Participantes do Curso de Planejamento e Gestão de Destinos Turísticos ingressaram, nesta quinta-feira (13), em nova etapa da programação, com apresentações sobre o estágio de trabalho em cada município da Baía de Todos-os-Santos. Iniciativa da Secretaria Estadual do Turismo, no âmbito do Prodetur Bahia, o curso visa ao aperfeiçoamento da capacidade administrativa.
Os gestores apresentaram o inventário de ofertas dos municípios, com propostas de novos roteiros e atrativos turísticos para a região. “É importante visualizar as sinergias entre os municípios e começar a estruturar e organizar roteiros a partir do mapeamento das ofertas”, afirmou, durante a atividade, o professor Sérgio Fernandes, do consórcio Nippon/Cobrape/ Ruschmann/GKS, que executa o curso e os projetos do Prodetur.
A partir dos assuntos discutidos nas aulas, gestores, técnicos e conselheiros elaboram e apresentam projetos de turismo para seus municípios. O planejamento de um roteiro ecoturístico para ilhas da BTS; de um circuito por casas de farinha na região de Aratuípe e de melhoria da infraestrutura turística em Cachoeira foram alguns deles.
Dividido em duas turmas, o curso prossegue até setembro, com aulas virtuais e presenciais. A próxima aula, Estratégia de Desenvolvimento Turístico, está marcada para o dia 4 de julho, em Itaparica, para a Turma A, e dia 5, em Simões Filho, para a Turma B.