A Forma Turismo, maior operadora de viagens estudantis do mundo, abre inscrições para o Curso de Monitoria Campus Experience (MCXP) – Como um sonho acontece. Em formato diferente organizado pela Universidade Forma, o curso terá a participação de brasileiros e paraguaios, mercado em que a operadora atua há três anos. O programa é voltado para a especialização do monitor de turismo, mas também com foco no desenvolvimento de competências e potencialidades pessoais. A etapa presencial será realizada entre 17 e 19 de maio, no Hotel Eldorado Atibaia Resort, no interior de São Paulo, que terá as dependências fechadas exclusivamente para o desenvolvimento das atividades.
Conteúdo e organização. O programa MCXP é dividido em duas etapas, com a primeira realizada por meio do canal online, com dez horas de aula e atividades à distância realizadas pela plataforma digital da Universidade Forma. No segundo momento, a ação é presencial, a partir de treinamento de 30 horas de imersão. Serão aplicadas atividades em grupo e individuais, que têm o objetivo de desenvolver no aluno competências transformadoras relativas ao profissional de monitoria e pessoais.
Durante o encontro serão destacados aspectos relacionados ao mercado de trabalho para o monitor de turismo, monitoria em cruzeiros marítimos e em grandes eventos, postura profissional, como lidar com as adversidades e vivências práticas, trabalho em equipe, liderança, planejamento de vida, programação neurolinguística para líderes e técnicas para falar em público. O curso também concentra módulos de especialização, que tratam de primeiros socorros, recreação com adolescentes e comunicação eficaz para líderes.
Os participantes da experiência têm garantia de transporte aéreo entre os estados de embarque até São Paulo, traslados de ida e volta entre o aeroporto de Guarulhos e o hotel em Atibaia, refeições durante a estadia e hospedagem para os três dias de curso. Os alunos paraguaios contarão ainda, durante os módulos, com tradução simultânea para o espanhol.
Operação. Para atender os interessados pelo programa, a Forma Turismo realizará grande operação, com saídas previstas em 23 cidades, entre elas, algumas das principais capitais nacionais, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Brasília e Recife. A operadora contará ainda com voo partindo de Foz do Iguaçu e Assunção, com objetivo de atender os alunos paraguaios.
“Desenvolvemos esse novo modelo com objetivo de proporcionar verdadeira experiência, visando apresentar aos alunos todos os desafios enfrentados e práticas necessárias para garantir aos formandos a melhor viagem da vida deles, uma missão que buscamos sempre cumprir há mais de 20 anos. Além disso, o programa contribui para que os participantes desenvolvam competências essenciais para o acompanhamento de grupos, como liderança e instruções para superar adversidades durante a viagem”, ressalta Rodrigo Oehlmeyer, Diretor de Monitoria e Treinamento da Forma Turismo.
Público paraguaio. Com atuação desde 2016 no Paraguai, a Forma Turismo embarcou no último ano, mais de 200 passageiros locais para destinos brasileiros. Nessa temporada, a expectativa é de alcançar 700 formados do país sul-americano, com foco em Porto Seguro-BA, carro-chefe da operadora voltado aos estudantes do 3º ano do Ensino Médio, e o Mabu Teen, realizado em uma das unidades da rede Hotéis & Resorts Mabu, em Foz do Iguaçu.
“Por conta do crescimento acelerado da operação internacional, identificamos a necessidade de ampliar o número de monitores paraguaios, que dominam a língua e estejam habituados com os costumes e particularidades dos jovens locais”, conclui Oehlmeyer.