O desafio de aliar as novas tecnologias ao trabalho realizado por guias de turismo, a fim de obter ganhos profissionais qualitativos, foi um dos aspectos abordados pelo secretário estadual Fausto Franco (Turismo), durante apresentação feita, nesta quinta-feira (23), no Congresso Brasileiro de Guias de Turismo.
Recepcionado pela presidente do Sindicato de Guias de Turismo do Estado da Bahia, Silvana Rós, Fausto Franco dirigiu-se a uma plateia de 600 profissionais vindos de todo o País.
Ele propôs que a categoria esteja atenta à necessidade de atualização permanente e à roteirização que valorize história e cultura, dentre outros diferenciais. “Com sorriso, conhecimento e profissionalismo seremos únicos na oferta de um serviço seguro e ajustado à demanda”, enfatizou.
O secretário prosseguiu explicando que esta é a filosofia do projeto Guias e Monitores da Setur-BA, realizado desde 2008. No Carnaval de 2019, por exemplo, foram prestados 142 mil atendimentos por 220 profissionais treinados para recepcionar visitantes em Salvador, Porto Seguro, Itacaré e Praia do Forte. “Devemos aliar as tecnologias ao atendimento de excelência”, disse.
Ele apresentou também uma síntese das estratégias e ações prioritárias previstas no plano de desenvolvimento da atividade turística na Bahia. Mostrou que a Setur atua com foco nos principais mercados emissores (Argentina, Colômbia, Espanha, França, Suíça, Estados Unidos, Chile, Portugal, Itália, Alemanha e Paraguai).
Fausto Franco destacou ainda o trabalho voltado para a ampliação da conectividade aérea. A Setur busca ampliação do número de voos regulares, bem como charters e low cost para intensificar o turismo e sua representação na economia do Estado, afirmou. O congresso segue até domingo (26), em Salvador.