Ministério do Turismo e Embratur marcam presença no mais internacional dos eventos do setor sediados no Brasil
A WTM Latin America 2019 abriu as portas, nesta terça-feira (02), em São Paulo, com mais de 600 expositores nacionais e internacionais e um público esperado de nove mil profissionais de 50 países do setor de turismo. A expectativa para os três dias do evento é a geração de US$ 374 milhões em novos negócios.
Durante a cerimônia de abertura do evento, o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, destacou o atual momento do turismo brasileiro, com a priorização da atividade pelo Governo Federal. Para ele, a WTM é uma importante plataforma para mostrar ao mundo a nova fase da atividade no país.
O ministro lembra que, nos primeiros 100 dias do governo, a cadeia produtiva do turismo celebrou conquistas históricas, algumas com mais de 15 anos de discussão, como a isenção de vistos para quatro países considerados estratégicos, além da abertura do capital estrangeiro nas empresas aéreas nacionais, a entrada das empresas aéreas de baixo custo no país e a atualização da Lei Geral do Turismo. “A superação de alguns dos gargalos urgentes do setor é mais uma demonstração que o presidente da República e o Parlamento acreditam no turismo, que está no centro da pauta econômica do país”, afirmou.
A transformação da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) em uma agência de promoção turística, mais moderna e com a possibilidade de parcerias com a iniciativa privada para potencializar o orçamento para promoção internacional do turismo brasileiro também foi defendida pelo ministro em seu discurso como uma das ações em aberto para o avanço em questões importantes, como a redução do Custo Brasil e a redução do déficit da balança comercial do turismo.
Para o presidente interino da Embratur, Leônidas Oliveira, as reformas comandadas pelo ministro serão fundamentais para o reposicionamento do Brasil no competitivo mercado turístico internacional. “As grandes conquistas do setor, no início da gestão do ministro Marcelo Álvaro Antônio, mostram que o turismo está no caminho certo para alcançar o retorno econômico que o potencial que o Brasil tem para esta atividade, especialmente, nos âmbitos econômicos e sociais, com a entrada de divisas internacionais e a geração de empregos”, explica.
WTM
A abertura da sétima edição da WTM Latin America reuniu autoridades como o deputado Newton Cardoso Junior, presidente da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, o secretário estadual de turismo de São Paulo, Vinicius Lummertz, além de Claude Blanc, diretor global do portfólio da WTM e de Fausto Franco, secretário de turismo do estado da Bahia, destino patrono do evento.
Segundo a diretora da WTM, Luciana Leite, a feira com foco no Turismo de Lazer, Corporativo e Negócios, e que acontece até quinta-feira (04), alcançou a marca recorde de 42 estandes de operadoras, o programa Agentes na Estrada alcançou a capacidade máxima com 750 agentes, com 36 roteiros de diversas cidades. “O compromisso assumido pelos profissionais presentes e de realizar, pelo menos três reuniões, o que nos permite mensurar uma agenda de negócios com 2.400 encontros qualificados em três dias, com foco no fechamento de negócios”, pondera.
A WTM Latin America é a edição latino-americana da maior feira de turismo do mundo, realizada anualmente em Londres, na Inglaterra. Trata-se do evento mais internacional do calendário de feiras de turismo do continente, com participação de 50 países expositores. A Embratur participa do evento no Brasil por se tratar de uma feira internacional com os principais interlocutores do setor de turismo de todo o mundo.