Seminário de Inteligência Competitiva apresenta ao trade informações atualizadas sobre o consumo do público internacional e auxilia as empresas a se posicionarem para atrair turistas de mercados estratégicos
A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) promoveu, durante a ABAV Expo 2018, em São Paulo, mais uma edição do Seminário de Inteligência Competitiva. As palestras aconteceram nos três dias da principal feira de turismo da América Latina e apresentaram aos operadores de receptivo, profissionais e estudantes as tendências e oportunidades para o mercado internacional.
Nos três encontros, o trade nacional conheceu a fundo os estudos de inteligência da Embratur com informações detalhadas sobre mercados estratégicos como China, Américas e Europa. São produtos que auxiliam as empresas a encontrarem maneiras para atrair turistas estrangeiros a se posicionarem nesses mercados.
De acordo com Alisson Andrade, coordenador-geral de Inteligência Competitiva e Mercadológica da Embratur, os encontros e os produtos de inteligência capacitam os profissionais e incentivam a proatividade na atração de turistas estrangeiros para os destinos.
“Nossos produtos de inteligência ajudam a internacionalizar essas empresas. O objetivo é disseminar a inteligência competitiva que a Embratur coleta pelo mundo e capacitar as empresas a fazerem mais negócios internacionais”, explica.
O operador de turismo Ricardo Rodrigues, de Angra dos Reis, destino do estado do Rio de Janeiro, frequenta constantemente os seminários e utiliza o conteúdo difundido nas palestras e nos produtos de inteligência no dia a dia de sua empresa. “Não perco uma palestra dos seminários da Embratur. Usamos as informações de mercado e os produtos de inteligência como referência para nosso trabalho. O material é muito positivo”, afirma.
Alisson Andrade explica que, em um grande evento como a ABAV Expo, é possível reunir na plateia, além de agentes e operadores, representantes de secretarias de turismo de estados e municípios, conventions & visitors bureau, ou seja, parceiros importantes para a Embratur.
A chefe de Divisão de Inteligência Competitiva do Instituto, Angela Baltazar, lembra que, além dos seminários, todo o material e estudos de inteligência estão reunidos em um site, onde o trade nacional encontrará dezenas de documentos com informações atualizadas sobre os mercados que a Embratur trabalha.
“O seminário é apenas uma amostra do que temos a compartilhar com o trade nacional. São 23 países e oito produtos diferentes dentro do portfólio, entre eles, panorama de comercialização, boletim de inteligência competitiva, malha aérea e outros. Todo esse rico conteúdo está disponível para toda a cadeia produtiva 24 horas por dia, sete dias por semana”, destaca.
SEMINÁRIO DE INTELIGÊNCIA COMPETITIVA
O Seminário de Inteligência Competitiva é promovido pela Embratur durante todo o ano e mais intensamente nos grandes eventos do setor, como a ABAV Expo. As operadoras de turismo receptivo, conventions bureaux, representantes de associações e secretarias de estado participam de debates que promovem imersões sobre temas relevantes para os players da indústria do turismo, como participação do Brasil no turismo global, tendências para comercialização, imagem do Brasil no mercado internacional e inteligência competitiva. A ideia é que os envolvidos utilizem as informações para conhecer melhor os mercados internacionais e qualificar os produtos ofertados para atender ou superar às expectativas desses mercados.
O material completo dos seminários e outros produtos de inteligência estão disponíveis para toda a cadeia produtiva do turismo no endereço:http://trade.visitbrasil.com. Após um simples cadastro, os profissionais do setor podem acessar todo o conteúdo. Além disso, a Embratur disponibiliza um canal direto como trade nacional pelo e-mail: trade@embratur.gov.br.