Serão apresentados produtos, técnicas e matérias-primas de cada região
Item importante para qualquer turista, o artesanato é um produto de grande importância dentro do setor turístico. Afinal, todos os visitantes gostam de levar uma lembrança do local que conheceram. Por conta dessa ligação, o Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro, coordenado pela Setur-RJ, convidou artífices das regiões turísticas fluminenses a participarem do Salão Estadual do Turismo.
Segundo Otavio Leite, secretário de estado de Turismo do Rio de Janeiro, o artesanato é um poderoso gerador de recursos e desenvolvimento regional.
– O artesanato é a representação da cultura do povo, cada região turística do nosso Estado tem características diferenciadas em relação ao tipo de artesanato que é produzido. Durante o Salão do Turismo, mais de 150 artesãos estarão expondo seus produtos, comercializando e apresentando as técnicas usadas. Quem visitar o evento poderá conhecer e se encantar com a pluralidade desta arte.
Haverá representantes das 12 regiões turísticas do Estado: Metropolitana, Costa do Sol, Costa Verde, Vale do Café, Serra Verde Imperial, Caminhos Coloniais, Baixada Verde, Costa Doce, Águas do Noroeste, Agulhas Negras, Caminhos da Serra e Caminhos da Mata. Estarão no evento trabalhos produzidos em bordado, pintura, reaproveitamento, cerâmica, escultura e marchetaria, entre outros. Entre os produtos que podem ser adquiridos há objetos decorativos, bonecas, acessórios, cestos, tapetes e flores de palha de milho.
O Programa estará presente em três ambientes do Salão: comercialização, exposição dos trabalhos dos artesãos cadastrados e o espaço “Saber Fazer”, que contará com oficinas, ensinando técnicas das 12 regiões turísticas presentes.