Feira realizada em Las Vegas, nos EUA, tem foco no turismo de negócios e promoveu encontro entre os profissionais brasileiros e internacionais
A feira de turismo de negócios IMEX America 2018 chegou ao fim nesta quinta-feira (18). A ação, realizada em Las Vegas, promoveu diversos encontros e futuros negócios que devem render ao Brasil uma série de eventos internacionais nos próximos anos. A feira tem como característica a participação de compradores e operadores de todo o mundo, que buscam atrelar a organização de seus eventos à promoção de negócios e destinos preparados e interessantes. Nesta edição, o estande da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) contou com 18 coexpositores dos principais destinos brasileiros deste segmento turístico.
A presidente do Instituto, Teté Bezerra, destacou que “nossa participação aqui, em Las Vegas, reforça o quanto nossos destinos estão preparados para receber esse segmento de negócios e transformar o Brasil em um grande destino de eventos corporativos”.
O turismo de negócios faz parte de uma fatia importante dos estrangeiros que desembarcam anualmente ao Brasil. Em 2017, cerca de um milhão de pessoas estiveram no País para reuniões, viagens de incentivo, congressos e feiras.
Na visão dos coexpositores, esta edição da IMEX, em 2018, teve um público mais qualificado, com foco no fechamento de negócios, que, ao visitar o estande brasileiro, estava em busca de detalhes para concretizar a realização de ações na América do Sul, e, em especial, no Brasil.
“Na próxima semana, realizarei uma visita técnica em São Paulo com uma cliente chilena, organizadora de eventos, que está procurando um destino para um congresso médico em 2020”, conta Cintia Hayashi, gerente de promoção internacional do Visit São Paulo. Cintia reforça que esta negociação já vem de outro encontro promovido em um estande da Embratur, no Chile, na feira FIEXPO, realizada em junho deste ano.
“Durante uma hora, em uma reunião aqui, em Las Vegas, definimos os principais pontos a serem apresentados aos médicos que participarão da visita técnica, quais os estabelecimentos e atrativos turísticos apresentaremos na ocasião para garantir que o evento seja realizado no nosso destino”. “É algo que já gerou resultado e conseguimos concretizar aqui na IMEX”, completa Cintia.
“Tivemos encontros com clientes novos e outros que já havíamos feito contato. Entre as oportunidades identificadas na feira, já saímos com propostas emitidas e pedidos de visitas dos nossos representantes para negociação”, comemora Betânia Buriol, representante do Resort Costão do Santinho, de Florianópolis (SC).
O secretário de Turismo de Bonito (MS), Augusto Mariano, frisa que “foi uma oportunidade única para ratificarmos nossa aptidão para o Ecoturismo e também mostrar o potencial para sediarmos convenções e viagens de incentivo aos compradores internacionais”.
João Carvalho Araújo, diretor de Turismo da cidade de Manaus, diz que “esta foi a primeira vez na IMEX, e tivemos atendimentos muito produtivos. Esta participação foi muito válida para Manaus, e com certeza, estaremos na próxima feira, a WTM, também no estande da Embratur, em Londres”.
Reuniões com compradores internacionais
Durante os três dias de ações na Feira IMEX America, em Las Vegas, nos Estados Unidos, além das reuniões individuais entre os participantes, foram realizadas dez sessões de apresentações para grupos, totalizando cerca de 150 compradores internacionais, diretamente impactados no estande da Embratur. Esses encontros, promovidos pela Embratur, aprofundam o conhecimento e estreitam o relacionamento com estes profissionais, que planejam e organizam eventos ao redor do mundo. Foz do Iguaçu, São Paulo, Bonito e Rio de Janeiro foram alguns dos destinos brasileiros que apresentaram em detalhes os atrativos voltados ao mercado de viagens de negócios.