Além de ações de relacionamento com representantes do trade, Instituto troca experiência com influenciadores digitais internacionais
A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) encerrou a participação, de quatro dias, com 15 entidades públicas e privadas brasileiras, em mais uma edição da IFTM Top Resa, uma das maiores feiras de turismo da Europa. O evento aconteceu entre 25 e 28 de setembro, na capital Paris. Amazonas, Bahia, cidade de Foz do Iguaçu (PR), Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e litoral norte de São Paulo, foram os destinos turísticos representados no mercado, juntamente a operadores de turismo brasileiros.
Rio Grande do Norte, Bahia e Foz do Iguaçu apresentaram atrativos turísticos das regiões em capacitação. Além disso, o embaixador do Brasil na França, Paulo Campos, e o conselheiro Alberto Luiz Fonseca, também visitaram o espaço do Brasil na feira.
O evento, que reúne empresas e profissionais internacionais para troca de informações, palestras e workshops, realização de negócios, aproximação e fortalecimento do relacionamento com clientes da cadeia produtiva do turismo, promoveu um movimento diferenciado este ano. A “Village des Influenceurs” (ou vila de influenciadores em tradução livre) reuniu 32 influenciadores digitais internacionais para troca de ideias e possíveis parcerias com o trade presente na feira.
De acordo com Mariana Freitas, da Coordenação-Geral de Relações Públicas e Assessoria de Imprensa da Embratur, durante os quatro dias, oito profissionais ficaram à disposição dos expositores da feira para um ambiente de interação. “Ali, o trade internacional teve a oportunidade de trocar informações para posteriores ações em conjunto, para divulgação de atrativos, produtos e destinos turísticos. Além de ser uma ótima chance de conhecermos o trabalho em ambiente digital, que tem sido o foco do trabalho de promoção do Instituto neste momento”, destacou a representante da Embratur no evento. Os influenciadores foram divididos por categorias como viagens a lazer, com família, negócios, aventura e esporte.
A França é um mercado promissor, já que é o principal emissor de turistas europeus para o Brasil. “Os franceses buscam imersão cultural em suas viagens, como consta no Panorama de Comercialização da Embratur, produzido a partir da visão do trade francês em relação ao Brasil. Nesse sentido, nosso País possui uma diversidade enorme de recursos a oferecer no mercado. A participação do Instituto na 40ª edição da IFTM Top Resa visa dar continuidade a ações que permitem uma exposição contínua da Marca Brasil, com o objetivo de elevar o fluxo de franceses para os destinos brasileiros”, afirmou a chefe de divisão da Coordenação-Geral de Inteligência Competitiva e Mercadológica do Turismo da Embratur, Regina Motta.
Segundo ela, as ações do Instituto na feira focaram no aumento da competitividade aérea, para o fortalecimento e manutenção de novas rotas da Europa para o Brasil. Durante a feira, no dia 25 de setembro, a Air France-KLM e a GOL comemoraram um ano de parceria. Representantes da Embratur e das empresas aéreas estiveram reunidos para definir colaboração na articulação de criação de mais frequências de voos.
Para a presidente da Embratur, Teté Bezerra, o trabalho conjunto desenvolvido entre as empresas aéreas e o Instituto permite não apenas a sinergia de malha aérea entre diversas cidades europeias e o Brasil, mas também mostra o aumento da procura de turistas pelo País. “Com mais opções de voos, juntamente às nossas ações de divulgação dos destinos e atrativos turísticos brasileiros, como os novos produtos digitais lançados [Visit Brasil Market Place e os portais Parques Temáticos e Surf Brasil], haverá maior conforto, vantagens nos serviços e ofertas de frequências aéreas para o turista que deseja conhecer o Brasil”, disse.
A Air France-KLM realiza, atualmente, cinco voos diretos semanais para a capital cearense, sendo três de Amsterdã e dois de Paris. As operações da companhia europeia para Fortaleza serão diárias em breve. A partir de 2 de abril de 2019, o destino brasileiro receberá mais uma frequência da KLM, às terças-feiras, totalizando quatro voos semanais para Amsterdã. As saídas extras já estão à venda nos mais diversos canais. Com a adição, o grupo Air France-KLM passará a ter 45 voos semanais para o Brasil, totalizando mais de 1,3 milhão de assentos.
Foi realizada, ainda durante a Top Resa, uma ação de relacionamento no estande da Embratur entre representantes do trade brasileiro e da empresa aérea Aigle Azur, para promoção do voo Paris-Campinas, em São Paulo. A companhia francesa tem codeshare (que é um acordo de cooperação pelo qual uma companhia aérea transporta passageiros cujos bilhetes tenham sido emitidos por outra) com a brasileira Azul.
Crédito da foto: Irakerly Filho