No quarto trimestre, finalizado em dezembro, companhia registrou ganho operacional, antes da incidência de impostos, de US$ 1,4 bilhão, lucro líquido
de US$ 1,1 bilhão e ganho por ação diluída de US$ 1,71
No ano de 2019, o ganho operacional foi de US$ 6,2 bilhões e lucro por ação diluída de US$ 7,30, um aumento de quase 30% em relação ao ano anterior
Recorde no valor de participação nos lucros: US$ 1,6 bilhão será distribuído entre os 90 mil funcionários da Delta
Em 2019, a empresa apresentou fluxo de caixa operacional de US$ 8,4 bilhões e US$ 4,2 bilhões de fluxo de caixa livre
A Delta Air Lines (NYSE:DAL) anunciou hoje os resultados financeiros relativos ao quarto trimestre, finalizado em dezembro, e de todo o ano de 2019, bem como divulgou suas expectativas para o primeiro trimestre de 2020. Os destaques dos resultados do quarto trimestre e do ano de 2019, obedecendo os critérios GAAP (Princípios Contábeis Geralmente Aceitos, na sigla em português) e outras métricas, são apresentados a seguir.
Destaques Financeiros do Quarto Trimestre
- Lucro ajustado de US$ 1,70 por ação, um aumento de 31% em relação ao ano anterior; valor acima da orientação de US$ 1,20 a US$ 1,50 sobre a receita mais forte, combustível mais baixo e um ganho líquido de nove centavos relacionado ao desenrolar do relacionamento com a GOL
• A receita total cresceu US$ 11,4 bilhões, o que corresponde a 7% a mais em relação ao ano anterior, levando em conta o ajuste para a venda da DAL Global Services (DGS)
• A receita unitária total (TRASM), ajustada, cresceu 2,4%, superando as expectativas e impulsionada pela forte demanda das viagens de férias
• As despesas operacionais não incluindo os custos com combustível, em base unitária (CASM-Ex), cresceram 4,4% em comparação ao mesmo período de 2018, alinhado com as expectativas da companhia, que esperava um crescimento de 4% a 5%
Destaques Financeiros do Ano de 2019
- Lucro ajustado por ação de US$ 7,31, um aumento de 30% em comparação ao ano anterior
• A receita total aumentou para US$ 47 bilhões, um recorde, o que significa um aumento de 7,5% considerando o mesmo período do ano anterior já ajustado com a venda de refinarias terceirizadas e DGS
• As despesas totais aumentaram 3,9%, com o CASM-Ex subindo 2%, em linha com as metas de orientação e custo de longo prazo da empresa
• Os 90 mil funcionários da Delta compartilharão, em 14 de fevereiro, um pagamento recorde de participação nos lucros de US$ 1,6 bilhão
• O ano gerou US$ 8,4 bilhões em fluxo de caixa operacional e US$ 4,2 bilhões em fluxo de caixa livre
• A companhia retornou US$ 3 bilhões aos acionistas por meio de dividendos e recompra de ações
“2019 foi um ano excepcional em todas as frentes – o melhor da história da Delta operacionalmente, financeiramente e também para os nossos clientes. Nosso pessoal, e seu compromisso de trazer as melhores experiências de viagem da categoria aos nossos 200 milhões de passageiros, são a base do nosso sucesso. Tenho o prazer de reconhecer esse excelente desempenho com uma participação nos lucros de US$ 1,6 bilhão em 2019, um recorde”, disse Ed Bastian, diretor executivo da Delta. “À medida que entramos em 2020, a demanda por viagens se mantém aquecida e a preferência por nossa companhia está crescendo, tornando a Delta apta para entregar mais um ano de fortes resultados, incluindo ganhos por ação de US$ 6,75 a US$ 7,75.”
