Faltando uma semana para sua realização, o Festival Gastronômico de Búzios faz um balanço de seus 18 anos, se firmando como um evento importante no calendário da Costa do Sol. Em 2018, com 84 participantes, chegou a vender uma média de 1.200 porções por noite, por restaurante.
“Quando começamos, tínhamos 38 restaurantes. Hoje, dos cerca de 200 estabelecimentos cadastrados na cidade, 76 participam do festival. Virou um grande negócio para a cidade e já tem lugar cativo na agenda de quem gosta de unir destinos e gastronomia” comemora Gil Castelo Branco, idealizador e organizador do festival, que este ano terá uma diversidade de pratos é ainda maior.
Neste ano, além de 83 restaurantes participantes, o evento ganhou um aplicativo (Deguste Búzios) para celular, que indica a localização dos restaurantes, horários, onde pedir táxi, além de permitir realizar reservas antecipadamente, evitando filas nos dias do evento.
A festa continua seguindo a receita de sucesso que a consagrou ao longo dos anos como o mais importante evento no segmento gastronômico na cidade: cada restaurante monta sua mesa na calçada em frente à sua porta, e o chef cozinha ao ar livre. Os pratos degustação, pesando 150 gramas, são oferecidos a preços acessíveis: entrada ou sobremesa a R$ 18 cada, e prato principal a R$ 22.
Parceira do festival neste ano, a cerveja Eisenbahn estará com um contêiner na Rua das Pedras com seu beer sommelier, que dará dicas sobre como harmonizar os rótulos com os pratos do festival. E a cada cerveja consumida, os visitantes recebem um selo. Ao juntar cinco selos, poderão trocar a cartela por um brinde especial no contêiner.
A lista de pratos pode ser acessada pelo site oficial do evento https://festgastbuzios.home.blog/ – que está no ar com notícias e fotos atualizadas sobre a edição deste ano.
Mantendo a tradição de homenagear personalidades que se destacaram na história de Búzios, a edição deste ano será dedicada ao empresário Umberto Modiano, já falecido, que acreditou e investiu todo o seu dinheiro no desenvolvimento da cidade.
O Festival Gastronômico de Búzios é uma realização e produção de Gil Castelo Branco, com correalização do Sebrae e Patrocínio Eisenbahn e Shopping Park Lagos. São apoiadores a Prefeitura de Armação de Búzios, Aceb (Associação Comercial de Búzios), AHB (Associação dos Hotéis de Búzios), Convention Bureau de Búzios, APB (Associação de Pousadas de Búzios) e SindSol (Sindicato de Bares e Restaurantes de Búzios).