar o manuseio de cartões de embarque impressos;
– Recomendação de, se possível, usar cartões de crédito ou smartphone para pagamento de compras em lojas, restaurantes, lanchonete e serviços no aeroporto;
– Uso de máscara por passageiros e pessoas em circulação nas áreas públicas do aeroporto, bem como o uso de equipamentos de proteção individual (EPI) por empregados da Infraero ou outras pessoas que trabalhem nos aeroportos da empresa;
– Divulgação de instruções de higiene, proteção e distanciamento social em sistema de som, painéis informativos de voos, cartazes e cavaletes distribuídos nas áreas de embarque e desembarque de passageiros e áreas operacionais e administrativas dos aeroportos; bem como banheiros, estacionamento e área de espera dos transportes públicos; além de conteúdos site, redes sociais e demais meios aplicáveis à Rede Infraero para prevenir e combater o Covid-19;
– Reforço e monitoramento frequente da disponibilidade de álcool em gel, sabonete líquido e papel toalha em todos os seus aeroportos, além de reforçar a limpeza e desinfecção de toda a área de movimentação de passageiros, pontes de embarque, ônibus de embarque e desembarque e demais espaços de uso comum;
– Distanciamento de pelo menos dois metros entre pessoas no aeroporto – com sinalização por meio de adesivos de mesa, piso e assentos, especialmente em locais como check-in, canais de inspeção, portões e pontes de embarque, esteiras de bagagem, áreas de alimentação, entre outros locais com fluxo de passageiros;
– Orientação de evitar aglomerações em lojas, restaurantes e lanchonetes;
– Organização, junto com as empresas aéreas, de maior espaçamento entre os passageiros nos embarques e desembarques de passageiros, seja em fingers ou procedimento remoto (ônibus ou a pé).