O Plano de Fortalecimento Institucional da Gestão Municipal do Turismo na Zona Turística Baía de Todos-os-Santos avança neste mês de setembro. As ações previstas foram apresentadas a gestores do setor e das áreas de cultura e meio ambiente dos municípios, nesta segunda-feira ( 3), na Secretaria do Turismo do Estado (Setur).
Técnicos da GKS Negócios Sustentáveis, uma das empresas que compõem o Consórcio Nippon/Cobrape/Hushmann, farão visitas para entrevistar gestores municipais, identificar demandas e elaborar diagnóstico de cada um, cumprindo nova etapa do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur).
O levantamento servirá de subsídio para as próximas etapas que incluem capacitação e planejamento de gestão para as atividades relacionadas ao turismo. O objetivo é promover o fortalecimento da governança nos municípios da Baía de Todos-os-Santos contemplados pelo Prodetur.
“Trata-se de grande avanço neste processo de implementação do Prodetur. Por isso, é importante que os gestores se conscientizem e multipliquem as informações sobre o plano de trabalho, em seus municípios”, disse o secretário estadual de Turismo, José Alves.
O Plano de Fortalecimento Institucional prevê o apoio à gestão pública, a promoção da qualificação, com ações como cursos para gestores e membros de conselhos, e o apoio na elaboração de planos municipais de turismo. “É uma assessoria alinhada aos outros programas do Prodetur, com o propósito de produzir avanços em cada um dos municípios da Baía de Todos-os-Santos”, explicou o diretor executivo da GKS, Cássio Garkalns.
Este levantamento está previsto para terminar em dezembro. A etapa seguinte será de implantação, já com resultados práticos, a partir de fevereiro de 2019. O Plano de Fortalecimento Institucional foi iniciado em julho e tem duração programada de 13 meses.
Repórter: Eduardo Bastos