A companhia aérea está realizando iniciativas de redução de custos e melhoria do fluxo de caixa para proteger sua posição financeira
- A prioridade é proteger a saúde e a segurança de clientes e funcionários
- Em resposta ao declínio da demanda, a empresa removerá 15 pontos percentuais de capacidade do sistema
Além dos esforços significativos em andamento para proteger a saúde e a segurança de seus clientes e funcionários, a Delta Air Lines está anunciando medidas adicionais para lidar com o impacto financeiro do surto de COVID-19 (coronavírus).
“Nas semanas desde o surgimento do COVID-19, os colaboradores da Delta enfrentaram o desafio, tomando todas as medidas possíveis para cuidar e proteger nossos clientes durante esse período estressante”, disse o CEO da Delta, Ed Bastian. “À medida que o vírus se espalhou, vimos um declínio na demanda em todas as regiões e estamos tomando medidas decisivas para também proteger a posição financeira da Delta. Como resultado, tomamos a decisão difícil, mas necessária, de reduzir imediatamente a capacidade e estamos implementando iniciativas de redução de custos e fluxo de caixa em toda a organização”.
Bastian acrescentou: “Nos últimos 10 anos, transformamos a Delta graças ao fortalecimento do balanço patrimonial, diversificando nossos fluxos de receita e melhorando a flexibilidade operacional e financeira. O ambiente é fluido e as tendências estão mudando rapidamente, mas estamos bem posicionados para gerenciar esse desafio e estamos adotando ações para garantir que a Delta mantenha sua posição de liderança e forte base financeira”.
Capacidade
Para alinhar a capacidade à demanda esperada, a Delta está reduzindo a capacidade do sistema em 15 pontos percentuais em relação ao seu plano, com a capacidade internacional reduzida em 20-25% e a capacidade doméstica reduzida em 10-15%. A empresa continuará a fazer ajustes na capacidade planejada à medida em que as tendências da demanda mudarem.
As reduções por região incluem:
Entidade | % da receita total
do ano fiscal 2019 |
Redução da capacidade |
Pacífico | 6% | – 65% |
Transatlântico | 15% | – 15-20% |
Doméstico | 72% | – 10-15% |
América Latina | 7% | – 5% |
Despesas
A Delta está realizando iniciativas de redução de custos, incluindo:
- Instituir um congelamento de novas contratações em toda a empresa e oferecer opções de licença voluntária
- Estacionar aeronaves e avaliar aposentadorias precoces de aeronaves mais antigas
Além disso, o recente declínio no preço dos combustíveis fornece aproximadamente US$ 2 bilhões em benefícios de despesas para o ano inteiro.
Balanço e fluxo de caixa
A Delta também tomou as seguintes decisões de fluxo de caixa:
- Adiar US$ 500 milhões em investimentos
- Adiar US$ 500 milhões em fundos de pensão voluntários
Suspensão de recompras de ações
A Delta possui um balanço de grau de investimento, fornecendo acesso imediato ao mercado de capitais e financiamentos bancários. A empresa anunciou recentemente a emissão de US$ 1 bilhão em dívida garantida de aeronaves a uma taxa combinada de 2,09% e pretende usar os recursos para financiar US$ 1 bilhão em débitos programados para vencer em março.
O índice de alavancagem da Delta está no limite inferior de sua faixa de 1,5 a 2,5 vezes a dívida ajustada em relação ao EBITDAR. A liquidez é forte e deve ser de pelo menos US$ 5 bilhões no final do trimestre de março. Além disso, a Delta possui aproximadamente US$ 20 bilhões em ativos não onerados, incluindo US$ 12 bilhões em aeronaves.
Declarações prospectivas
As declarações contidas neste comunicado à imprensa que não são fatos históricos, incluindo declarações sobre nossas estimativas, expectativas, crenças, intenções, projeções ou estratégias para o futuro, podem ser “declarações prospectivas”, conforme definidas na Lei de Reforma de Litígios de Valores Mobiliários de 1995. Todas as declarações prospectivas envolvem uma série de riscos e incertezas que podem causar resultados reais diferentes das estimativas, expectativas, crenças, intenções, projeções e estratégias refletidas ou sugeridas pelas declarações prospectivas. Esses riscos e incertezas incluem, entre outros, os possíveis efeitos de acidentes envolvendo nossas aeronaves; violações ou falhas de segurança em nossos sistemas de tecnologia da informação; interrupções em nossa infraestrutura de tecnologia da informação; nossa dependência de tecnologia em nossas operações; o desempenho de nossos investimentos significativos em companhias aéreas em outras partes do mundo; as restrições que os convênios em nossos contratos de financiamento poderiam ter sobre nossas operações financeiras e comerciais; questões trabalhistas; os efeitos do clima, desastres naturais e sazonalidade em nossos negócios; os efeitos de uma interrupção prolongada nos serviços prestados por terceiros; o custo do combustível da aeronave; a disponibilidade de combustível para aeronaves; falha ou incapacidade do seguro de cobrir uma responsabilidade por parte da refinaria de Monroe’s Trainer; o impacto da regulamentação ambiental na refinaria, incluindo custos relacionados às regulamentações padrão de combustíveis renováveis; nossa capacidade de reter a alta gerência e os funcionários-chave; danos à nossa reputação e marca se estivermos expostos à publicidade adversa significativa; os efeitos de ataques terroristas ou conflitos geopolíticos; condições competitivas no setor aéreo; interrupções no serviço nos principais aeroportos em que operamos; os efeitos de ampla regulamentação governamental em nossos negócios; o impacto da regulamentação ambiental em nossos negócios; a sensibilidade do setor aéreo a períodos prolongados de condições econômicas estagnadas ou fracas; incerteza nas condições econômicas; ambiente regulatório no Reino Unido relacionados à saída do Reino Unido da União Europeia; e os efeitos da rápida disseminação de doenças contagiosas.
Informações adicionais sobre riscos e incertezas que podem causar diferenças entre os resultados reais e as previsões futuras estão contidas em nossos arquivos da Comissão de Valores Mobiliários, incluindo nosso Relatório Anual no Formulário 10-K para o exercício fiscal encerrado em 31 de dezembro de 2019. O cuidado deve ser tomado para não depositar confiança indevida em nossas declarações prospectivas, que representam nossas opiniões até 10 de março de 2020 e que não pretendemos atualizar.
As informações em português também estão aqui. E, para ficar a par de todas as novidades da Delta, clique aqui.
Sobre a Delta
A Delta Air Lines (NYSE: DAL) é a companhia aérea dos Estados Unidos líder na América Latina e no Caribe em produtos, serviços, inovação, confiabilidade e experiência do cliente. Com uma equipe de 90 mil pessoas em todo o mundo, a Delta continua investindo bilhões em suas pessoas, fornecendo experiência de viagem de classe mundial e gerando retornos sem precedentes no setor para seus acionistas. Com seu esforço constante para investir, inovar e expandir, a Delta é hoje a companhia número 1 em receita total. Com sede em Atlanta, a Delta oferece mais de 5 mil embarques por dia e 15 mil embarques considerando as companhias aéreas afiliadas, incluindo a aliança SkyTeam, da qual a Delta é membro fundador. A Delta Air Lines atende a mais de 200 milhões de pessoas por ano, transportando os clientes em sua rede global líder do setor, que inclui mais de 300 destinos em mais de 50 países. A Delta opera nos principais hubs e mercados nos Estados Unidos e em todo o mundo em conjunto com seus parceiros. Veja mais detalhes sobre a Delta no Delta News Hub e no delta.com, via @DeltaNewsHub no Twitter e no Facebook.com/delta.