Perspectivas do Primeiro Trimestre de 2020
Previsão do 1T20 | |
Crescimento total da receita (ano a ano) | De 5% a 7% |
Margem antes dos impostos (ano a ano) | ~ Flat |
Preço do combustível, incluindo impostos e impacto da refinaria | US$ 2,00 a US$ 2,20 |
TRASM, ajustado (ano a ano) | Flat até 2% |
CASM-Ex (ano a ano) | De 2% a 3% |
Veja nota A para obter informações sobre a reconciliação de medidas financeiras não-GAAP projetadas
Receita
Ao longo de 2019, a receita operacional cresceu para quase US$ 47 bilhões, já considerando o ano anterior ajustado com a venda de refinarias e da DGS. A receita com bilhetes e produtos premium teve um acréscimo de 9%, juntamente com um expressivo aumento percentual de dois dígitos em relação à receita de fidelização e manutenção de terceiros.
A receita operacional da Delta de US$ 11,4 bilhões no quarto trimestre melhorou 7,2% – o equivalente a US$ 768 milhões – em relação a 2018 (ajustado para a venda da DGS). O valor foi impulsionado pelo aumento de 9% na receita com bilhetes e produtos premium, pelo crescimento de 18% na receita de fidelização e um incremento de 31% na receita de manutenção de terceiros, que foi parcialmente compensado pela receita de carga 13% menor.
Receita de passageiros no quarto trimestre por região geográfica:
• A receita interna cresceu 7,7% no trimestre com receita unitária de passageiros (PRASM) 1,6% maior e capacidade 6% maior. A receita de produtos premium domésticos cresceu 11% e a receita corporativa cresceu 6%, impulsionada pela força na demanda de negócios e lazer durante o período de férias. A receita e a margem melhoraram em todos os hubs domésticos, com receita de até 10% nos hubs costeiros e 6% nos principais centros.
• A receita atlântica cresceu 0,8% no trimestre com capacidade 2,4% maior e uma queda de 1,6% no PRASM, impulsionada quase inteiramente pelas taxas de câmbio.
• A receita latina cresceu 6,7%, com um aumento de 6,3% na receita unitária e 0,4% maior capacidade. Essa melhora de receita foi impulsionada pelo contínuo crescimento da receita unitária de dois dígitos no Brasil e no México.
• A receita do Pacífico caiu 0,5% em relação ao ano anterior em uma queda de 4,4% na receita unitária, principalmente devido ao ritmo menor na China. Essa foi uma melhoria de 3,2 pontos em relação ao terceiro trimestre de 2019, impulsionado por melhorias no mercado japonês e o forte desempenho da Delta Premium Select.
“Nosso desempenho operacional líder do setor e o serviço incomparável que nosso pessoal oferece são as razões pelas quais mais e mais clientes estão escolhendo voar pela Delta. Os investimentos em confiabilidade, produto e serviço, aeroportos e tecnologia estão remodelando a percepção do cliente, impulsionando os níveis de satisfação recorde e aumentando a preferência pela marca”, disse Glen Hauenstein, presidente da Delta. “Fizemos US$ 47 bilhões em receita em 2019, um aumento de mais de US$ 3 bilhões quando ajustado em relação ao ano anterior, ao mesmo tempo em que sustentamos um prêmio de receita para a indústria de mais de 110%. As tendências de demanda permanecem aquecidas e esperamos que a dinâmica continue em 2020, com um crescimento de receita de 5% a 7% no primeiro trimestre de 2020.”
Desempenho dos Custos
Em 2019, as despesas totais aumentaram 3,9%, impulsionadas por maiores custos relacionados à receita e capacidade, participação nos lucros e despesas com pensões, que foram parcialmente compensadas pelo custo de combustível mais baixo, na casa dos US$ 501 milhões. A CASM-Ex para 2019 aumentou 2% em relação ao ano anterior, refletindo o investimento contínuo da Delta em pessoal, produto e serviços.
Especificamente no quatro trimestre, as despesas totais aumentaram 6,9% em relação ao ano anterior. Isso porque houve gastos mais altos relacionados à receita, capacidade e participação nos lucros, parcialmente compensados por uma economia de US$ 315 milhões nos custos com combustível. Nesse período, o Casm-Ex foi de 4,4% em comparação com o ano anterior, índice gerado pelo investimento em pessoal, produto e serviços, além de obrigações de balanço relacionados com benefícios.
