Na noite de quinta-feira, a estreia do Festuris Live contou com a participação do Governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. O projeto da Feira Internacional de Turismo de Gramado foi criado para discutir soluções para a retomada, conversando com autoridades e personalidades do setor. Mais de seis mil pessoas acompanharam a transmissão através do Instagram do @festurisgramado.
Em bate-papo com os CEOs do Festuris, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, o Governador Eduardo Leite falou sobre o Modelo de Distanciamento Social Controlado desenvolvido pelo Rio Grande do Sul, que vem servindo como referência nacional no enfrentamento à pandemia. Em relação ao turismo, Leite destacou a necessidade de transmitir segurança aos futuros visitantes.
“Temos que nos envolver de forma mais racional com o distanciamento e monitorar os efeitos em cada setor. Se a gente não trabalhar isso com responsabilidade agora, fazendo essas restrições, o risco de perder controle é maior. E ao perder controle, as perdas de vidas serão inevitáveis. Precisamos oferecer segurança para que possamos receber turistas ali na frente”, destacou Leite.
O Governador também ressaltou o aumento de 60% na oferta de leitos de UTI no Rio Grande do Sul, inclusive com suporte na Serra Gaúcha, que recebe milhões de turistas anualmente. Leite afirmou que o modelo de distanciamento controlado deverá guiar a liberação das atividades econômicas com um olhar específico para cada região gaúcha.
“Criamos uma forma de distanciamento que ao invés de parar tudo de qualquer maneira, vamos parar onde tiver que parar, na proporção que precisar. Estamos estabelecendo protocolos diários e conversando com diversas entidades. Nosso modelo será composto por quatro bandeiras, de acordo com o indicador de disseminação do vírus e a capacidade hospitalar. Isso servirá também para o turismo, com a abertura parcial de empreendimentos hoteleiros e comércio”, explicou Leite.
A primeira edição do Festuris Live teve o patrocínio do Parque Temático Mini Mundo e apoio do Estúdio Flashtop. O projeto terá duas lives semanais e promete ampliar o contato com o mercado através de conteúdo que contribua para a retomada do setor turístico.