Em virtude da entrevista dada a TV Bandeirantes pelo presidente da ABIH-RJ que ressaltou que a maioria dos brasileiros não procuram mais agentes de viagens para comprar viagens, além da ABAV Nacional a FENACTUR também se manifestou, transcrevemos na íntegra a carta enviada pelo presidente Michel Tuma Ness ao presidente da entidade.
CARTA DA FENACTUR PARA A ABIH-RJ
ABIH
Prezado Sr. Alfredo Lopes,
Na condição de entidade nacional representativa dos 25 Sindicatos de Empresas de Turismo do País, que representam mais de 23.000 de Agências de Viagens em todo o Brasil, a maioria delas, 99,5%, micro e pequenas empresas, que empregam mais de 150 mil trabalhadores, vimos pela presente protestar de forma veemente sobre a manifestação da ABIH – Associação Brasileira da Industria Hoteleira do Rio de Janeiro, através de entrevista do seu Presidente, Sr. Alfredo Lopes, no último 24 de agosto, pelo Jornal da Band, numa reportagem nominada de “Maioria dos brasileiros dispensa agências para viajar”.
A par da matéria ser uma inverdade, que desinforma o telespectador, pois não condiz com a realidade do mercado brasileiro de distribuição de serviços turísticos e, mesmo ciente que a reportagem preconiza a dispensa dos serviços técnicos especializados do Agente de Viagens, em sua entrevista o Presidente da ABIH-RJ, Sr. Alfredo Lopes, estimula a procura direta pelos hotéis, em detrimento às Agências de Viagens, informando que eles oferecem condições especiais, com exclusividade, através das compras efetuadas diretamente, como: up grade e descontos em passeios.
Entendemos que configura uma atitude contra a livre concorrência e uma prática de reserva de mercado, em flagrante desrespeito ao profissional Agente de Viagens e pune toda a rede de distribuição formada pelas Agências de Viagens, desse modo, caracterizada a prática desleal e a flagrante afronta aos princípios comerciais que devem
nortear as relações comerciais, particularmente aquelas que devem prevalecer entre os chamados “parceiros de negócios”.
Por oportuno, vale também registrar, o grande e o árduo trabalho feito pelos Agentes de Viagens durante muitas décadas divulgando, incentivando e hospedando os viajantes na rede hoteleira nacional e, com absoluta certeza, sem este trabalho de parceria das Agências de Viagens muito dos hotéis de sucesso, talvez hoje não existissem ou tampouco teriam se tornado realidade.
No mundo inteiro as Agências de Viagens são amplamente reconhecidas como o início, o meio, o fim e de uma boa experiência de viagem, além da assistência que prestam no pós viagem, quando requisitados pelos viajantes, é este reconhecimento e o respeito devido que nossa categoria econômica deseja receber da ABIH-RJ.
Aguardamos um breve pronunciamento a este nosso protesto, certos de que será recebido, apreciado e acolhido com o mesmo espírito de parceiros comerciais que o norteou, permanecemos à disposição renovando, por oportuno, protestos de distinta consideração.
Michel Tuma Ness
Presidente Fenactur – Federação Nacional de Turismo.