“Por que todos querem o turista LGBTI?” foi tema de palestra da Vila do Saber, na ABAV Expo
Um dos temas discutidos na Vila do Saber, no segundo dia da 46ª ABAV Expo Internacional de Turismo e 50º Encontro Comercial Braztoa, foi o turismo LGBTI e seu constante crescimento – em 2017, foram mais de 7 trilhões de dólares gastos por esse público. Como as empresas devem trabalhar essa segmentação?
Segundo Ricardo Gomes, presidente da Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil, o importante é entender que a população LGBTI é gente como qualquer outra. “O maior erro das agências é colocar esse público em uma mesma caixa e tentar oferecer produtos como se todo gay gostasse da mesma coisa”. Recentemente, a Câmara firmou um contrato com a Embratur e o Ministério do Turismo por cinco anos para promover no Brasil esse comércio, assim como conscientizar por meio de cursos e palestras os profissionais da área. “Esse acordo é a notícia mais importante da história do turismo LGBTI. Estamos jogando sementes dentro das empresas, para, num futuro próximo, termos um mercado sem preconceitos e que o público-alvo se sinta confortável”.
Cada vez mais é preciso entender que a diversidade é extremamente fundamental para qualquer negócio. A comunidade é muito engajada, logo, empresas que levantam a bandeira e proporcionam essa diversidade saem na frente na hora de serem escolhidas como parceiras. “Não existe um destino certo e nem um pacote de ofertas para trabalhar com esse público. O que precisamos aprender está localizado nos pequenos detalhes e no respeito que temos que imprimir em todas as nossas ações. Seja para oferecer um cruzeiro gay ou uma viagem à Rússia, somos responsáveis por proporcionar o bem-estar aos nossos clientes” disse Ricardo.
A ABAV Expo ocorre de 26 a 28 de setembro no Anhembi (SP), das 12h às 20h.
Sobre a ABAV Expo – Realizada pela ABAV Nacional, a ABAV Expo é a maior e mais importante feira de negócios de Turismo do Brasil. O evento contribui de maneira decisiva para a consolidação de negócios entre empresas dos cinco continentes e favorece toda a cadeia produtiva global do Turismo, ao atrair a participação massiva de agentes de viagens e outros profissionais do setor, dos mais diversificados nichos de mercado, além de compradores convidados, nacionais e internacionais.
Entre os expositores estão companhias aéreas brasileiras e estrangeiras; os mais expressivos operadores de turismo; empresas de cruzeiros marítimos e de segmentos especializados, como Corporativo, MICE (Meetings, Incentives, Conferences, Exhibitions), Luxo e LGBT; os principais meios e redes de hospedagem; locadoras de veículos; equipamentos turísticos, e fornecedores de soluções de tecnologia voltadas ao setor, além de representações de destinos e órgãos oficiais de turismo.
Em 2018, a 46ª ABAV Expo Internacional de Turismo e 50º Encontro Comercial Braztoa será realizada de 26 a 28 de setembro no Anhembi (SP).
Para mais informações, acesse o site oficial da feira: www.abavexpo.com.br
Sobre a ABAV Nacional – Reconhecida como uma das principais entidades de turismo no Brasil, com crescente força política, a ABAV Nacional está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Sua base é composta por 2,4 mil empresas associadas, entre agências de viagens, operadoras e consolidadoras, que juntas respondem por cerca de 80% de toda a movimentação de vendas do setor no país.
A entidade tem sua imagem fortalecida por meio de iniciativas do seu Instituto de Capacitação e Certificação (ICCABAV), na promoção de cursos, palestras, estudos e convênios de cooperação, e na gestão e curadoria do Congresso ABAV de Turismo – âncora da Vila do Saber, o espaço dedicado ao conhecimento e à capacitação profissional integrado à programação da ABAV Expo.
Globalmente está integrada à World Travel Agents Association Alliance (WTAAA) e ao Fórum Latino-Americano de Turismo (Folatur).
Sobre a Braztoa – A Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) reúne operadoras de turismo, colaboradoras e empresas de representação de produtos e destinos, além de convidados, responsáveis por estimados 90% das viagens organizadas de lazer, comercializados pela cadeia produtiva no Brasil. Em 2017, as operadoras associadas à Braztoa faturaram R$ 12,2 bilhões e embarcaram 5,52 milhões de passageiros durante todo o ano. Essas mesmas empresas geraram um impacto econômico de R$ 10,8 bilhões para a economia nacional, neste mesmo período (quantia que contempla a soma do valor dos pacotes comercializados para destinos nacionais, com o gasto médio diário com extras do turista nos destinos). A Braztoa realiza, desde 1990, quatro Encontros Comerciais por ano (dois em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre), todos 100% focados em negócios, capacitação e tendências para o agente de viagem. São eventos indispensáveis do calendário anual dos profissionais do turismo brasileiro.