As despesas com combustível diminuíram 14% em relação ao quarto trimestre de 2018. O preço do combustível da Delta no último trimestre de 2019 foi de US$ 2,01 por galão, incluindo um benefício de US$ 24 milhões para a refinaria.
Fluxo de Caixa e Retorno aos Acionistas
Durante todo o ano, a Delta gerou US$ 8,4 bilhões em fluxo de caixa operacional e US$ 4,2 bilhões em fluxo de caixa livre. O fluxo de caixa líquido para o ano de 2019 é de US$ 1 bilhão em contribuições voluntárias para aposentadorias, incluindo US$ 500 milhões feitas no último trimestre do ano.
A empresa investiu US$ 4,5 bilhões nos negócios em 2019, incluindo US$ 954 milhões no último trimestre. Foram 88 novas aeronaves adquiridas durante o ano. A contínua renovação da frota da empresa visa gerar maior satisfação do cliente, o aumento dos assentos premium disponíveis e maior eficácia no uso de combustível.
No último trimestre do ano, a Delta gerou US$ 969 milhões em fluxo de caixa operacional e US$ 141 milhões em fluxo de caixa livre. A Delta devolveu US$ 484 milhões aos acionistas, incluindo US$ 225 milhões em recompras de ações e US$ 259 milhões em dividendos durante o trimestre. Durante todo o ano, a Delta devolveu US$ 3 bilhões aos acionistas, incluindo US$ 2 bilhões em recompras de ações e US$ 980 milhões em dividendos.
“A forte geração de caixa continua a diferenciar a Delta e permite um constante reinvestimento nos negócios, mantendo os retornos de caixa para os proprietários em 70% do fluxo de caixa livre”, acrescentou Jacobson. “Esperamos gerar um fluxo de caixa livre de US$ 4 bilhões novamente este ano, colocando-nos no caminho de entregar um fluxo de caixa livre acumulado de três anos acima de US$ 10 bilhões até o final de 2020”.
Destaques Estratégicos
Em 2019, a Delta alcançou vários marcos em seus cinco principais pilares estratégicos.
Cultura e Pessoas
• O pessoal da Delta recebeu US$ 1,6 bilhão em participação nos lucros e US$ 87 milhões em recompensas compartilhadas, um reconhecimento ao excelente desempenho dos 90.000 funcionários da Delta em 2019.
• Contribuímos com mais de US$ 60 milhões e 800.000 horas de voluntariado em 2019 como parte do compromisso da Delta com as comunidades em que estamos inseridos. Foi lançado o programa Great Delta Give-Back, um reforço no compromisso com as comunidades que a Delta atende em todo o mundo, oferecendo aos funcionários um dia de serviço pago anual.
Confiabilidade Operacional
• Em 2019, alcançamos 281 dias de zero cancelamento em nossas principais rotas e 165 dias de zero cancelamento em todo o sistema. Esses números representam uma melhoria de 12% e 15%, respectivamente, em relação a 2018.
• Atingimos o fator de conclusão de registros em 2019, com base no sistema e nas rotas principais, com um fator de conclusão de 99,83%.
• Obtivemos um recorde histórico de 204 milhões de clientes em 2019, 6% a mais que no ano anterior, com uma taxa de ocupação recorde de 86,3%.
• Obtivemos uma melhoria de 2% na eficiência de combustível por meio de renovação de frota e outras iniciativas. A Delta também firmou um acordo com a Gevo para o uso de 10 milhões de galões de combustível sustentável para aviação por ano.
