Os cursos, que ocorrem todos os anos, têm o intuito de melhorar o desempenho dos empregados e de toda a empresa
São Paulo, outubro de 2018 – Todos os anos o Grupo Flytour realiza processos de capacitação dos funcionários. “A maioria das ações de desenvolvimento e treinamento propostas pelo Grupo Flytour foca a alavancagem de desempenho e consequentemente na melhora da performance do negócio como um todo”, afirma Adriana Carvalho, Gerente de T&D do Grupo Flytour.
Em um mercado tão dinâmico, é muito importante que as empresas se atualizem em busca de melhores resultados. “É de extrema relevância que o profissional tenha flexibilidade e agilidade para as constantes mudanças, para lidar com novas tecnologias e principalmente compreender as necessidades dos nossos clientes, sendo esses os norteadores dos programas de treinamento propostos pelo Grupo”, explica Adriana.
Os resultados mostram que os cursos são uma iniciativa acertada da companhia. Segundo a executiva, no ano passado houve um crescimento em 27% na produtividade. Com o apoio de ações relacionadas ao desenvolvimento e o treinamento, esse progresso deve se repetir em 2018.
Por mais que os avanços sejam notórios, alguns entraves são encontrados no meio do caminho, como relata a gerente do Grupo Flytour: “O nosso maior desafio é conseguir compartilhar tanta informação nova em um curto espaço de tempo, sem que isso comprometa o atendimento e as operações. Por isso, temos abusado do ensino a distância, com vídeos e conteúdos no formato rapid learning, com participação de especialistas da própria empresa e claro, premiando aqueles que mais se destacam na aprendizagem”.
A preocupação com tempo levou ao grupo realizar mudanças. Com a intensificação dos treinamentos online, o total de horas investidas deverá ser 30% menor que em 2017. O que não afeta o número participantes, já que eles devem crescer em 22% em 2018.
Na prestação de serviços, os treinamentos são fundamentais, visto que o Grupo utiliza inúmeras ferramentas que passam por frequentes atualizações. Em suma, o plano de capacitação funcional é cíclico. “Qualquer mudança ou parametrização que não seja comunicada e treinada no tempo certo, pode trazer impactos ruins para o nosso negócio e consequentemente aos clientes. Por isso a ideia de construir conteúdos de curta duração, e preferencialmente com um ar mais moderno, visual flat e que interaja com o aluno o tempo todo”, completa Adriana.
Os treinamentos digitais e a gamificação também estimulam a cultura da autoaprendizagem, como exemplifica Adriana: “Nossos colaboradores percebem que é possível aprender sem necessariamente seguir os padrões tradicionais de treinamento, que podem contribuir, compartilhando sua especialização para outras pessoas, e que ainda ganham medalhas e prêmios com isso.”
Só no primeiro semestre deste ano, foram 17.946 pessoas que participaram do treinamento, com 6.329 de maneira presencial e 11.617 online.
Sobre o Grupo Flytour
O Grupo Flytour, uma das principais companhias de turismo do Brasil, é composto por sete segmentos de atuação (consolidadora, operadora, turismo corporativo, companhia de tecnologia, franchising, eventos e operadora de programas de fidelidade), 10 empresas e 3 mil colaboradores, incluindo os franqueados. Com liderança absoluta no mercado de viagens corporativas há 43 anos, atende, atualmente, mais de 9 mil clientes e oferece soluções para cerca de 5 mil agências de viagens. Com presença internacional e 670 pontos de vendas é a maior emissora de bilhetes aéreos da América Latina somando, em 2017, mais de 4,1 milhões de bilhetes emitidos. O Grupo também possui o reconhecimento das principais redes do segmento, com mais de 1,1 milhão de vouchers vendidos em aluguéis de veículos e hotéis e R$ 5,5 bilhões em vendas no último ano. Mais informações: www.flytour.com.br