No último fim de semana, durante o DED Nordeste, evento de marketing digital que aconteceu no Centro de Convenções de Natal, foi ativada a ação “Rendeiras da Vila”, elencada pela equipe de marketing da EMPROTUR como produto estrela do turismo de segmento cultural no Rio Grande do Norte.
As rendeiras trouxeram para a feira de negócios do evento a experiência da confecção da pulseira da fortuna, que consiste na prática de vivência, que pode durar entre 40 e 60 minutos, da feitura de uma pulseira de bilro. Na ocasião, tiveram também a chance de estarem e estabelecerem contato com a rede de participantes do evento, viabilizando novas oportunidades de negócios e parcerias.
A forma de criação das rendeiras da Vila de Ponta Negra tem tudo a ver com os primeiros estudos acerca de programação digital. Com seus cartões perfurados para confecção das peças de renda, elas utilizam sistema similar ao da matemática Ada Lovelace, que no século XIX criou o que hoje é considerado o primeiro algoritmo especificamente criado para ser implementado num computador.