Rede e Parcerias
• Fortalecemos parcerias globais em todas as entidades internacionais com: o anúncio de uma aliança estratégica com o Grupo LATAM Airlines, incluindo a conclusão de uma oferta pública para adquirir uma participação acionária de 20%; o investimento em ações em Hanjin-KAL, o maior acionista da Korean Air; aprovação do Departamento de Transporte dos Estados Unidos para imunidade antitruste para a joint venture expandida entre Delta, Air France, KLM e Virgin Atlantic.
• Anunciamos uma combinação entre a Delta Private Jets e a Wheels Up, uma empresa de aviação privada, para criar uma das maiores frotas próprias e gerenciadas de aeronaves particulares do mundo, com mais de 190 aeronaves e 8.000 clientes na empresa combinada.
• Ampliamos o alcance global da Delta com novos serviços entre Amsterdã-Tampa, Boston-Edimburgo, Boston-Lisboa, Mineápolis-Cidade do México, Mineápolis-Seul, Nova York JFK-Bogotá, Nova York JFK-Mumbai e Seattle-Osaka.
Fidelidade e Experiência do Cliente
• Anunciamos uma renovação de contrato de 11 anos entre a Delta e a American Express, com a contribuição de US$ 4,1 bilhões em 2019 ampliada para quase US$ 7 bilhões até 2023, incluindo um relançamento completo em que os titulares de cartões poderão aproveitar mais maneiras de ganhar milhas.
• Adicionamos um número recorde de novos membros SkyMiles em um ano, com o número de novos membros aumentando mais que o triplo em relação a apenas três anos atrás e adicionando um recorde de 1,1 milhão de novos titulares de cartão Delta American Express, marcando o terceiro ano consecutivo com mais de um milhão de novos titulares de cartão.
• Lançamos uma experiência internacional de cabine principal líder do setor, projetada por comissários de bordo para elevar e diferenciar a experiência do cliente Delta, com toques bem pensados, como coquetéis de boas-vindas, serviço de toalhas quentes, refeições no estilo bistrô e muito mais.
• Recebemos 88 novas aeronaves, incluindo as A220-100 e A330-900neo, com entretenimento a bordo, espaçosos compartimentos de bagagem e almofadas de espuma com memória em toda a aeronave, para maior conforto.
• Atualizamos o aplicativo FlyDelta, que fornece check-in internacional automático, tempos de espera na área de segurança integrados e a capacidade de pré-selecionar refeições no Delta One e na Primeira Classe doméstica.
• Fomos premiados como a companhia aérea número 1 na Pesquisa de companhias aéreas pela Business Travel News pelo nono ano consecutivo, conquistando prêmios nas 11 categorias.
Balanço do Grau de Investimento
• Relatamos uma dívida ajustada em 1,7x / EBITDAR, nos posicionando na extremidade inferior de nossa meta de longo prazo de 1,5x a 2,5x a dívida ajustada em relação ao EBITDAR, que deverá permitir à Delta manter classificações de grau de investimento durante um ciclo de negócios.
• Concluímos uma oferta de dívida não garantida de US$ 1,5 bilhão por meio de um mix de notas de cinco e 10 anos a uma taxa combinada de 3,24%, as mais baixas taxas não garantidas alcançadas pela Delta para esses períodos de maturidade em sua história. Os recursos dessa oferta foram utilizados para financiar a aquisição da participação de 20% no LATAM Airlines Group.
