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domingo, novembro 24, 2024
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Delta Air Lines anuncia lucro no quarto trimestre e no ano de 2019

No quarto trimestre, finalizado em dezembro, companhia registrou ganho operacional, antes da incidência de impostos, de US$ 1,4 bilhão, lucro líquido
de US$ 1,1 bilhão e ganho por ação diluída de US$ 1,71

No ano de 2019, o ganho operacional foi de US$ 6,2 bilhões e lucro por ação diluída de US$ 7,30, um aumento de quase 30% em relação ao ano anterior

Recorde no valor de participação nos lucros: US$ 1,6 bilhão será distribuído entre os 90 mil funcionários da Delta

Em 2019, a empresa apresentou fluxo de caixa operacional de US$ 8,4 bilhões e US$ 4,2 bilhões de fluxo de caixa livre

 

A Delta Air Lines (NYSE:DAL) anunciou hoje os resultados financeiros relativos ao quarto trimestre, finalizado em dezembro, e de todo o ano de 2019, bem como divulgou suas expectativas para o primeiro trimestre de 2020. Os destaques dos resultados do quarto trimestre e do ano de 2019, obedecendo os critérios GAAP (Princípios Contábeis Geralmente Aceitos, na sigla em português) e outras métricas, são apresentados a seguir.

 

Destaques Financeiros do Quarto Trimestre

  • Lucro ajustado de US$ 1,70 por ação, um aumento de 31% em relação ao ano anterior; valor acima da orientação de US$ 1,20 a US$ 1,50 sobre a receita mais forte, combustível mais baixo e um ganho líquido de nove centavos relacionado ao desenrolar do relacionamento com a GOL
    • A receita total cresceu US$ 11,4 bilhões, o que corresponde a 7% a mais em relação ao ano anterior, levando em conta o ajuste para a venda da DAL Global Services (DGS)
    • A receita unitária total (TRASM), ajustada, cresceu 2,4%, superando as expectativas e impulsionada pela forte demanda das viagens de férias
    • As despesas operacionais não incluindo os custos com combustível, em base unitária (CASM-Ex), cresceram 4,4% em comparação ao mesmo período de 2018, alinhado com as expectativas da companhia, que esperava um crescimento de 4% a 5%

 

Destaques Financeiros do Ano de 2019

  • Lucro ajustado por ação de US$ 7,31, um aumento de 30% em comparação ao ano anterior
    • A receita total aumentou para US$ 47 bilhões, um recorde, o que significa um aumento de 7,5% considerando o mesmo período do ano anterior já ajustado com a venda de refinarias terceirizadas e DGS
    • As despesas totais aumentaram 3,9%, com o CASM-Ex subindo 2%, em linha com as metas de orientação e custo de longo prazo da empresa
    • Os 90 mil funcionários da Delta compartilharão, em 14 de fevereiro, um pagamento recorde de participação nos lucros de US$ 1,6 bilhão
    • O ano gerou US$ 8,4 bilhões em fluxo de caixa operacional e US$ 4,2 bilhões em fluxo de caixa livre
    • A companhia retornou US$ 3 bilhões aos acionistas por meio de dividendos e recompra de ações

“2019 foi um ano excepcional em todas as frentes – o melhor da história da Delta operacionalmente, financeiramente e também para os nossos clientes. Nosso pessoal, e seu compromisso de trazer as melhores experiências de viagem da categoria aos nossos 200 milhões de passageiros, são a base do nosso sucesso. Tenho o prazer de reconhecer esse excelente desempenho com uma participação nos lucros de US$ 1,6 bilhão em 2019, um recorde”, disse Ed Bastian, diretor executivo da Delta. “À medida que entramos em 2020, a demanda por viagens se mantém aquecida e a preferência por nossa companhia está crescendo, tornando a Delta apta para entregar mais um ano de fortes resultados, incluindo ganhos por ação de US$ 6,75 a US$ 7,75.”

