O 2º Simpósio Mundial de Capitais Culturais da Tianfu de 2019 | |
No dia 23 de julho, “2º Simpósio Mundial de Capitais Culturais da Tianfu de 2019″, patrocinado pelo Governo Popular da cidade de Chengdu e organizado pelo Chengdu Media Group, foi inaugurado em Chengdu. Os representantes de 21 cidades membros do Simpósio Mundial de Capitais Culturais de 42 países e regiões do mundo e os representantes das 11 principais cidades ao longo da iniciativa “Cinturão e Rota”, além de mais de 300 representantes de organizações de criatividade cultural e celebridades culturais de renome reuniram-se em Chengdu, na China, para discutir o desenvolvimento cultural e oportunidades.
Pela primeira vez, o Simpósio lançou o relatório do Índice de Charme das Novas Cidades do Mundo em Criatividade Cultural, que foi encomendado pela Nielsen, uma empresa de pesquisa e dados mundialmente conhecida. O relatório considera seis dimensões do poder econômico das cidades: poder de consumo, poder cultural brando, poder de liderança inovadora, poder de atração de talentos e influência internacional como seu índice de charme em criatividade cultural e constrói um índice sistematizado de avaliação, para medir o desenvolvimento da cultura e inovação da cidade. Segundo o relatório, Chengdu é uma cidade que combina cultura e inovação e se tornará uma das cidades que mais crescerá no mundo nos próximos dez anos.
No ambiente do Simpósio, o “Projeto de Cidade de Mídia Inteligente de Tianfu” foi oficialmente lançado. Relatou-se que a Cidade de Mídia Inteligente de Tianfu é um agrupamento da indústria de mídia inteligente de alto nível, construída em Chengdu, pelo Chengdu Media Group, com o grupo focal líder mundial MediaCityUK, de Manchester, e o DubaiMediaCity como referências. O local do projeto foi confirmado como sendo o Parque de Inovação de Alta Tecnologia de Cingapura-Sichuan e a zona de alta tecnologia de Chengdu. O passo a passo será desenvolvido em 3 a 5 anos.
Ao mesmo tempo, uma campanha conjunta para museus foi lançada no Simpósio pelo Museu de Roterdã, na Holanda, o Tate Modern, em Londres, a Dunhuang Academy, na China, o Museu Liangzhu (Instituto de Pesquisa) e o Wu Hou Shrine, em Chengdu. A campanha visa fortalecer os intercâmbios e a cooperação entre os museus internacionais, construir uma comunidade com futuro cultural compartilhado de vários países e promover a prosperidade cultural global.