Resultados do Quarto Trimestre e do Ano Completo de 2019
Os resultados ajustados excluem principalmente o impacto dos ajustes mark-to-market (“MTM”)
GAAP | Ajustado | GAAP | Ajustado | |||||||||||||
($ em milhões, exceto por ação e custos unitários) | 4T19 | 4T18 | 4T19 | 4T18 | FY19 | FY18 | FY19 | FY18 | ||||||||
Resultado líquido | 1,099 | 1,019 | 1,096 | 885 | 4,767 | 3,935 | 4,773 | 3,893 | ||||||||
Lucro diluído por ação | 1.71 | 1.49 | 1.70 | 1.30 | 7.30 | 5.67 | 7.31 | 5.61 | ||||||||
Receita operacional | 11,439 | 10,742 | 11,437 | 10,668 | 47,007 | 44,438 | 46,910 | 43,645 | ||||||||
Receita total por assento disponível por milha (TRASM) | 17.47 | 17.18 | 17.47 | 17.06 | 17.07 | 16.87 | 17.03 | 16.57 | ||||||||
Custo unitário consolidado (CASM/CASM-Ex) | 15.34 | 15.44 | 11.21 | 10.74 | 14.67 | 14.87 | 10.52 | 10.31 |
Sobre a Delta
Delta Air Lines (NYSE: DAL) é a companhia aérea global dos E.U.A. líder em produtos, serviços, inovação, confiabilidade e experiência do cliente. Fortalecida por suas 90,000 pessoas ao redor do mundo, a Delta continua a investir bilhões em suas pessoas, entregando uma experiência de viagem de categoria global, e gerando retornos aos acionistas sem precedentes na indústria. Com seu constante objetivo em investir, inovar e expandir, a Delta hoje é a companhia aérea global dos E.U.A número 1 em receitas totais.
Declarações Prospectivas
As declarações nesta atualização para os investidores que não forem fatos históricos, incluindo declarações de estimativas, expectativas, crenças, intenções, projeções ou estratégias para o futuro, podem ser “declarações prospectivas”, conforme definido na Lei de Reforma de Litígios de Títulos Privados de 1995. Todas as declarações prospectivas envolvem uma série de riscos e incertezas que podem causar diferenças significativas nos resultados reais em relação às estimativas, expectativas, crenças, intenções, projeções e estratégias refletidas ou sugeridas pelas declarações prospectivas. Estes riscos e incertezas incluem, mas não somente, custo do combustível das aeronaves; disponibilidade do combustível de aviação; impacto da atividade de hedging de combustível, incluindo reequilíbrio da nossa carteira de hedge; ajustes na marcação de mercado ou garantia relacionada aos contratos de hedge de combustível; a performance dos nossos significativos investimentos em companhias aéreas em outras partes do mundo; possíveis efeitos de acidentes envolvendo nossas aeronaves; interrupções ou falhas de segurança dos nossos sistemas de tecnologia da informação; interrupções em nossa infraestrutura de tecnologia da informação; nossa dependência por tecnologia nas operações; restrições que os compromissos financeiros em nossos contratos de financiamento podem ter em nossas operações financeiras e comerciais; questões trabalhistas; efeitos meteorológicos, de desastres naturais e sazonalidade em nossos negócios; efeitos de uma interrupção prolongada dos serviços prestados por transportadoras regionais de terceiros; falha ou incapacidade do seguro de cobrir um passivo significativo na refinaria de Monroe em Trainer; impacto da regulação ambiental na refinaria em Trainer, incluindo os custos relacionados a regulamentos de combustível renovável; nossa capacidade de manter a alta gerência e os principais funcionários; danos em nossa reputação e marca se formos expostos à publicidade adversa significativa nas redes sociais; efeitos de ataques terroristas ou conflitos geopolíticos; condições competitivas no setor de transportes aéreos; interrupções ou paradas no funcionamento de aeroportos onde operamos; efeitos da regulamentação governamental extensiva em nossos negócios; a sensibilidade da indústria aérea a períodos prolongados de condições econômicas estagnadas ou fracas; incerteza nas condições econômicas e no ambiente regulatório no Reino Unido com relação à saída do país da União Europeia; e efeitos da rápida propagação de doenças contagiosas.
Informações adicionais sobre riscos e incertezas que possam causar diferenças entre os resultados reais e as previsões estão contidas nos nossos registros da Comissão de Valores Mobiliários e Câmbio, incluindo nosso Relatório Anual no Formulário 10-K para o ano fiscal encerrado em 31 de dezembro de 2019. Um cuidado especial deve ser considerado para não depositar confiança indevida em nossas previsões, que representam nossas opiniões válidas a partir de 14 de janeiro de 2020 e que não pretendemos atualizar.