Oito de 10 aeroportos analisados registram queda de performance no país frente a igual período do ano anterior. Entre as companhias áreas, Gol registrou piora em termos de pontualidade, enquanto Latam teve melhora do indicador e Azul manteve nível de desempenho.
Levantamento da AirHelp, maior empresa global especializada em direitos de passageiros aéreos, apontou que 8 entre os 10 principais aeroportos brasileiros tiverem piora no índice de pontualidade nos cinco primeiros meses deste ano frente a igual período do ano anterior. Afonso Pena, em Curitiba, e Viracopos, em Campinas, registraram uma queda significativa nos índices de pontualidade. Os dois aeroportos haviam entrado na lista dos dez melhores do mundo, segundo o ranking AirHelp Score, divulgado em maio e que avaliou os melhores do mundo em 2018. Entre as companhias aéreas, a Gol piorou a pontualidade dos voos, enquanto a Latam teve melhora no quesito. A Azul manteve os mesmos níveis de performance do ano anterior.
No período analisado, a Gol teve aproximadamente 22% dos voos com atraso, piorando o resultado frente ao ano passado (19%). Por causa disso, o OTP (On-time Perfomance), que é o índice de pontualidade que mensura voos que pousam com até 15 minutos de diferença do horário previsto de chegada, caiu de 81% para 78%.
Por outro lado, a chilena Latam Airlines, que tem forte atuação no Brasil, melhorou a sua performance nos cinco primeiros meses do ano, diminuindo atrasos de voos de 19% para 9%, registrando uma melhora do índice de OTP de 81% para 91%. Já a Azul teve cerca de 17% de voos impontuais e um OTP de 83%, mantendo os mesmos índices de desempenho do ano anterior.
Em maio, o ranking internacional AirHelp Score anunciou a lista dos melhores aeroportos e companhias aéreas referentes ao desempenho em 2018. As empresas brasileiras não entraram no top 10. A Azul Airlines ficou no 29º lugar, enquanto a Gol Intelligent Airlines ficou na 58ª posição e a chilena Latam ficou em 6º lugar. Apesar de terem pontuação satisfatória em termos de serviço e performance de partida e chegada no horário, as companhias aéreas brasileiras foram mal avaliadas no atendimento a queixas de passageiros – por exemplo, quando um voo sofreu atraso, cancelamento ou superlotação.
A companhia aérea mais bem cotada no ranking AirHelp Score foi a Qatar Airways, seguida pela American Airlines e Aeromexico. O ranking avaliou as 72 principais companhias do mundo em 2018, levando em conta informações de voos da base de dados da AirHelp e centenas de pesquisas com passageiros. No total, cerca de 40 mil usuários contribuíram com a pesquisa, que contou com a participação de cerca de 2,5 mil brasileiros.
Companhia aérea |
Pontualidade (OTP) em 2018 |
Pontualidade (OTP) de janeiro a maio de 2019 |
Gol Intelligent Airlines |
81% |
78% |
Latam Airlines |
81% |
91% |
Azul |
83% |
83% |
Aeroportos registram mais atrasos em 2019
Oito dos 10 aeroportos analisados no levantamento tiveram queda de performance. Entre os dois que apresentaram evolução estão: o Aeroporto Internacional de Brasília–Presidente Juscelino Kubitschek, que teve alta do OTP de 82% para 83%; e o Aeroporto Internacional São Paulo–Guarulhos (SP), que variou de 75% para 76%.
De acordo com o levantamento, o Aeroporto internacional Afonso Pena, em Curitiba (PR), que ficou em 4º lugar no ranking AirHelp Score, teve uma queda no desempenho. As disrupções de voo cresceram de 16% para 20% nos cinco primeiros meses do ano e o índice OTP caiu de 84% para 80%.
Em relação ao Aeroporto Internacional de Viracopos, que ficou em 10ª posição no ranking, a queda foi ainda maior. O desempenho caiu de 84% para 78%, com disrupções de voos saltando de 16% para 22%.
O Brasil foi o único país a ter dois aeroportos na lista dos dez melhores do mundo no ano de 2018, segundo o ranking AirHelp Score. No total, 12 aeroportos brasileiros ficaram entre os Top 50, como o Aeroporto Internacional de Recife (11º lugar), o Tancredo Neves – Confins (15º) e o Santos Dumont (17º), no Rio de Janeiro.
De acordo com o ranking, o melhor do mundo é o Aeroporto Internacional Hamad, no Catar, seguido pelo Aeroporto Internacional Tóquio Haneda, no Japão, e o Aeroporto Internacional de Atenas, na Grécia.
Evolução da performance dos aeroportos brasileiros
Aeroporto |
Pontualidade (OTP) em 2018 |
Pontualidade (OTP) de janeiro a maio de 2019 |
Aeroporto Internacional Afonso Pena – Curitiba (PR) |
84% |
80% |
Aeroporto Internacional Viracopos – Campinas (SP) |
84% |
78% |
Aeroporto Internacional de Recife (PE) |
81% |
79% |
Aeroporto Internacional de Brasília–Presidente Juscelino Kubitschek |
82% |
83% |
Aeroporto Internacional Tancredo Neves – Confins (BH) |
81% |
81% |
Aeroporto Santos Dumont – Rio de Janeiro (RJ) |
82% |
76% |
Aeroporto Internacional Pinto Martins – Fortaleza (CE) |
80% |
79% |
Aeroporto Internacional Salgado Filho – POA (RS) |
81% |
79% |
Aeroporto Internacional Rio-Galeão (RJ) |
81% |
80% |
Aeroporto de Congonhas – São Paulo (SP) |
80% |
79% |
Aeroporto Internacional Deputado Luís Eduardo Magalhães – Salvador (BA) |
80% |
75% |
Aeroporto Internacional São Paulo–Guarulhos (SP) |
75% |
76% |
Sobre a AirHelp
A AirHelp é a maior organização do mundo especializada em direitos de passageiros aéreos, ajudando viajantes a obterem compensação por atrasos ou cancelamentos de voos e por casos de recusa de embarque. A empresa também toma medidas legais e políticas para apoiar o crescimento e a aplicação dos direitos dos passageiros aéreos em todo o mundo. A AirHelp auxiliou mais de 13 milhões de pessoas, está disponível em 30 países e possui mais de 700 funcionários.