 

Perspectivas do Primeiro Trimestre de 2020

  Previsão do 1T20
Crescimento total da receita (ano a ano) De 5% a 7%
Margem antes dos impostos (ano a ano) ~ Flat
Preço do combustível, incluindo impostos e impacto da refinaria US$ 2,00 a US$ 2,20
TRASM, ajustado (ano a ano) Flat até 2%
CASM-Ex (ano a ano) De 2% a 3%

Veja nota A para obter informações sobre a reconciliação de medidas financeiras não-GAAP projetadas

Receita

Ao longo de 2019, a receita operacional cresceu para quase US$ 47 bilhões, já considerando o ano anterior ajustado com a venda de refinarias e da DGS. A receita com bilhetes e produtos premium teve um acréscimo de 9%, juntamente com um expressivo aumento percentual de dois dígitos em relação à receita de fidelização e manutenção de terceiros.

A receita operacional da Delta de US$ 11,4 bilhões no quarto trimestre melhorou 7,2% – o equivalente a US$ 768 milhões – em relação a 2018 (ajustado para a venda da DGS). O valor foi impulsionado pelo aumento de 9% na receita com bilhetes e produtos premium, pelo crescimento de 18% na receita de fidelização e um incremento de 31% na receita de manutenção de terceiros, que foi parcialmente compensado pela receita de carga 13% menor.

Receita de passageiros no quarto trimestre por região geográfica:
• A receita interna cresceu 7,7% no trimestre com receita unitária de passageiros (PRASM) 1,6% maior e capacidade 6% maior.  A receita de produtos premium domésticos cresceu 11% e a receita corporativa cresceu 6%, impulsionada pela força na demanda de negócios e lazer durante o período de férias. A receita e a margem melhoraram em todos os hubs domésticos, com receita de até 10% nos hubs costeiros e 6% nos principais centros.
• A receita atlântica cresceu 0,8% no trimestre com capacidade 2,4% maior e uma queda de 1,6% no PRASM, impulsionada quase inteiramente pelas taxas de câmbio.
• A receita latina cresceu 6,7%, com um aumento de 6,3% na receita unitária e 0,4% maior capacidade.  Essa melhora de receita foi impulsionada pelo contínuo crescimento da receita unitária de dois dígitos no Brasil e no México.
• A receita do Pacífico caiu 0,5% em relação ao ano anterior em uma queda de 4,4% na receita unitária, principalmente devido ao ritmo menor na China.  Essa foi uma melhoria de 3,2 pontos em relação ao terceiro trimestre de 2019, impulsionado por melhorias no mercado japonês e o forte desempenho da Delta Premium Select.

“Nosso desempenho operacional líder do setor e o serviço incomparável que nosso pessoal oferece são as razões pelas quais mais e mais clientes estão escolhendo voar pela Delta. Os investimentos em confiabilidade, produto e serviço, aeroportos e tecnologia estão remodelando a percepção do cliente, impulsionando os níveis de satisfação recorde e aumentando a preferência pela marca”, disse Glen Hauenstein, presidente da Delta. “Fizemos US$ 47 bilhões em receita em 2019, um aumento de mais de US$ 3 bilhões quando ajustado em relação ao ano anterior, ao mesmo tempo em que sustentamos um prêmio de receita para a indústria de mais de 110%. As tendências de demanda permanecem aquecidas e esperamos que a dinâmica continue em 2020, com um crescimento de receita de 5% a 7% no primeiro trimestre de 2020.”

Desempenho dos Custos

Em 2019, as despesas totais aumentaram 3,9%, impulsionadas por maiores custos relacionados à receita e capacidade, participação nos lucros e despesas com pensões, que foram parcialmente compensadas pelo custo de combustível mais baixo, na casa dos US$ 501 milhões. A CASM-Ex para 2019 aumentou 2% em relação ao ano anterior, refletindo o investimento contínuo da Delta em pessoal, produto e serviços.

