Pela primeira vez, controladores de tráfego aéreo dispõem de dados em tempo real da posição de aviões em qualquer parte do mundo, incluindo o espaço aéreo anteriormente não controlado
A partir de hoje, o Aireon, primeiro sistema de controle de tráfego aéreo global, em tempo real, entra em operação total e em fase de testes no Atlântico Norte. Este anúncio marca uma etapa histórica no setor aeronáutico, anunciando uma nova era de segurança e eficiência que irá revolucionar a maneira com que as pessoas voam.
O sistema de Vigilância Dependente Automática por Radiodifusão (ADS-B – Automatic Dependent Surveillance Broadcast) da Aireon fornece controle e rastreamento do tráfego aéreo em tempo real para 100% das aeronaves equipadas com ADS-B no planeta. Antes do sistema da Aireon entrar em operação, a vigilância tradicional baseada em terra cobria apenas 30% do globo, significando que autoridades da aviação civil, companhias aéreas comerciais e outras partes interessadas do setor dependiam de atualizações de posição da aeronave a cada 10 a 14 minutos para rastrear a aeronave fora da cobertura do radar, não atualizações em tempo real que o serviço da Aireon disponibiliza agora.
“Pela primeira vez na história, podemos vigiar todas as aeronaves equipadas com ADS-B em qualquer lugar da terra”, disse o presidente-executivo da Aireon, Don Thoma. “Nosso sistema de transporte aéreo tem operado com um sistema seguro, mas menos do que suficiente em 70% do mundo, onde não há vigilância em tempo real. Com o lançamento de nossos serviços de ADS-B baseado no espaço, a Aireon fornece agora uma solução em tempo real para esse problema – uma solução que irá otimizar radicalmente a segurança e a eficiência dos voos. O setor aeronáutico atingiu agora os parâmetros do Século XXI, podendo se valer da conectividade em tempo real para fazer negócios”.
O sistema da Aireon deverá reduzir os riscos de segurança de voos em geral em cerca de 76% no Atlântico Norte, de acordo com uma análise conjunta da NAV CANADA e da NATS – as primeiras Provedoras de Serviço de Navegação Aérea (ANSPs – Air Navigation Service Providers) a usar o serviço. Melhor visibilidade e controle sobre o espaço aéreo antes não vigiado – especialmente nas regiões oceânicas – irão permitir às companhias aéreas fazer suas rotas em velocidades e níveis ótimos, obtendo economias de custo esperadas de até US$ 300 por voo transatlântico, além de reduzir emissões de dióxido de carbono em duas toneladas por voo, com base em uma análise realizada pela NATS e pela Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO – International Civil Aviation Organization).
O uso do sistema da Aireon sobre o Atlântico permite aos controladores do tráfego aéreo testar a redução das distâncias que separam as aeronaves na mesma rota, de 40 milhas náuticas (nm – nautical miles) para apenas 14 nm, tornando o espaço aéreo mais flexível, previsível e capaz de acomodar o imenso crescimento previsto para os próximos anos.
“Saber a posição, a velocidade e a altitude de cada aeronave equipada com ADS-B no espaço aéreo oceânico – em tempo real – é uma mudança transformadora para os controladores que administram o tráfego aéreo”, disse o presidente e presidente-executivo da NAV CANADA, Neil Wilson. “O sistema da Aireon fornece um impulso imediato à segurança da aviação e as companhias aéreas irão se beneficiar de rotas e níveis de voos mais eficientes energeticamente. Mais de 95% do tráfego no Atlântico Norte já está equipado com ADS-B, de forma que a economia de combustível e a redução de emissões de dióxido de carbono serão atingidas rapidamente”.
Regulamentações exigindo o uso de ADS-B em aeronaves já foram implementadas em todo o mundo, entrando em vigor nos Estados Unidos em janeiro de 2020 e na Europa em junho de 2020. Outros países ainda estão em processo de definir a obrigatoriedade de implementação nos próximos anos.
O presidente-executivo da NATS, Martin Rolfe, disse: “O teste no Atlântico Norte, o espaço aéreo sobre o oceano mais movimentado do mundo, com mais de 500.000 voos por ano e com a previsão de 800.000 voos por ano até 2030, irá demonstrar para todo o setor aeronáutico que o ADS-B baseado no espaço, globalmente, pode revolucionar o serviço que disponibilizamos a nossos clientes e aos viajantes, ao transformar a maneira com que realizamos o controle do tráfego aéreo em regiões remotas”.
