Com a conclusão das obras de requalificação e a instalação de novos equipamentos, inaugurados na noite desta quinta-feira (11), o Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-Ba) fortalece sua vocação cultural e turística e está pronto para receber melhor o público local e os milhares de visitantes que chegam à Bahia.
As obras, com investimento de R$ 15 milhões do Governo do Estado, incluíram intervenções na capela e em galerias, readequação de galpões, que ganharam novos mobiliários, e melhorias na climatização da área de reserva técnica. Também foi reaberto o cinema do circuito Saladearte, que tem capacidade para 104 pessoas e conta agora com ampla área de café.
Outros projetos estão em andamento para reforçar o potencial turístico do museu às margens da Baía de Todos-os-Santos. Eles incluem a reconstrução do atracadouro e a reforma do antigo restaurante, intervenções que integram o Prodetur – Bahia, desenvolvido pela Secretaria do Turismo do Estado.
“São obras que vão valorizar ainda mais este espaço que é um verdadeiro cartão-postal da Bahia e roteiro indispensável de turistas interessados em arte e cultura”, considera o secretário estadual do Turismo, Fausto Franco.
Em processo de licitação, as duas intervenções integram o primeiro lote do Prodetur, que tem financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O investimento estimado nesta fase – que inclui obras em outras áreas da Baía de Todos-os-Santos, como a Ilha de Maré,a Ilha de Itaparica e Candeias – é de R$ 18 milhões.
Presente na inauguração, o ministro interino do Turismo, Daniel Nepomuceno, destacou a importância de se investir em locais de potencial turístico como o MAM-Ba. “É um cenário que reúne de tudo: cultura, história, lazer, turismo. Estou realmente encantado com a reformulação deste espaço”, afirmou.
O presidente da Embratur, Gilson Machado Neto, ressaltou as qualidades da área do Solar do Unhão, onde o MAM-Ba está situado: “A estrutura belíssima, do século XVII, já é em si uma obra de arte. Aqui nós temos um belo pôr do sol, eventos culturais, exibição de filmes e exposições, reunidos em um mesmo local”.
A inauguração contou com a presença, além do secretário do Turismo, Fausto Franco; com a secretária estadual da Cultura, Arany Santana; o diretor-geral do Instituto do Patrimônio Artístico Cultural (Ipac), José Carlos Oliveira; e a diretora do MAM-Ba, Tereza Lino.
No evento, foram projetadas belas imagens, sincronizadas com música eletrônica, na fachada de prédios que compõem a estrutura do MAM-Ba e da comunidade situada no entorno.