Plano é composto por mais de 75 ações de marketing e vendas que objetivam alavancar a retomada dos hotéis e inclui ainda lançamento de plataforma de comunicação para equipe de vendas
Com o objetivo de orientar os hotéis da rede para a retomada das vendas, estimulando a recuperação de receitas de forma mais acelerada, a Atlantica Hotels lança seu Plano de Retomada Comercial.
Com projeção de ter 90% de seus hotéis em operação até o final de julho, sob os rigorosos padrões de segurança e limpeza do Atlantica Safe & Clean Protocol, certificado pelo InCor e auditado pelo Bureau Veritas, a Atlantica decidiu organizar e estruturar um pacote completo com mais de 75 ações comerciais para acelerar esta fase de retorno dos negócios.
“Nos últimos 60 dias, a equipe comercial da Atlantica Hotels vem se preparando para o momento da retomada. Boa parte destas ações foi desenvolvida corporativamente, com necessidade do envolvimento dos hotéis, e outra parte foi estruturada para a execução de cada empreendimento”, afirma Leonardo Rispoli, vice-presidente de Marketing, Vendas e Tecnologia da Atlantica Hotels.
Dividido em quatro grandes frentes de atuação – vendas, marketing, planejamento & revenue management e ações multicanais –, o novo guia indicará este portfólio de ações, algumas das quais específicas para este período de restrição social. O plano sinaliza o passo a passo para que as unidades em cada destino sigam as seguintes diretrizes:
- Vendas:alavancar as vendas através do site, mantendo grande foco na aproximação com as agências, empresas e operadoras;
- Multicanais:garantir sinergia de ações que podem ser executadas da mesma forma em canais diferentes;
- Planejamento & Revenue: manter atenção no comportamento da retomada da demanda, sem perder o foco na diária média com todo o ferramental que a Atlantica disponibiliza para os seus hotéis;
- Marketing: garantir a unidade de comunicação e a sinergia entre as ações dos hotéis, rede, hóspedes e intermediários.
Duas importantes ações já foram lançadas: a primeira foi o Day Use/Day Office, garantindo disponibilidade diferenciada para os clientes e as suas novas necessidades, seja adaptação ao modelo de trabalho, seja na retomada das viagens mais curtas e regionais. Outra grande ação foi a do Dia dos Namorados, que marcou a retomada do calendário de campanhas recorrentes. Em parceria exclusiva com a Flores Online, os clientes que fizeram compras de flores para o dia 12 no site da floricultura, receberam um voucher com oferta de desconto em hospedagens futuras para comemorar quando a pandemia passar.
Outra ação inovadora que está entre as previstas para este ano é a campanha “1 Milhão de Vendedores”, focada na atuação dos colaboradores de reservas, recepção, eventos e mensageiros dos hotéis da rede. “Assim que o hóspede apontar com a câmera de seu celular para um QR code exibido pelo colaborador, ele automaticamente receberá em seu whatsapp um cupom de desconto de 15% na sua próxima hospedagem. Esse cupom carregará a identificação deste colaborador que, para cada R$ 1 em vendas, ganhará 1 ponto Atlantica Rewards”, revela Daniel Bulgueroni, diretor de negócios B2C, complementa, afirmando ainda que “é uma maneira de unir inovação tecnológica com engajamento dos colaboradores, fomentando a migração do hóspede para o canal direto, muito mais rentável para o hotel”.
Com ampla presença em todo território brasileiro, um dos principais pontos do Plano de Retomada Comercial é sua adaptabilidade a cada mercado local, ou seja, além de ações gerais da rede, ele traz uma avaliação minuciosa do hotel específico e seu posicionamento naquele mercado. “Cada unidade irá trabalhar sobre suas necessidades frente à sua produção local, mix de segmentos e canais, aliado aos ajustes internos operacionais com os novos protocolos”, informa Leonardo.
Segundo o executivo, a proposta vai ao encontro das profundas mudanças que o mercado hoteleiro vem sofrendo por conta das consequências da pandemia. “Os hotéis deverão aprender a promover ações que antes não eram comuns e testar suas eficácias”, declara Leonardo.
Para garantir a aplicação das ações previstas, a Atlantica solicitou aos hotéis selecionar aquelas com maior engajamento em cada destino e maior aplicabilidade dentro do cronograma. “Cada gerente geral, em parceria com o time de vendas e com os gerentes regionais de Vendas do corporativo, terá um papel fundamental no alinhamento, aprovação, implementação e revisão da efetividade do plano em seu hotel”, declara Leonardo.
CONECTAHI
Para aprimorar ainda mais a comunicação da equipe de Vendas com clientes, parceiros comerciais e demais players do mercado, a Atlantica lança também a plataforma ConectAHI. A ferramenta permitirá mais agilidade, proximidade e frequência de interação do time comercial da companhia com os hotéis e com o mercado.
“O objetivo é integrar cada vez mais os stakeholders envolvidos no processo comercial da Atlantica e facilitar o fluxo de comunicação, não só durante o desdobramento imediato desse Plano de Retomada, mas principalmente ao longo dos próximos anos que certamente estarão impactados com novos hábitos decorrentes da pandemia”, diz Marina Julio, diretora de Negócios B2B.
A nova plataforma também dará acesso a comunicados oficiais, permitirá a realização de lives internas e externas, envio de vídeos gravados, ter acesso a whatsapp direto com os hotéis e outras ferramentas de meeting.
“Para alcançarmos nossas metas, a tecnologia é um braço muito importante. Durantes estes últimos dias, conseguimos mudar a maneira de se relacionar da Atlantica com os stakeholders, do presencial para o online, sem perder a nossa essência. Nesta plataforma, nossos colaboradores terão acesso a diversos tipos de ferramentas e materiais”, conclui Leonardo.