Especificamente no quatro trimestre, as despesas totais aumentaram 6,9% em relação ao ano anterior. Isso porque houve gastos mais altos relacionados à receita, capacidade e participação nos lucros, parcialmente compensados por uma economia de US$ 315 milhões nos custos com combustível.  Nesse período, o Casm-Ex foi de 4,4% em comparação com o ano anterior, índice gerado pelo investimento em pessoal, produto e serviços, além de obrigações de balanço relacionados com benefícios.

As despesas com combustível diminuíram 14% em relação ao quarto trimestre de 2018. O preço do combustível da Delta no último trimestre de 2019 foi de US$ 2,01 por galão, incluindo um benefício de US$ 24 milhões para a refinaria.

Fluxo de Caixa e Retorno aos Acionistas

Durante todo o ano, a Delta gerou US$ 8,4 bilhões em fluxo de caixa operacional e US$ 4,2 bilhões em fluxo de caixa livre. O fluxo de caixa líquido para o ano de 2019 é de US$ 1 bilhão em contribuições voluntárias para aposentadorias, incluindo US$ 500 milhões feitas no último trimestre do ano.

A empresa investiu US$ 4,5 bilhões nos negócios em 2019, incluindo US$ 954 milhões no último trimestre. Foram 88 novas aeronaves adquiridas durante o ano. A contínua renovação da frota da empresa visa gerar maior satisfação do cliente, o aumento dos assentos premium disponíveis e maior eficácia no uso de combustível.

No último trimestre do ano, a Delta gerou US$ 969 milhões em fluxo de caixa operacional e US$ 141 milhões em fluxo de caixa livre. A Delta devolveu US$ 484 milhões aos acionistas, incluindo US$ 225 milhões em recompras de ações e US$ 259 milhões em dividendos durante o trimestre. Durante todo o ano, a Delta devolveu US$ 3 bilhões aos acionistas, incluindo US$ 2 bilhões em recompras de ações e US$ 980 milhões em dividendos.

“A forte geração de caixa continua a diferenciar a Delta e permite um constante reinvestimento nos negócios, mantendo os retornos de caixa para os proprietários em 70% do fluxo de caixa livre”, acrescentou Jacobson. “Esperamos gerar um fluxo de caixa livre de US$ 4 bilhões novamente este ano, colocando-nos no caminho de entregar um fluxo de caixa livre acumulado de três anos acima de US$ 10 bilhões até o final de 2020”.

Destaques Estratégicos

Em 2019, a Delta alcançou vários marcos em seus cinco principais pilares estratégicos.

Cultura e Pessoas
• O pessoal da Delta recebeu US$ 1,6 bilhão em participação nos lucros e US$ 87 milhões em recompensas compartilhadas, um reconhecimento ao excelente desempenho dos 90.000 funcionários da Delta em 2019.
• Contribuímos com mais de US$ 60 milhões e 800.000 horas de voluntariado em 2019 como parte do compromisso da Delta com as comunidades em que estamos inseridos. Foi lançado o programa Great Delta Give-Back, um reforço no compromisso com as comunidades que a Delta atende em todo o mundo, oferecendo aos funcionários um dia de serviço pago anual.

Confiabilidade Operacional
• Em 2019, alcançamos 281 dias de zero cancelamento em nossas principais rotas e 165 dias de zero cancelamento em todo o sistema. Esses números representam uma melhoria de 12% e 15%, respectivamente, em relação a 2018.
• Atingimos o fator de conclusão de registros em 2019, com base no sistema e nas rotas principais, com um fator de conclusão de 99,83%.
• Obtivemos um recorde histórico de 204 milhões de clientes em 2019, 6% a mais que no ano anterior, com uma taxa de ocupação recorde de 86,3%.
• Obtivemos uma melhoria de 2% na eficiência de combustível por meio de renovação de frota e outras iniciativas. A Delta também firmou um acordo com a Gevo para o uso de 10 milhões de galões de combustível sustentável para aviação por ano.

