Identificar o perfil do público LGBT e conhecer suas expectativas e avaliação do destino visitado são objetivos de pesquisa que será realizada pela Secretaria do Turismo da Bahia (Setur), em Salvador, durante a 17ª Parada do Orgulho LGBT da Bahia, que acontece no dia 9 de setembro.
Elaborada pela Diretoria de Planejamento Turístico da Setur, a Pesquisa de Demanda Turística Efetiva subsidiará, a partir de seus resultados, o planejamento de projetos e ações para o fomento do turismo direcionado à comunidade LGBT no Estado.
“Precisamos mensurar a participação deste público visitante, em eventos como a Semana da Diversidade e Parada do Orgulho LGBT, para aperfeiçoar a estratégia capaz de atraí-lo e aumentar sua permanência na Bahia”, afirma o secretário estadual do Turismo, José Alves.
Técnicos da Setur irão entrevistar participantes, no Campo Grande, para saber o meio de hospedagem utilizado, número de pernoites em Salvador, procedência, grau de instrução e renda mensal, por exemplo. “Pesquisa anterior já mostrou tratar-se de um público exigente e de bom poder aquisitivo. Nosso objetivo é conhecer melhor esse visitante para aprimorar os serviços a ele oferecidos, fomentar o segmento e fortalecer a atividade turística”, afirma a diretora de Planejamento Turístico da Setur, Giulliana Brito.
A Parada do Orgulho LGBT da Bahia marca o encerramento da Semana da Diversidade em Salvador, que começa no dia 3 de setembro. O tema desta edição é “Abraço à Diversidade”. O turismo LGBT é um segmento que vem se consolidando nos últimos anos em lugares onde há relativa ou ampla aceitação social da homossexualidade.
Repórter: Eduardo Bastos