A GOL Linhas Aéreas Inteligentes S.A. (“GOL” ou “Companhia”), (B3: GOLL4 e NYSE: GOL), a maior companhia aérea do Brasil, revisa suas projeções financeiras para 2019 e 2020. As projeções estão ajustadas para refletir as recentes variações nos preços do petróleo, a depreciação do Real versus o Dólar americano e ajustes ao plano de frota.
As projeções financeiras da Companhia destacam as principais métricas que impactam os resultados e o valor no longo prazo. A GOL fornece informações prospectivas com foco nas métricas mais relevantes que a Companhia utiliza na avaliação de desempenho do seu negócio. Estes indicadores são úteis para analistas e investidores projetarem os resultados da GOL.
Guidance Geral |
2019E |
2020E |
|||
(Consolidado, IFRS) |
Anteriores |
Revisado |
Anteriores |
Revisado |
|
Frota total (média) |
124 a 127 |
125 a 127 |
128 a 131 |
131 a 136 |
|
Frota operacional (média trilho) |
119 |
119 |
123 |
127 |
|
ASKs, Sistema (% variação) |
7 a 10 |
9 a 11 |
7 a 10 |
6 a 8 |
|
– Doméstico |
3 a 4 |
5 a 6 |
4 a 5 |
5 a 6 |
|
– Internacional |
35 a 40 |
35 a 40 |
25 a 35 |
15 a 25 |
|
Assentos, Sistema (% variação) |
4 a 5 |
8 a 9 |
4 a 5 |
5 a 7 |
|
Decolagens, Sistema (% variação) |
4 a 5 |
6 a 7 |
4 a 5 |
5 a 7 |
|
Taxa de ocupação média (%) |
79 a 81 |
79 a 81 |
79 a 81 |
80 a 82 |
|
Carga e outras receitas, liquida1 (R$ bi) |
~1,0 |
~1,2 |
~1,1 |
~1,3 |
|
Receita líquida total (R$ bilhões) |
~13,0 |
~13,5 |
~14,5 |
~15,5 |
|
CASK ex-combustível (R$ centavos) |
~14 |
~14 |
~14 |
~14 |
|
Combustível, litros consumidos (mm) |
~1.450 |
~1.500 |
~1.500 |
~1.600 |
|
Preço do combustível (R$ / litro) |
~3,0 |
~2,9 |
~3,1 |
~3,1 |
|
Margem EBITDA (%) |
~28 |
~28 |
~29 |
~29 |
|
Margem EBIT (%) |
~18 |
~18 |
~19 |
~19 |
|
Despesa Financeira Liq2 (R$ bilhões) |
~1,2 |
~1,2 |
~1,2 |
~1,2 |
|
Margem LAIR² (%) |
~10 |
~10 |
~12 |
~12 |
|
Taxa efetiva de IR/CS (%) |
~22 |
~22 |
~22 |
~22 |
|
Participação Minoritários3 (R$ mm) |
~303 |
~293 |
~334 |
~320 |
|
Capex (investimentos), líquido (R$ mm) |
~700 |
~700 |
~650 |
~650 |
|
Aquisição de Aeronaves4 (R$ mm) |
– |
– |
– |
~600 |
|
Divida Líquida5 / EBITDA (x) |
~2,9x |
~2,8x |
~2,4x |
~2,4x |
|
Média ponderada ações diluída6 (mm) |
384 |
391 |
384 |
391 |
|
Lucro por ação – diluída (R$)² |
1,20 a 1,60 |
1,40 a 1,70 |
1,80 a 2,30 |
2,00 a 2,50 |
|
Média ponderada ADS diluída6 (mm) |
192 |
195,5 |
192 |
195,5 |
|
Lucro por ADS – diluída (US$)² |
0,70 a 0,90 |
0,80 a 0,95 |
1,00 a 1,30 |
1,20 a 1,50 |
(1) Receita Bruta de Carga, fidelidade, buy-on-board, e outras receitas auxiliares; (2) Excluindo ganhos e perdas de variação cambial e perdas não realizadas no Exchangeable Senior Notes; (3) Fonte: média das estimativas dos analistas reportado no Bloomberg; (4) PDPs Bruto; (5) Excluindo bônus perpétuos; (6) Considera os exercícios de opções de ações que podem ser emitidas provenientes do programa de stock option e relativas aos Exchangeable Senior Notes.
Estas perspectivas financeiras poderão ser ajustadas visando incorporar a evolução do desempenho operacional-financeiro da GOL e eventuais mudanças na economia brasileira e no mercado em que a GOL atua, incluindo variações do crescimento do PIB, taxa de juros, câmbio e tendência no preço do petróleo. A GOL tem aproximadamente 67% de seu consumo de combustível para o ano de 2019 protegido por contratos de hedge, a um custo médio de US$62 e 56% do seu consumo de combustível para o ano de 2020, a um custo médio de US$64.