Nesta quarta-feira (07) o secretário do Turismo do Estado, Fausto Franco, participou da abertura do Hospitality Experience 2019, que acontece até amanhã (08) no Porto Salvador Eventos.
A iniciativa, que está em sua quarta edição, trouxe para Salvador 200 agentes e 100 operadores de turismo nacionais e internacionais, com representantes do Canadá, Peru, Israel, Colômbia, dentre outros países. O objetivo do evento é mostrar as novas tendências do mercado de turismo para o trade, oferecer capacitação, oportunidades de network e palestras sobre diversos temas.
Na oportunidade, o titular da pasta do Turismo, Fausto Franco, ressaltou a importância do evento para a Bahia, pois está “reunindo os principais ‘influenciadores’ daqueles que pretendem programar suas próximas viagens”.
Ele lembrou as ações do governo do Estado, que contribuem diretamente para a locomoção dos turistas que visitam a capital baiana, a exemplo do Metrô, que liga o aeroporto ao Centro da Cidade; lembrou também da requalificação do Centro Histórico, do Museu de Arte Moderna, dentre outros equipamentos turísticos.
E acrescentou que todo o Estado foi beneficiado recentemente com o pacote de incentivos à expansão das operações de transporte aéreo de passageiros na Bahia, que abrange todas as companhias que atuam no Brasil. A medida prevê que a alíquota mínima de ICMS sobre o querosene de aviação (QAV) será de 3% e a alíquota máxima cairá dos atuais 18% para 12%, além das intermediárias.
Para o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Glicério Lemos, a união da iniciativa pública e privada para fazer o turismo acontecer no Estado é muito importante. E ressaltou que a ocupação hoteleira teve um aumento de 22,58% de 2015 para 2018 e que esse aumento reflete não apenas no setor hoteleiro, mas em toda a cadeira produtiva.
No evento, que é uma iniciativa da ABIH em parceria com o Sebrae, ainda trouxe a experiência da Associação Brasileira de Operadores de Turismo (Braztoa).
Na ocasião, foram realizadas rodadas de negócios com o trade turístico local, além de operadores de turismo.