Estudo da etrip contou com dados de mais de 2 mil organizações
Metade das empresas brasileiras não planeja a viagem de seus executivos e colaboradores. É o que aponta uma pesquisa da etrip, agência online do Grupo Tour House. De acordo com o estudo, 50% das organizações costumam comprar bilhetes aéreos com menos de duas semanas de antecedência e 29%, somente com duas a quatro semanas. O estudo levou em conta transações de mais de 2 mil empresas registradas no período de janeiro a julho deste ano.
Os dados mostram ainda que 75% dessas empresas têm uma agenda com pelo menos uma viagem por mês e mobilizam em torno de seis profissionais para essa tarefa. “Com essa alta frequência, não há motivos para uma organização não se programar. Vale lembrar que a viagem de negócios figura entre as três maiores despesas de uma organização e, muitas vezes, perde apenas para a folha de pagamento”, ressalta Ricardo Prado, diretor executivo da etrip.
Uma estimativa da consultoria SAP revela que as pequenas e médias empresas têm gastos com viagens de negócios até 19% superiores aos das grandes, justamente por falta de um planejamento adequado. Segundo Prado, soluções tecnológicas no gerenciamento de viagens corporativas estão trazendo economias para as organizações. “Há uma redução de até 25% nos gastos”, assinala.
Sobre a etrip
A etrip é uma agência online de viagens que oferece, a pequenas e médias empresas, benefícios e economia que antes só eram disponibilizados a companhias com grande volume de viagens. A startupintegra o Grupo Tour House, com 27 anos de trajetória e consolidada como uma das dez maiores TMCs(Travel Management Companies) do país. A plataforma possibilita o controle de gastos por meio de relatórios gerenciais, além de contar com um programa de cashback – pelo qual 1,5% do valor gasto retorna como crédito, que pode ser usado como desconto em próximas compras.