Rede e Parcerias
• Fortalecemos parcerias globais em todas as entidades internacionais com: o anúncio de uma aliança estratégica com o Grupo LATAM Airlines, incluindo a conclusão de uma oferta pública para adquirir uma participação acionária de 20%; o investimento em ações em Hanjin-KAL, o maior acionista da Korean Air; aprovação do Departamento de Transporte dos Estados Unidos para imunidade antitruste para a joint venture expandida entre Delta, Air France, KLM e Virgin Atlantic.
• Anunciamos uma combinação entre a Delta Private Jets e a Wheels Up, uma empresa de aviação privada, para criar uma das maiores frotas próprias e gerenciadas de aeronaves particulares do mundo, com mais de 190 aeronaves e 8.000 clientes na empresa combinada.
• Ampliamos o alcance global da Delta com novos serviços entre Amsterdã-Tampa, Boston-Edimburgo, Boston-Lisboa, Mineápolis-Cidade do México, Mineápolis-Seul, Nova York JFK-Bogotá, Nova York JFK-Mumbai e Seattle-Osaka.

Fidelidade e Experiência do Cliente
• Anunciamos uma renovação de contrato de 11 anos entre a Delta e a American Express, com a contribuição de US$ 4,1 bilhões em 2019 ampliada para quase US$ 7 bilhões até 2023, incluindo um relançamento completo em que os titulares de cartões poderão aproveitar mais maneiras de ganhar milhas.
• Adicionamos um número recorde de novos membros SkyMiles em um ano, com o número de novos membros aumentando mais que o triplo em relação a apenas três anos atrás e adicionando um recorde de 1,1 milhão de novos titulares de cartão Delta American Express, marcando o terceiro ano consecutivo com mais de um milhão de novos titulares de cartão.
• Lançamos uma experiência internacional de cabine principal líder do setor, projetada por comissários de bordo para elevar e diferenciar a experiência do cliente Delta, com toques bem pensados, como coquetéis de boas-vindas, serviço de toalhas quentes, refeições no estilo bistrô e muito mais.
• Recebemos 88 novas aeronaves, incluindo as A220-100 e A330-900neo, com entretenimento a bordo, espaçosos compartimentos de bagagem e almofadas de espuma com memória em toda a aeronave, para maior conforto.
• Atualizamos o aplicativo FlyDelta, que fornece check-in internacional automático, tempos de espera na área de segurança integrados e a capacidade de pré-selecionar refeições no Delta One e na Primeira Classe doméstica.
• Fomos premiados como a companhia aérea número 1 na Pesquisa de companhias aéreas pela Business Travel News pelo nono ano consecutivo, conquistando prêmios nas 11 categorias.

Balanço do Grau de Investimento
• Relatamos uma dívida ajustada em 1,7x / EBITDAR, nos posicionando na extremidade inferior de nossa meta de longo prazo de 1,5x a 2,5x a dívida ajustada em relação ao EBITDAR, que deverá permitir à Delta manter classificações de grau de investimento durante um ciclo de negócios.
• Concluímos uma oferta de dívida não garantida de US$ 1,5 bilhão por meio de um mix de notas de cinco e 10 anos a uma taxa combinada de 3,24%, as mais baixas taxas não garantidas alcançadas pela Delta para esses períodos de maturidade em sua história. Os recursos dessa oferta foram utilizados para financiar a aquisição da participação de 20% no LATAM Airlines Group.

