O litoral Sul da Paraíba está formatando um novo produto turístico que promete ampliar o número de visitantes de todo o país e do exterior, a partir de 2019. Localizada na cidade de Pitimbu e conhecida apenas por turistas paraibanos e alguns pernambucanos, Praia Bela é uma jóia bruta que está sendo lapidada para tornar-se nos próximos verões uma atração à parte entre as várias praias paradísiacas do litoral sul paraibano.
Se nos últimos 30 anos Praia Bela apresentava-se como um destino turístico selvagem, de difícil acesso e que não dispunha de uma infraestrutura de lazer e serviços básicos aos turistas, a atual realidade é outra. Chega-se até lá pela rodovia estadual PB 008 e o trecho em que a praia é banhada pelas águas do rio Mucatu, está passando por uma ‘repaginação’ idealizada e coordenada pela Prefeitura de Pitimbu com apoio e orientação do Sebrae-PB. Os primeiros resultados são impactantes. Houve uma relocação das barracas (bares) que ficavam à margem do rio; fechamento da rua ao acesso de veículos e todos os proprietários dos quiosques, cozinheiros e garções passaram por uma capacitação sobre atendimento, práticas culinárias e a criação de um prato-chefe. Os quiosques oferecem espaços/áreas individualizadas para seus clientes e o serviço agrada a quem busca lazer e tranquilidade.
A arquiteta e consultora do Sebrae-PB, Fernanda Melo, explica que antes de qualquer mudança no visual e nos serviços oferecidos em Praia Bela, foi necessária uma ‘imersão’ por cerca de 3 meses no local para entender a forma de vida dos homens e mulheres que vivem e trabalham diariamente nos arredores. “Priorizamos as necessidades do local, tais como realocação das barracas e no ordenamento e controle de ônibus que trazem e levam os turistas. Também vimos que havia a necessidade de conscientizar essas pessoas; depois mostramos à eles que havia a necessidade de se criar um prato em cada um dos quiosques como diferencial de cada um deles”, disse.
Resultados – E Praia Bela mudou após as primeiras ações efetivas em sua infraestrutura urbanística, de serviços e de conceitos por parte dos pequenos empreendedores que tiram seu sustento do atrativo turístico. Todos os 12 quiosques do local passaram por uma transformação visual que agrada aos turistas. Outra novidade é o amplo estacionamento para receber seus veículos ou ônibus de turismo. A antiga rua por onde trafegavam carros de passeios e ônibus de Turismo vai sendo transformada na ‘Passarela de Mucatu’.
Como foi pensado e implementado, cada um dos quiosques possui um prato regional e diferenciado à oferecer ao turista. São pratos idealizados com consultoria do chef Marcílio Cavalcante, contratado pelo Sebrae-PB. O menu oferece peixes grelhados, peixadas, pirões, camarões empanado ou em nata, iscas de peixes e lagostas, além de caldinhos e drinks preparados com frutas da temporada
Para a presidente da Associação dos Bares de Barramares, Ana Rosilene, mais conhecida como Dona Helena, Praia Bela está reconstruindo sua imagem. “Estamos mudando uma idéia que tinham daqui. Com esas mudanças feitas pela prefeitura e Sebrae, não temos dúvidas de que nosso projeto vai dar certo”, declarou. O turista que visitar o novo atrativo turístico de Pitimbu.
“Grata surpresa!” – A reação da presidente da PBTur, Ruth Avelino, ao ser apresentada à `nova’ Praia Bela foi de espanto e euforia. “Gente, fiquei impressionada. O novo visual ajuda na divulgação, porque agora temos um produto com capacidade de atrair e se vender. É preciso que se mantenha a mesma atitude, organização e qualidade”, avaliou.
O projeto do Sebrae tem apoio da PBTur e Prefeitura de Pitimbu, e conta com os parceiros Dantas Imobiliária, a Cachaça Baraúna, Pousada Aconchego e Associação dos Moradores de Praia Bela.
Texto: Agenilson Santana
Fotos: Acervo Pbtur/Ovidio Carvalho
Serviço
A praia fica a 48 km de João Pessoa, no município de Pitimbu (quase na divisa com Pernambuco). O movimento é intenso nos fins de semana por conta do maceió (encontro do rio com o mar).