Setur-DF lança tour virtual por Brasília com sete rotas e mais de 80 pontos turísticos
Para celebrar o aniversário de 60 anos da capital, a Secretaria de Turismo do Distrito Federal preparou uma viagem virtual pelos pontos turísticos imperdíveis de Brasília. Por meio da plataforma Google Earth, o visitante irá descobrir o que torna a nossa capital tão única e tudo o que faz dela um marco da arquitetura moderna, cidade patrimônio, cidade criativa, cidade capital, cidade parque, capital da esperança e de muitos Brasis.
Para quem está com saudades de passear por entre seus eixos, e também fora deles, ou para quem ainda não conhece as belezas e encantos de Brasília, a Setur criou sete rotas com mais de 80 pontos turísticos, mapeados por temas: Rota Cívica, Rota Arquitetônica, Rota Cultural, Rota Náutica, Rota do Cerrado, Rota da Paz e Rota Fora dos Eixos.
A secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça, explica que a ação é estratégica para fortalecer o turismo interno. “Este é um marco na história do turismo em Brasília, e representa a estruturação da capital federal como um produto turístico de grande relevância. É uma forma inovadora, simples e acessível de apresentar a cidade como destino para turistas de todo o Brasil e do mundo. Uma grande jornada, feita com muito carinho e dedicação para todos que querem conhecer Brasília, mesmo sem sair de casa. Também temos a certeza de que esse passeio digital vai inspirar muitas viagens no futuro. Por enquanto, pedimos que todos fiquem em casa, mas Brasília espera ansiosa para receber pessoas de todo o mundo após este período”.
No Brasília Tour Virtual, o visitante poderá conferir em detalhes as famosas linhas e curvas da arquitetura de Oscar Niemeyer, os lugares mais icônicos e também os menos conhecidos, dentro e fora dos eixos, e até os mais surpreendentes tesouros naturais escondidos pelas regiões do DF e seu entorno, como o Parque Nacional de Brasília, a Chapada dos Veadeiros e a região rural do Viva Lago Oeste.
Para o presidente do Ruraltur/DF (Sindicato de Turismo Rural e Ecológico do DF e Entorno), Fragmar Leite, a inclusão da área rural na visita virtual dará mais visibilidade aos atrativos. “Brasília e o entorno são muito ricos em turismo rural. A nossa maior dificuldade é levar essa informação aos próprios brasilienses e turistas também. Fazer parte deste projeto é de uma alegria enorme para todos que estão envolvidos nessa área”, avalia.
A ideia é impulsionar o turismo nos atrativos de Brasília e das regiões administrativas do DF. O tour mostra todas as diferentes belezas, como a Catedral, a orla do Lago Paranoá, a Ponte JK, centros religiosos como o Templo da Boa Vontade, a Mesquita de Brasília, o Santuário Dom Bosco e a prainha dos Orixás. Além disso, ainda permite ver de perto exposições realizadas no Centro Cultural Banco do Brasil e outros museus. Cada local visitado durante o tour tem um texto descritivo que conta a sua história.
O padre Jonathan Costa, do Santuário Dom Bosco, comemorou a inclusão da igreja no tour virtual. “O Santuário é uma das sete maravilhas de Brasília e fazer parte do projeto é um reconhecimento importante. Muitas pessoas que visitam a nossa cidade não conhecem todos esses locais. Nós recebemos até 10 mil turistas em um único mês no nosso templo, e queremos acolher ainda mais pessoas. Vamos tornar realidade o sonho de Dom Bosco”, avalia.
A partir do dia 21, o tour pode acessado por meio do site da Secretaria de Turismo do DF, por qualquer pessoa com por um computador, tablet ou celular. O link de acesso direto ao tour é http://www.turismo.df.gov.br/brasilia-tour-virtual/.