A internet é a principal fonte de consulta dos visitantes estrangeiros que vem ao Brasil. Pensando nisso, o Instituto investe cada vez mais em divulgações digitais
Uma foto do Real Gabinete Português de Leitura publicada pela influenciadora britânica Elena Shamis (@elensham) no Instagram viralizou. A foto já ultrapassou 1 milhão de curtidas desde a sua publicação na rede social. Elena Shamis veio ao Brasil em outubro de 2018 a convite da Embratur (Instituto Brasileiro de Turtismo) e de parceiros no Rio de Janeiro. Ao todo, três influenciadores digitais foram convidados para conhecer o estado, como parte de uma ação digital inovadora chamada “Be Rio”.
No último dia 23, a atriz americana Sarah Jessica Parker compartilhou a imagem, que foi reproduzida também por veículos como BBC Travel e Travel+Leisure. Foram quase mais de 1,2 milhão de likes e 20 mil comentários. Jessica Parker é conhecida mundialmente por protagonizar Carrie Bradshaw na série Sex and the City e tem mais de 5 milhões de seguidores no Instagram.
Investir em digital
Para a presidente da Embratur, Teté Bezerra, o trabalho de divulgação e ativação de redes e mídias digitais é importante, pois a cada ano cresce a procura de viagens e compra de pacotes turísticos pela internet.
“O mundo está cada vez mais conectado e as facilidades tecnológicas para pesquisa e compra de viagens evoluem rapidamente. Hoje em dia, qualquer pessoa pode pesquisar e comprar pacotes turísticos em questão de minutos pelo celular. Os influenciadores podem impactar grande número de seguidores e despertar o interesse de potenciais turistas internacionais para visitar os destinos brasileiros”, explica.
Os principais itens consultados pela internet são: hospedagem, transporte internacional, seguido de consultas sobre atrativos e passeios. Em relação aos serviços adquiridos pela internet se destacam o transporte internacional, com 38,4% e as reservas de Hospedagem, com 26,4%.