Há oito anos em desenvolvimento, as cargas úteis do ADS-B da Aireon estão hospedadas na constelação de satélites Iridium® NEXT – da qual a última implementação ocorreu em 11 de janeiro de 2019. Após receber o controle das seis cargas úteis finais do ADS-B da Iridium, em 7 de fevereiro de 2019, a Aireon completou os estágios de teste, validação e calibragem da carga útil, antes da colocação do sistema completo em operação, para dar suporte às clientes ANSP.
“Melhor segurança e economia de custos para todas as partes interessadas da aviação é apenas o começo. O impacto revolucionário da localização de dados em tempo real e de informações do rastreamento histórico dos dados do ADS-B baseado no espaço da Aireon irão criar inovações que nós nem mesmo imaginamos. As oportunidades de benefícios abrangentes e contínuos para toda a comunidade da aviação estão a nossa disposição. Não seríamos capazes de chegar a esse ponto sem nossos investidores dedicados, a NAV CANADA, a Iridium Communications, a NATS, a Enav, a Irish Aviation Authority (IAA) e a Naviair, além de nossos parceiros e clientes de lançamento. Esse é um grande dia para todos nós”, declarou Thoma.
Sobre a Aireon LLC
A Aireon implementou um sistema de controle de tráfego aéreo baseado no espaço para aeronaves equipadas com Vigilância Dependente Automática por Radiodifusão (ADS-B – Automatic Dependent Surveillance Broadcast) em todo o mundo. A Aireon está utilizando tecnologias de vigilância aeronáutica de próxima geração, que foram formalmente baseadas em terra e, pela primeira vez, está ampliando seu alcance global pra melhorar, significativamente, a eficiência, aumentar a segurança, reduzir emissões e garantir os benefícios da economia de custos para todas as partes interessadas. A vigilância com o ADS-B baseado no espaço irá cobrir regiões oceânicas, polares e remotas, além de ampliar os sistemas existentes, baseados em terra, que se limitam ao espaço aéreo sobre superfícies terrestres. Em parceria com as principais ANSPs do mundo, como a NAV CANADA, a Irish Aviation Authority (IAA), a Enav, a NATS e a Naviair, bem como com a Iridium Communications, a Aireon está fornecendo um sistema global de controle do tráfego aéreo, baseado no espaço, em tempo real, que será disponibilizado a todas as partes interessadas do setor aeronáutico.
Para obter mais informações, visite www.aireon.com
Sobre a NAV CANADA
A NAV CANADA é uma empresa privada, sem fins lucrativos, estabelecida em 1996, que presta serviços de controle de tráfego aéreo, de consultoria a aeroportos, informes meteorológicos e informações aeronáuticas, em mais de 18 milhões de quilômetros quadrados de espaço aéreo canadense e internacional.
A empresa é internacionalmente reconhecida por seu histórico de segurança e inovação tecnológica. Os sistemas de controle de tráfego aéreo desenvolvidos pela NAV CANADA são usados por provedoras de serviço de navegação aérea em países de diversas partes do mundo.
A NAV CANADA é parceira da Aireon LLC, uma joint venture internacional que implementa o sistema de Vigilância Dependente Automática por Radiodifusão (ADS-B – Automatic Dependent Surveillance Broadcast), que irá expandir o controle do tráfego aéreo a todas as regiões do globo.
Para obter mais informações, visite www.navcanada.ca
Sobre a NATS
A NATS é uma importante empresa de administração e soluções de tráfego aéreo, estabelecida no Reino Unido em 1962, e que opera agora em países por todo o mundo.
A NATS controlou 2,6 milhões de voos em 2018, cobrindo o Reino Unido e o leste do Atlântico Norte, a partir de seus centros em Swanwick, Hampshire e Prestwick, em Ayrshire. A NATS também presta serviços de tráfego aéreo a 13 aeroportos no Reino Unido, ao Aeroporto de Gibraltar e, em uma joint venture com a Ferrovial, a diversas torres de aeroporto na Espanha.
Aproveitando sua reputação de excelência operacional e inovação, a NATS oferece serviços de aeródromo, dados, engenharia, capacidade, eficiência e soluções de desempenho ambiental a clientes de todo o mundo, incluindo aeroportos, provedoras de serviços de tráfego aéreo a companhias aéreas e governos.
Para obter mais informações, visite o website da NATS em www.nats.aero.