Evento alavanca economia do Estado com impacto de R$ 1,7 bilhão
Sessenta por cento do público do Rock in Rio é de fora do Rio de Janeiro. O evento atraiu visitantes de 73 países e de todos os Estados do Brasil. A expectativa de permanência dos estrangeiros é de 4 a 5 dias e dos visitantes nacionais de 2 a 3.
Otavio Leite, secretário de estado de Turismo do Rio de Janeiro, participou da abertura do evento e destacou que 60% das 700 mil pessoas que participarão do evento são de fora do Rio.
– É um evento importantíssimo para o turismo do Rio de Janeiro que gera R$1,7 bilhão na economia e 25 mil empregos. Para aproveitar esse enorme fluxo de pessoas lançamos o TurisRock que permite aos turistas conhecerem outras atrações e destinos do Estado, seja antes, durante ou depois dos shows.
O programa oferece desconto de 30% na tarifa dos meios de hospedagem. A promoção é válida até 13 de outubro para todas as cidades do Estado, exceto a Capital. São 173 estabelecimentos hoteleiros participantes de 25 destinos fluminenses. A ação tem o apoio da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), dos Conventions Bureau (CVBs) e das prefeituras municipais.
Participarão no Rock in Rio pessoas oriundas de todos os estados do Brasil, mas a maior procura é dos moradores de São Paulo, Minas e Bahia. Já do exterior haverá representantes de 73 países. Entre eles, estarão no Festival, turistas dos Estados Unidos, Argentina, França Rússia, Emirados Árabes, Polônia, Chile, Dinamarca e Canadá.
A rede hoteleira comemora os números. Até o dia 26/09, 78% dos quartos do Rio já estavam reservados para a primeira semana e 84% para a segunda, segundo os Hotéis Rio. A ocupação vai superar a registrada na última edição. Na primeira semana os números são 4% superiores e na segunda há 2,5% a mais do que o total em 2017.
A Secretaria de Estado de Turismo participará do Rock in Rio 2019 em um estande do Governo onde estarão, também, a Secretaria de Cultura, o Detran e a Lei Seca. O local foi visitado, neste primeiro dia, por Rubem Medina que tirou, junto ao secretário Otavio Leite, uma foto no chroma key, em uma cidade das seis regiões turísticas prioritárias do Estado. A foto é entregue ao visitante e enviada para o e-mail. Há, ainda, totens com acesso ao site do TurisRock (www.turisrock.com.br) e a distribuição de um brinde: um tag de mala personalizado especialmente para o Festival.
FOTOS: Flávio Cabral