Turistas da geração Y têm outra perspectiva e novas necessidades
A geração Y, nascida entre 1980 e 2000, mudou muitos hábitos de consumo no mundo, e o turismo não ficou de fora. Nos últimos anos, diversos setores precisaram se adaptar às necessidades dos millennials que atingiam a idade adulta e independência financeira.
Foi-se a época em que se viajava apenas para ver construções e ouvir histórias. A geração Y trouxe uma nova perspectiva para os turistas, que agora preferem um roteiro com atividades em que possam interagir. Por isso, compras e gastronomia, que já eram itens importantes em uma viagem, ganham ainda mais destaque, assim como experiências que ofereçam um pouco da cultura do destino e muita autenticidade: hospedar-se na casa de um morador local, em vez de um hotel, passear de bicicleta ou mergulhar em uma praia deserta fora da rota do turismo tradicional. Tudo isso porque os millennials não querem apenas passar férias em um novo lugar, e sim sentir-se parte dele.
Ser diferente é o fator que motiva diversos setores a apostarem na personalização. Agências de viagem, por exemplo, passaram a trabalhar com roteiros feitos especialmente para cada turista, e outras áreas também precisaram se reinventar.
A diretora de marketing da April Brasil Seguro Viagem, Taís Mahalem, conta que a empresa reestruturou seu portfólio de produtos em 2018, deixando-o mais simples de entender e com mais opções de personalização, também pensando nas demandas dos millennials. “Nosso seguro viagem inclui coberturas obrigatórias, como despesas médicas para acidentes ou doenças pré-existentes. Também oferecemos cobertura completa para prática de esportes e o cliente pode personalizar seu plano, contratando upgrades de acordo com seu perfil”.
A executiva cita uma das garantias adicionais como outra adaptação aos hábitos de viagem da geração Y. “Oferecemos a cobertura para laptops e smartphones, que facilita a vida dos viajantes que estão cada vez mais conectados”, afirma.
Os millennials cresceram junto à tecnologia e a veem como parte do seu dia a dia. No turismo, já existem inúmeros aplicativos para dispositivos móveis: para buscar preços de passagens aéreas e pacotes, para reservar hotéis, para montar roteiros e mais. A April Brasil Seguro Viagem também investiu em seu próprio aplicativo, o APRIL Móvel, em que o passageiro encontra todos os dados do produto contratado, detalhes do seguro e acesso rápido e simples para contatar a assistência.
Outras mudanças trazidas pela geração Y incluem o maior interesse em destinos urbanos, uma vez que estes reúnem muitas possibilidades de experiências, a necessidade de roteiros e destinos mais diversos para saciar sua característica volubilidade e o crescimento de viagens planejadas de forma independente.
Por este motivo, a April Brasil Seguro Viagem atua globalmente, oferecendo cobertura e atendimento em todo o mundo para viajantes como os millennials, que não abrem mão de viajar do seu próprio jeito.
Sobre a APRIL Brasil Seguro Viagem
A APRIL Brasil Seguro Viagem, uma subsidiária do Grupo APRIL, desenvolve, distribui e administra soluções em seguros e assistências em viagem no Brasil e no mundo. Não importa o tipo de viajante, o estilo ou a duração da viagem, a equipe de mais de 200 membros da APRIL Brasil Seguro Viagem e sua rede de mais de 60 mil prestadores de assistência, nacionais e internacionais, trabalham 24 horas por dia para auxiliar em situações de emergência, com o objetivo de tornar a experiência em viagem muito mais tranquila para seus passageiros. Para mais informações, acesse www.aprilbrasil.com.br.
Sobre o Grupo APRIL
Criada em 1988, a APRIL é um grupo internacional de serviços de seguros desenvolvendo a atividade em 31 países na Europa, América, Ásia, África e Oriente Médio, e é líder dos corretores na França. Cotado na Euronext Paris, o grupo realizou, em 2017, um volume de negócios de 928,4 milhões de euros. Seus 3.800 colaboradores criam, administram e distribuem soluções especializadas de seguros (vida, saúde previdência, danos, mobilidade e proteção jurídica), bem como a prestação de assistência a particulares, profissionais e empresas, guiando a ambição da APRIL: tornar os seguros mais simples e mais acessíveis a todos. Impulsionado por uma forte cultura empresarial, o grupo pretende propor a seus clientes uma experiência com seguros mais fácil através de produtos e serviços adaptados, e com uma relação personalizada. www.april.com.