Resultados do Quarto Trimestre e do Ano Completo de 2019

Os resultados ajustados excluem principalmente o impacto dos ajustes mark-to-market (“MTM”)

  GAAP Ajustado GAAP Ajustado
($ em milhões, exceto por ação e custos unitários) 4T19 4T18 4T19 4T18 FY19 FY18 FY19 FY18
Resultado líquido 1,099   1,019   1,096   885   4,767   3,935   4,773   3,893  
Lucro diluído por ação 1.71   1.49   1.70   1.30   7.30   5.67   7.31   5.61  
Receita operacional 11,439   10,742   11,437   10,668   47,007   44,438   46,910   43,645  
Receita total por assento disponível por milha (TRASM) 17.47   17.18   17.47 17.06   17.07   16.87   17.03 16.57  
Custo unitário consolidado (CASM/CASM-Ex) 15.34   15.44   11.21   10.74   14.67   14.87   10.52   10.31  

 

Sobre a Delta

Delta Air Lines (NYSE: DAL) é a companhia aérea global dos E.U.A. líder em produtos, serviços, inovação, confiabilidade e experiência do cliente. Fortalecida por suas 90,000 pessoas ao redor do mundo, a Delta continua a investir bilhões em suas pessoas, entregando uma experiência de viagem de categoria global, e gerando retornos aos acionistas sem precedentes na indústria. Com seu constante objetivo em investir, inovar e expandir, a Delta hoje é a companhia aérea global dos E.U.A número 1 em receitas totais.

Declarações Prospectivas
As declarações nesta atualização para os investidores que não forem fatos históricos, incluindo declarações de estimativas, expectativas, crenças, intenções, projeções ou estratégias para o futuro, podem ser “declarações prospectivas”, conforme definido na Lei de Reforma de Litígios de Títulos Privados de 1995. Todas as declarações prospectivas envolvem uma série de riscos e incertezas que podem causar diferenças significativas nos resultados reais em relação às estimativas, expectativas, crenças, intenções, projeções e estratégias refletidas ou sugeridas pelas declarações prospectivas. Estes riscos e incertezas incluem, mas não somente, custo do combustível das aeronaves; disponibilidade do combustível de aviação; impacto da atividade de hedging de combustível, incluindo reequilíbrio da nossa carteira de hedge; ajustes na marcação de mercado ou garantia relacionada aos contratos de hedge de combustível; a performance dos nossos significativos investimentos em companhias aéreas em outras partes do mundo; possíveis efeitos de acidentes envolvendo nossas aeronaves; interrupções ou falhas de segurança dos nossos sistemas de tecnologia da informação; interrupções em nossa infraestrutura de tecnologia da informação; nossa dependência por tecnologia nas operações; restrições que os compromissos financeiros em nossos contratos de financiamento podem ter em nossas operações financeiras e comerciais; questões trabalhistas; efeitos meteorológicos, de desastres naturais e sazonalidade em nossos negócios; efeitos de uma interrupção prolongada dos serviços prestados por transportadoras regionais de terceiros; falha ou incapacidade do seguro de cobrir um passivo significativo na refinaria de Monroe em Trainer; impacto da regulação ambiental na refinaria em Trainer, incluindo os custos relacionados a regulamentos de combustível renovável; nossa capacidade de manter a alta gerência e os principais funcionários; danos em nossa reputação e marca se formos expostos à publicidade adversa significativa nas redes sociais; efeitos de ataques terroristas ou conflitos geopolíticos; condições competitivas no setor de transportes aéreos; interrupções ou paradas no funcionamento de aeroportos onde operamos; efeitos da regulamentação governamental extensiva em nossos negócios; a sensibilidade da indústria aérea a períodos prolongados de condições econômicas estagnadas ou fracas; incerteza nas condições econômicas e no ambiente regulatório no Reino Unido com relação à saída do país da União Europeia; e efeitos da rápida propagação de doenças contagiosas.

Informações adicionais sobre riscos e incertezas que possam causar diferenças entre os resultados reais e as previsões estão contidas nos nossos registros da Comissão de Valores Mobiliários e Câmbio, incluindo nosso Relatório Anual no Formulário 10-K para o ano fiscal encerrado em 31 de dezembro de 2019.  Um cuidado especial deve ser considerado para não depositar confiança indevida em nossas previsões, que representam nossas opiniões válidas a partir de 14 de janeiro de 2020 e que não pretendemos atualizar.

 

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